Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O CORRETO USO DE “A PARTIR DE”, “COMEÇAR” e “DESDE”

É indisfarçável redundância dizer ou escrever: A aula de português começa a partir das 8h. [A partir de] significa [começar]. Indica, pois, TEMPO PRESENTE ou FUTURO. Como a frase acima já possui o verbo [começar], [a partir de] é de flagrante inutilidade: A aula de português começa às 8h. / As aulas de matemática instrumental começarão no dia 1º de julho de 2010.

Para usar [a partir de], exclui-se da oração o verbo [começar]: Nosso horário de estudo muda a partir de hoje. / Os automóveis terão novos preços a partir do ano que vem. / A partir de hoje, não aceitarei mais suas desculpas, Fulgência. A partir do dia 2 de janeiro de 2011, as regras de acesso à escola serão mudadas.

Observação: [A partir de] deve ser empregado preferencialmente no sentido temporal: O novo modelo de cobrança entrará em vigor [a partir do] próximo ano. Evite-se usá-la com o sentido de [com base em]; prefira [considerando], [tomando-se por base], [fundando-se em], [baseando-se em].

DESDE – Refere-se a TEMPO PASSADO: Tibúrcio está na Argentina desde 2000. / Filisbina trabalha no comércio desde os 16 anos. / Aerovaldo administra a empresa de seu finado pai desde o ano passado. Portanto, é errado dizer e escrever: O estudo estava concluído a partir de 10 de janeiro de 2010. O certo é: O estudo estava concluído desde 10 de janeiro de 2010.
David Fares
Enviado por David Fares em 14/06/2010
Código do texto: T2319043
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
David Fares
Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil, 52 anos
863 textos (1270052 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/10/14 02:47)
David Fares



Rádio Poética