Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 1

Olá Pessoal, sou o Professor e Escritor Ed Borges.

O Curso "Entendendo a Língua Portuguesa" foi criado por mim, baseado em minha experiência em sala de aula e no meu aprofundamento em Neurolinguística e Sistemas de Memorização.

O curso é gradual, em que aprenderemos os mecanismos da nossa Língua e entenderemos a Gramática sem a necessidade de "decorar e decorar" regras obsoletas.

Aprenderemos a Gramática de forma orgânica, como elemento "vivo" de nossa comunicação.

As aulas sempre trazem poucos assuntos, abordados de forma profunda, buscando entender os meandros de nossa língua escrita.

Não se apresse. Não passe para a aula seguinte sem dominar a aula atual. Exercite no dia-a-dia o que aprendeu.

Possuo um curso on line (EAD) em que você pode conversar comigo, perguntar, criticar.

msn: superborg@hotmail.com ou teracursos@hotmail.com

Vamos então embarcar nesta viagem pelo mundo das nossas palavras tão essenciais à condição de seres humanos pensantes.

Prof. Ed Borges.

Este curso é direcionado a Estudantes em geral, Professores e escritores, cujo objetivo maior é fazer de nossa Língua uma grande ferramenta de expressão. O Curso é dividido em 8 módulos:

- Fonologia

- Morfologia

- "Sintaxe"

- Semântica

- Linguística Aplicada

- Literatura

- Interpretação

- Produção de Textos

Visitem meu site. Lá vocês encontrarão as aulas em formatação melhor, com imagens e exemplos mais reais.

O site ainda está em construção, mas já temos excelentes materiais disponíveis.

http://entendendonossalingua.webs.com

O Curso de Sintaxe inicia aqui.

Boa viagem.

"Aula 1"

"Introdução à Sintaxe".

A Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a FRASE no discurso e as relações entre as palavras, através de uma busca lógica pelo “sentido completo”, já que Frase é um enunciado com sentido completo.

Entendemos por "Sentido Completo" uma expressão que traga todas as informações essenciais para que a mensagem seja entendida. Fique atento a isto!

As regras gramaticais não passam de constatações do que ocorre quando nos comunicamos. Todo fenômeno linguístico acontece primeiramente em nosso dia-a-dia, como fenômeno natural, somente depois ele se integra à Gramática.

Vamos estudar cada fato em sua origem, ou seja: em nosso cotidiano, para somente depois, compreendermos o que este fato significa gramaticalmente.

Neste curso, iremos aprender a manipular uma arma poderosa: A Lógica Gramatical.

Aprenderemos a construir frases coerentes, ricas em informações e beleza.

Vamos lá.

Comecemos por entender alguns pontos básicos, importantes para aplicação do nosso método:

Ponto 1 – Para construir uma frase, usamos vários tipos de palavras, cada palavra pertence a uma Classe Gramatical:

Relembrando as Classes Gramaticais:

Substantivos –

São os nomes que damos às coisas, ou seja, o substantivo é o assunto sobre o qual iremos escrever: amor, Maria, Deus, nuvem, emprego, carinho, loucura, crença, homem, cão etc.

Artigos –

São palavras que acompanham o substantivo para determiná-lo (O carro) ou para indeterminá-lo (Um carro.)

Adjetivos –

São palavras que qualificam o substantivo (nome), e mais: o adjetivo "modifica" o substantivo, tornando o nome um pouco mais específico.

Observe:

Carro (substantivo) – é um carro qualquer.

Carro novo (substantivo + adjetivo)

não é mais um carro qualquer, e sim um carro específico (novo.)

Pronomes –

São palavras que variam de classe gramatical.

Ora funcionam como substantivos (Pronomes substantivos),

ora funcionam como Adjetivos (Pronomes adjetivos).

Por serem “Pro-Nomes”, existem em função do "nome" (substantivo).

Numerais –

Assim como os pronomes, são palavras que também variam de classe gramatical.

Ora funcionam como substantivos (Numerais Substantivos),

ora funcionam como Adjetivos (Numerais Adjetivos).

Trazem para o texto idéias de "número": ordem (ordinais), quantidade (cardinais), multiplicação (multiplicativos) e divisão ou fração (fracionários).

Verbos –

Palavras centrais da frase, ricas em informações, expressam: ação, estado ou fenômeno da natureza.

Advérbios –

Palavras que indicam as circunstâncias da frase: tempo, modo, lugar, intensidade, negação etc.

