Argumentos

Este talvez seja um tema que muitos fiquem curiosos em conhecer, e gostem do mesmo.

Então, aqui, mostrarei alguns tipos de argumentos (5, na verdade) e explicarei cada um.

1. Argumento de Autoridade

Começaremos com o tipo de argumento mais comum em escolas, artigos (exceto os meus), discursos... O de Autoridade.

Esse tipo de argumento acontece quando pegamos o dito de alguém [mais importante que você (digo, mais conhecido), de preferência] e o usamos para dar mais força a nosso argumento. Ex:

“Segundo Zé da Mesa”, “Já dizia Tião do Boné”.

Mas cuidado que, da mesma forma que dá força, um argumento mal colocado também DESTRÓI o seu dizer.

2. Argumento de Consenso

Esse é o tipo de coisa que, quando ouvimos, dizemos “Ooooh, jura? Não me diga...”, ou seja, são argumentos baseados no que todo mundo já sabe. Ex:

“A educação é a base do desenvolvimento”, “O todo é maior que a parte.” Etc.

Nem por isso essa forma de argumentação carece de base científica. Um argumento feito dessa forma, mas com conotação preconceituosa PULVERIZA seu discurso, como toda e qualquer outra forma de preconceito(“A AIDS é um castigo de Deus”, “O brasileiro é indolente”).

3. Argumento de Prova Concreta

Argumentos baseados no “achismo” são facilmente rebatidos. Por isso, um Argumento de Prova Concreta está aqui para te ajudar (pose de herói).

Quando dizemos “Fulano é ladrão”, um amigo dele (ou ele próprio) facilmente o desmentirá, podendo até acusá-lo de calúnia.

Agora, se dizemos “Fulano é ladrão, porque roubou R$9 milhões dos cofres públicos e desviou R$950 mil da educação para sua conta na Suíça”, ele, ou seu amigo, terão dificuldades para contrapô-lo.

Só lembrando que forjar dados é sinônimo de processo na anca...

4. Argumento de Raciocínio Lógico

Esse sim eu gosto muito. Requer atenção, clareza e objetividade.

Aqui, encontram-se os silogismos, ou seja, união de frases tidas como verdades que te levam para um final nem sempre verdadeiro, mas que parece ser, pois todas as outras são verdade. Ex:

Vegetais fazem bem à saúde. Cacau é um vegetal. Chocolate é feito de cacau. Então chocolate é bom para a saúde.

Outro exemplo:

O queijo suíço tem buraco. Quanto mais buraco, menos queijo. Então quanto mais queijo, menos queijo.

O cuidado que temos de tomar nesse tipo de argumento é a coerência e contradição. Um descuido, por mínimo que seja, desfaz toda a sua teia de raciocínio... O que é um perigo MORTAL, em certos casos (como explicar para a sua namorada quem era aquela garota andando de braços dados com você na praça).

5. Argumento de Competência Linguística

O ajuste da linguagem que será usada em seu discurso dependerá muito do público alvo, ambiente e situação que estaremos. Ex:

Se vamos falar com crianças, não adianta falar uma linguagem erudita, que ninguém vai entender (no máximo chorar, chutar sua canela e tacar papel, mas entender... Necas!).

O mesmo acontece ao falarmos em congressos. Gírias, vícios de linguagem e baixo calão são esquecidos COMPLETAMENTE para todo o SEMPRE (até acabar o congresso)!

Esse cuidado que temos com o discurso nos garante maior credibilidade e confiança por parte dos ouvintes.

E a falta de cuidado não será perdoado... Por ninguém.

Jowjow
Enviado por Jowjow em 03/10/2010
Código do texto: T2535905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.