Dicas de Inglês: aula 04

Na aula passada, aprendemos muito sobre o verbo to be nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Hoje vamos vislumbrar as diversas maneiras que podem ocorrer no verbo to be devido as contrações. Caro(a) leitor(a), gostaria de lhe informar que as contrações em inglês são muito usadas tanto na língua escrita quanto na língua oral. Na linguagem escrita, essas contrações aparecem muito em generos textuais diversos, porém se você for escrever um texto dissertativo, participar de alguma seleção em concurso público: enfim usar a língua em contextos formais, evite usar qualquer forma de contração dos verbos. Observe abaixo a forma afirmativa normal do verbo to be.

I am

You are

He is

She is

It is

We are

You are

They are

Você pode fazer uma contração, usando o sujeito e o verbo apenas. Neste caso, elimine a vogal dos verbos e coloque um apóstrofo para juntar o pronome sujeito com o verbo to be (am/is/are). Observe como fica o exemplo acima.

I'm

You're

He's

She's

It's

We're

you're

They're

Exemplo empregado numa sentença:

WE ARE good friends. WE'RE good friends.

Agora, observe abaixo a forma negativa "normal em Inglês:

I am not

you are not

He/She/It is not

We are not

You are not

They are not

Você pode fazer a mesma contração, usando o sujeito e o verbo apenas. Neste caso, elimine a vogal dos verbos e coloque um apóstrofo para juntar o pronome sujeito com o verbo to be (am/is/are), e, depois, acrescente o advérbio de negação NOT. Observe o exemplo:

I'm not

You're not

He's not

She's not

It's not

We're not

you're not

They're not

Exemplo empregado numa sentença:

WE ARE NOT enemies. WE'RE NOT enemies.

Outra contração na negativa seria partir da junção entre o verbo to be(am/is/are) e o advérbio de negação "not". Observe, mais uma vez, que neste tipo de negação, faz-se a junção do verbo com o advérbio,e a vogal (o) do advérbio NOT é eliminada, dando lugar ao apóstrofo. Preste atenção na forma negativa "normal" e depois a forma negativa contraída.

I am not I'm not

you are not You aren't

He/She/It is not He/She/It isn't

We are not We aren't

You are not You aren't

They are not They aren't

OBS: A primeira pessoa do singular só se faz a contração em I'M NOT. A contração I AMN'T não exite em inglês.

Observe alguns exemplos:

a) I am not a good politician. I'm not a good politician.

b) He is not my friend. He isn't my friend.

Com certeza, você leitor(a) já chegou à conclusão de quão fácil é a língua inglesa escrita. Sim, não é díficil, não. É muito fácil mesmo. Basta um pouco de dedicação e atenção. Para encerrar a nossa aula sobre verbo to be, iremos aprender agora sobre a forma interrogativa negativa. Você pode usar a forma normal, ou a forma contraída interrogativa.

Am I not? Am I not?

Are you not? Aren't you?

Is He/She/It not? OU Isn't He/She/It?

Are we not? Aren't we?

Are you not? Aren't you?

Are they not? Aren't They?

Fique de olho na primeira pessoa do singular. Observe que para interrogar na primeira pessoa, temos apenas uma forma que é: Am I not?(correta). A forma AMN'T I? (INCORRETA), não existe em inglês.

Na forma interrogativa negativa em inglês, temos apenas estas duas formas. Preste atenção na posição do advérbio "not" na interrogativa "normal".: Are you NOT?(correta) A forma: Are NOT you ?,(incorreta) não existe em inglês.

Agora que o verbo "to be" já se tornou familiar para você, porque não treinar bastante as formas, produzindo sentenças ou pequenos textos em inglês, usando o verbo to be com adjetivos e colocando-os nas diferentes formas já estudadas? Ex:

I am hungry. (forma afirmativa)

I'm hungry. (forma afirmativa contraída)

I am not hungry. (forma negativa)

I'm not hungry. (forma negativa contraída)

Am I hungry? (forma interrogativa)

Am I not hungry? (forma interrogativa negativa)

Agora é só praticar. Bons estudos e até a próxima aula onde trataremos dos artigos indefinidos.

See you,

A big hug!