Conjunções –

Palavras que ligam orações umas às outras.

Preposições –

Palavras que ligam termos dentro da oração.

Interjeições –

Palavras que exprimem emoções.

Sozinhas, as interjeições possuem um sentido completo:

Ai! Socorro! Ufa!

Ao todo, temos "10 Classes de Palavras".

Ponto 2 - As palavras se ligam umas às outras, formando a frase: uma mensagem que traz um sentido completo.

POnto 3 - Dentro dessas frases, cada Classe Gramatical executará uma função, como: sujeito, complemento nominal, aposto, adjunto adnominal etc.

São as chamadas "Funções Sintáticas".

Observe:

A menina comprou a bola.

Temos cinco palavras unidas para formar uma mensagem de completo entendimento: Frase.

É importante que você saiba identificar:

A Frase:

A menina comprou uma bola. (Enunciado com sentido completo.)

As Classes gramaticais:

A (artigo) menina (substantivo) comprou (verbo) a (artigo) bola (substantivo).

E as Funções Sintáticas:

A (adjunto adnominal) menina (núcleo do sujeito) comprou (núcleo do predicado) a (adjunto adnominal) bola (complemento verbal: objeto direto).

Este será o objetivo maior do Curso de Sintaxe.

Precisamos estar atentos a estas informações, que nos ajudarão bastante:

___________________________________________________________

Cada palavra pertence a uma classe.

Dentro da frase, cada palavra exerce uma função (função sintática).

___________________________________________________________

Pensem na frase como uma estrutura de uma Empresa, em que há:

- "Os Chefes", que trazem as idéias principais da empresa e comandam todo o restante dos funcionários. (Substantivos e Verbos)

- Os "Funcionários Fixos", que sempre executam as mesmas funções. (Advérbios e Artigos)

- Os "Funcionários Móveis", que podem executar diversas funções, substituindo outros funcionários. (Pronomes, Numerais e Adjetivos)

- As Circunstâncias em que a empresa está envolvida: como datas, horas, locais etc. (Advérbios)

- Funcionários que fazem apenas as "Ligações" e não exercem função específica. (Preposições e Conjunções.)

- Dentro desta empresa, será imprescíndível que saibamos distinguir:

O que é "ESSENCIAL" e o que é "ACESSÓRIO" para esta empresa.

Agora vamos entender toda essa estrutura da empresa (A Frase).

Já sabemos que Frase é todo enunciado com sentido completo.

Observe:

Cão mordeu rapaz.

Você entende a mensagem.

É uma frase, pois apresenta sentido completo.

No entanto, ao ler a frase:

Cão mordeu rapaz,

... você sente certo desconforto ao falar. Este desconforto existe, pois esta frase está crua, básica, essencial. Ainda assim, o sentido é perfeitamente entendido.

Mas, ao escrever, buscamos dar beleza à frase, buscamos facilitar a pronúncia. O que fazemos? Colocamos na frase termos que não são essenciais, mas que trazem a maleabilidade ao falar, são os termos acessórios.

Observe:

"O" cão mordeu "aquele" rapaz.

Continua sendo frase (sentido completo), mas agora é confortável ao falar.

Note que as palavras “o” e “aquele” não trazem nenhum outro significado ao texto, mas ampliam os significados das palavras “cão” e “rapaz”, além de deixar mais fácil a pronúncia da frase.

Ainda poderíamos deixar a frase mais rica:

O pequeno cão mordeu aquele rapaz inteligente.

Note que as palavras “pequeno” e “inteligente” não trazem nenhum significado (coisa) novo à frase, apenas ampliam o sentido das palavras “cão” e “rapaz”, respectivamente.

Observe:

cão mordeu rapaz.

(Termos essenciais para o entendimento completo)

"O" pequeno cão mordeu "aquele" rapaz "inteligente".

(Termos acessórios – ampliam o sentido já existente.)

Passemos a entender alguns conceitos importantes para o bom andamento do nosso curso.

"Conceitos importantes para a Sintaxe":

"Acessório" – É o termo que pode ser retirado da frase, sem que a frase perca o sentido completo.

Quando retiramos um termo acessório da frase, ela perde um pouco sua “maleabilidade”, fica um pouco dura ao falar, mas todos continuam entendendo o que a mensagem quer dizer.

Observe:

A menina comprou um doce.

Retiremos alguns termos:

menina comprou doce

Note que ainda entendemos toda a mensagem, mesmo que a leitura fique um pouco comprometida.

