Frases reflexivas Vol.2—X

CI – Todo regime socialista, por definição, exige a concentração do poder integral nas mãos de uma elite governante que não tem para com o povo outro compromisso senão o de realizar uma promessa vaga num futuro distante e hipotético. Todo socialismo é uma promissória não resgatável — a idéia mais torpe e maligna que já passou por uma cabeça humana. — Olavo de Carvalho

CII – O mais forte não é aquele que esbanja a força que tem, mas o que sabe controlá-la, pois, fazendo isso, demonstra ser mais forte que a própria força.

CIII – Todos estes métodos científicos modernos são usados para a matéria, e na matéria não se pode encontrar a explicação da própria matéria, menos ainda poderia detectar a origem da matéria, uma vez que não sabem qual é a origem dela. Como se pode aplicar um teste de biológico a Algo que não se sabe como é? Como seria uma prova de Deus, uma vez que se querem tirar pedações dEle para examinarem, impossível, se querem observá-Lo, impossível (já que É muito maior que tudo, a ponto de nada poder sair dEle para olhá-Lo de fora). Então o que seria uma prova científica de algo que originou a ciência, mesmo que teoricamente?

CIV – A moral é claramente de origem religiosa, uma vez que a religião é a primeira das formas de lei, e a moral é uma lei superior à lei civil, pois ultrapassa as fronteiras e persegue a consciência do indivíduo. A lei civil se limita ao território e possui muitas falhas, a prova de tais falhas são as constantes escapadas e as pequenas ilegalidades que cometemos ao furar o sinal, estacionar na vaga de deficiente, apanhar dinheiro encontrado na rua, etc, etc; mas a moralidade, que tem sua raiz na lei religiosa — independente da religião —, acompanha o sujeito todo o tempo e em toda a parte.

CV – Entre a Terra e o Paraíso existe o Inferno. Aquilo que não se pagará com juros pela eternidade, há de se pagar aqui.

CVI – 1) A Palavra de Deus está na Bíblia? Não. Está na Bíblia E na realidade inteira — universo e História. Dizer que está na Bíblia é reduzir o Criador do mundo a autor de um livro. A Criação antecede a Bíblia temporal e logicamente. Uma não pode ser interpretada sem a outra. Quando Deus disse “Fiat lux!”, a luz se fez por toda parte. Quando você lê as mesmas palavras na Bíblia, às vezes não se faz luz nem na sua cabeça oca.

2) Deus não está limitado pelas conseqüências objetivas das suas ações anteriores, mas a matéria sobre a qual Ele opera — a realidade — está. Eis por que a questão de “determinismo versus livre arbítrio” não é um problema filosófico sério. O determinado e o indeterminado estarão mesclados no corpo da realidade pelos séculos dos séculos. — Olavo de Carvalho

CVII – A mediocridade é o mais rápido, macio, silencioso e imperceptível dos caminhos para o esquecimento, principalmente do esquecimento intelectual.

CVIII – Todo homem de letras, todo pensador, e de um modo geral, todo ser humano tem um pai adotado, um exemplo que admiramos. Isso normalmente ocorre na passagem da adolescência para a vida adulta.

CIX – Os maiores medos do homem são: A ignorância reconhecedora — aquela onde a pessoa sabe que há algo que ela necessita saber, mas não pode ou não consegue. A solidão absoluta. A escuridão absoluta. Interessante é como as duas primeiras se encaixam tão perfeitamente na imagem da terceira, pois, no vermos a escuridão, não sabemos o que nela há, mas sabemos que é algo para se saber, e ela, a escuridão, é solitária, uma vez que nela pode haver o tudo e o nada, mas estará apenas você diante dela, a incógnita.

CX – Quando não se tem mais argumentos, mas se tem a arrogância, só resta mesmo é zombar.

roberto da cunha e lima
Enviado por roberto da cunha e lima em 04/01/2016
Código do texto: T5500047
Classificação de conteúdo: seguro