Frases reflexivas XVI

CLI—O Conservadorismo apela a natureza da consciência humana. Já o esquerdismo apela a natureza extintiva-primitiva.

CLII—O que compõe uma boa criação:1) Uma boa idéia; 2) Um bom meio de transmissão. O primeiro depende inteiramente da criatividade. O segundo depende do aprendizado, o apropriamento do aparato intelectual necessário.

Tomarei como objeto dois temas: Música e Literatura. Nos dois casos, você pode ter uma boa idéia, mas é necessário que se aposse do meio técnico necessário, no caso da música, Harmonia, Orquestração, Teoria Musical, etc.; na literatura, a Gramática e Ortografia, além das demais teorias da línguagem. Para uma boa obra é necessário que se tenha os dois—boa idéia, que se aprende exercendo a imaginação; e meio técnico—, se tiver apenas o meio técnico, isso não te assegurará ter boas idéias; se tiver boas idéias, isso não te garantirá o meio técnico, nem a boa utilização dele. Em todo caso, o segundo—ter uma boa idéia e não ter o meio— é o pior, pois é como um mudo tentando falar. Se você tem o meio técnico e sabe usá-lo, mesmo que suas idéias sejam medíocres, você é capaz de transmití-las em sua mediocridade.

CLIII—Quem pensa que o comunismo é democrático, é um tolo. O sistema comunista só pode ser feito em uma ditadura, onde todos perdem tudo para o Estado, e todos são obrigados a isto, pois se fosse imposto só a alguns, os outros não o farima, criando rebelião da parte dos que cderam ao Estado. Assim, só é possível "dividir"—o que é uma mentira no comunismo, já que a única partilha é a da miséria, o resto é tudo do Estado—, quando se domina e força a todos.

CLIV—Eles tentam argumentar contra a existência de Deus usando dados físicos da sua não-existência—uma confusão comum, já que Ele não é físico, mas atua na matéria, mas a matéria não pode atuar sobre Ele—. É uma idiotice colocar DEUS vs CIÊNCIA, já que os dois estão em âmbitos diferentes, isso seria come tentar colocar duas pessoas para brigar, estando cada uma em um cômodo diferente.

CLV— Quanto a arte abstrata—pixações, deformidades, borrões, chamados de "arte. De nada adianta a expressão se não é entedida pelos outros, é como um como um mudo tentando falar por meio de gemidos e ruídos. Tais "artistas" podem até ter um sentimento artístico, vontade de criar e expressar-se por meio da criação, mas se não tiver excelência e técnica, realmente serão como os gemidos de um mudo, o que fala pode até saber o que está falando, mas que ouve-o não entende.

CLVI—SÓ VIOLÊNCIA CONTÉM O VIOLENTO, E LIMITA AS AÇÕES DO MESMO.

CLVII—Os professores de hoje erra sob o pretexto da falar na linguagem dos alunos. Assim, ao invés de puxá-los a um nível superior, eles descem ao nível dos alunos. CLVIII— Nada melhor para o desenvolvimento que um inimigo. A política não seria tão famigerada se os políticos não tivessem um inimigo, isso porque a união se da por pontos comuns, todos contra um inimigo comum.

CLVIX—Não se deve misturar política com atividades didáticas, pois se assim for feito, o pensamento e o raciocínio empobrecerá e se tornará infertil—Prova disso são as universidades brasileiras. Foi só misturar comunismo às matérias, e a universidade brasileira, assim como as escolas, caiu no ranking de ensino. Isso se dá pelo fato simples que: Se você vai doutrinar, não irá conseguir ensinar.

CLX—A essência do filosofo é transmitir a sua percepção do mundo, da maneira mais clara e límpida possível.