Vejam a diferença:

Retirando outra palavra:

A menina um doce.

Notem que a frase ficou sem sentido...

A menina fez o que com o doce?

Resumindo:

___________________________________________________________

A menina comprou um doce.

___________________________________________________________

Podemos retirar os termos “A” e “um” sem perder o sentido, porque estes termos são acessórios para a frase:

menina comprou doce.

Memorize: Acessórios são termos "dispensáveis" à frase. Podem ser retirados.

"Essencial" – É o termo que "não pode" ser retirado da frase, pois ela perderá o sentido completo.

Quando retiramos um termo essencial, a mensagem fica comprometida e, ao lermos a frase, teremos alguma dúvida.

Voltemos ao exemplo anterior:

A menina comprou um doce.

Se retirarmos um verbo, por exemplo:

A menina um doce.

Notem que a mensagem perde o sentido completo.

Não sabemos o que a menina “fez“ com o doce.

Outro exemplo:

Se retirarmos um substantivo:

A comprou um doce.

Não sabemos “quem” comprou o doce.

Da mesma maneira, se retirarmos qualquer substantivo:

A menina comprou um.

A pergunta seria: Comprou um “o quê”?

"Resumindo":

- Para que haja entendimento completo de uma frase, é essencial haver substantivos e verbos.

- Adjetivos, artigos, advérbios, pronomes e numerais são acessórios e dispensáveis.

"Fique atento":

Os termos essenciais de uma frase podem ser encontrados fazendo as seguintes perguntas:

O quê? Quem? Qual? Que? Fez o que? Etc.

Memorize: Essenciais são termos indispensáveis à frase. Não podem ser retirados.

"Circunstância" – É o ambiente em que a frase ocorre.

É muito importante entender duas características de qualquer circunstância:

1. Toda circunstância é um termo acessório, ou seja, pode ser retirada da frase sem que ela perca o sentido completo.

2. As circunstâncias não trazem “coisas” novas para a frase, mas ampliam as informações, como: o "tempo" em que o evento ocorreu, o "lugar" onde tudo aconteceu, o "modo" como as coisas foram feitas, a "intensidade" com que elas foram empregadas, ou seja, as circunstâncias de uma oração são funções desempenhadas pelos "Advérbios".

Observe:

Maria estava muito triste ontem.

Se retirarmos um advérbio: Maria estava muito triste.

Notem que a sentido permanece completo. A palavra "ontem", portanto, é um acessório.

Além de ser um acessório, traz uma circunstância de TEMPO.

"Fique atento":

As "circunstâncias" ou "advérbios" de uma frase podem ser encontrados fazendo as seguintes perguntas:

Quando? Onde? Como? Etc.

"Memorize": Circunstâncias são elementos que ampliam o sentido da frase, trazendo noções de tempo, lugar, modo, negação; ou seja, são os advérbios.

"Ligações" – Ligações são pontos de encontro entre duas palavras.

Quando escrevemos uma frase, vamos ligando palavra por palavra, até formar a mensagem completa.

Observe:

O cão comeu a ração.

Temos uma frase formada por 5 palavras. Estas palavras se “ligam” umas às outras para manter uma unidade.

O cão comeu a ração.

O (acessório) cão (essencial) comeu (essencial) a (acessório) ração (essencial).

Notem que os termos acessórios se ligam aos termos essenciais.

Os termos essenciais (chefes) mandam e os termos acessórios (funcionários) obedecem.

Essas "ligações" são o ponto chave de nosso programa didático.

Repetiremos exaustivamente estas relações entre termos essenciais e termos acessórios até que tenhamos estes conceitos bem familiarizados.

Observe:

O cão comeu a ração.

Vamos inserir uma nova palavra na frase:

O cão pequeno comeu a ração.

Ao introduzirmos a palavra “pequeno” na frase, ligamos ela ao termo a que se refere.

Quem é pequeno? O cão.

Portanto sabemos que a palavra “pequeno” se liga à palavra “cão”.

"pequeno" existe em função de "cão"

Vamos estudar mais detalhadamente cada uma das ligações mais adiante.

Antes de continuarmos nosso estudo sobre Sintaxe, será necessária uma revisão geral de Morfologia, adaptando os conceitos a uma nova maneira de entender as palavras, as frases e suas estruturas.

A aula 2 Traz esta revisão de Morfologia. (Aula já postada.)

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2862666

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