Nós / "a gente" ou "a gente" em vez de nós [Pronomes / Locuções]

Habituamo-nos a ouvir palavras e frases que sabemos que estão erradas, erros gramaticais, principalmente erros de concordância, enfim, violentos pontapés na gramática. E, por incrível que pareça, estudantes universitários e pessoas com cursos superiores fazem parte do rol.

Os mais habituais são:

. "Tu sabe"; "tu vem"; "tu vai"; "tu gosta"; "tu come."

. "A gente fazemos o que podemos"; "Gente (vós), é só pra avisar que a gente (nós) vai / vamos chegar tarde.”; “ A gente vai/ vamos dormir juntos.”; “A gente vai se reunir no grande salão de festas.”

Mas, quem vai se reunir no grande salão de festas? A gente/ pessoas/povo? Ou a gente/ nós? ... Seria tão simples usar a palavra [nós]!

Gente: (latim gens, gentis, conjunto de pessoas com o mesmo nome, raça, família) s. f.

Conjunto de pessoas; multidão; bando; habitantes.

Gentes: s. f. pl. Povos, nações (ex.: direito das gentes, i. e., direito internacional).

Infrm. a gente: locução que corresponde semanticamente ao pronome pessoal [nós], mas gramaticalmente é a terceira pessoa do singular. (ex.: "A gente vai chegar atrasada" designa o grupo em que se integra quem fala ou escreve.

Nós / a gente (a gente em vez de nós) [Pronomes / Locuções]

A expressão "a gente" é uma locução pronominal equivalente, do ponto de vista semântico, ao pronome pessoal [nós] . Não é uma expressão incorreta, apenas corresponde a um registro de língua mais informal. Por outro lado, apesar de ser equivalente a [nós] quanto ao sentido, implica uma diferença gramatical, pois a locução "a gente" corresponde gramaticalmente ao pronome pessoal [ela], logo à terceira pessoa do singular (ex.: A gente trabalha muito; a gente ficou convencida) e não à primeira pessoa do plural, como o pronome [nós] (ex.: Nós trabalhamos muito; nós ficámos convencidos). Esta equivalência semântica, mas não gramatical, em relação ao pronome [nós] origina frequentemente produções dos falantes em que há erro de concordância (ex.: *a gente trabalhamos muito; *a gente ficámos convencidos; o asterisco indica agramaticalidade) e são claramente incorrectas.

A par da locução "a gente", existem outras, também pertencentes a um registro de língua informal, como a malta ou o pessoal, cuja utilização é análoga, apesar de terem menor curso.

(Bibliografia: Celso CUNHA e Lindley CINTRA, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições João Sá da Costa, 14.ª ed., 1998, p. 298. "gente", in Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa)

Ana Flor do Lácio (31/10/2010)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 31/10/2010
Reeditado em 07/05/2013
Código do texto: T2588306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.