Entendendo a Língua Portuguesa - Sintaxe - Aula 8

Sou Ed Borges - Professor e Escritor.

Desenvolvo didáticas personalizadas para o estudo e compreensão de Gramática, Literatura, Matemática e Raciocínio Lógico.

Meus cursos, materiais e programas de estudos podem ser melhor visualizados através dos contatos abaixo:

Whatsapp do Curso Intelectos - 71 982017582

Facebook do Professor: https://www.facebook.com/ed.borges2

Site para baixar materiais e conhecer nossos cursos: 

http://cursointelectos.wixsite.com/logicagramatical

(A partir de 25/09/2018 teremos cursos gratuitos!)

"Aula 8"

"O Adjunto Adnominal"

Observem o significado primitivo da expressão Adjunto Adnominal:

Adjunto = que está junto, que acompanha

Adnominal = do "nome" (ou substantivo)

"Adjunto adnominal", portanto, nada mais é do que um termo que se junta ao nome (substantivo).

As classes gramaticais que se juntam a "nomes" (substantivos) são:

Artigos: "o" galo, "as" casas, "o" gado, "uma" música...

Adjetivos: galo "grande", casas "verdes", gado "robusto"...

Pronomes Adjetivos: "meu" galo, "suas" casas, "este" gado...

Numerais Adjetivos: "dois" galos, "dez" casas, "primeira" música...

Fique atento:

As classes que desempenham a função de adjunto adnominal são apenas:

os "artigos"

e

os "adjetivos"

(adjetivos puros, pronomes adjetivados e numerais adjetivados.)

Vamos fazer, agora, a análise morfosintática de uma oração. Reveja este exemplo algumas vezes, até se familiarizar com a técnica:

Dada a oração:

O meu carro é um lindo modelo.

Primeiramente, localizamos o verbo: (Sempre inicie pelo verbo.)

O meu carro "é" um lindo modelo.

(Verbo de estado - ligação)

Em seguida, localizamos todos os substantivos:

O meu "carro" é um lindo "modelo".

(Substantivo) (Substantivo)

Os outros termos da oração, estarão ligados ou aos verbos ou aos substantivos.

Observe:

O meu "carro" "é" um lindo "modelo".

Isolando os termos que já encontramos: dois substantivos e um verbo, restam-nos quatro palavras: "o", "meu", "um" e "lindo".

Vagos agora descobrir a que palavras estes 4 termos estão ligados. Façamos assim:

Vamos testar oralmente e perceber em qual das opções há mais sentido:

O meu carro é um lindo modelo.

- "O meu"?

ou

- "O carro"?

A palavra "o" se relaciona com "meu" ou com "carro"?

Claro que "o" se refere a carro!

Portanto, a palavra "o" se liga ao substantivo "carro".

Como apenas duas classes de palavras se ligam a substantivos (Artigos ou adjetivos), a palavra "o" só pode ser um deles.

Observe que a palavra "o", não modifica o substantivo, portanto não é um adjetivo. Concluímos que a palavra "o", nesta oração, é um "Artigo".

O Artigo se liga ao Substantivo sem "modificar" seu sentido.

Agora temos:

O meu carro é um lindo modelo.

(Artigo) (Subst.) (Verbo) (Subst.)

Continuemos com a palavra "meu"

- "O meu"

ou

- "meu carro"?

Pense...

O que tem mais sentido? A palavra "meu" se relaciona com com "o", ou com " carro"?

Concluímos: "Meu carro".

Portanto, temos a palavra "meu" ligada à palavra "carro". Temos novamente uma palavra ligada a um Substantivo: (Artigo ou Adjetivo)

Pergunto-me:

A palavra "meu" modifica a palavra "carro"?

Claro que modifica!

"Carro" é qualquer carro, mas "Meu carro" é um carro específico.

Portanto, a palavra "meu" modifica o substantivo "carro".

Concluímos que se trata, portanto, de um Adjetivo.

Devemos ficar atentos, que a palavra "meu" é um pronome (possessivo), que nesta oração, ocupa o lugar de um adjetivo, portanto, a palavra "meu" é um Pronome Adjetivo, ou seja, executa a função básica de todo Adjetivo, que é "modificar o substantivo"!

OBS!

Recomendação: Como aqui no Recanto, não há recursos gráficos, mas seria interessante que o aluno ligasse com uma caneta colorida os termos:

O - carro meu - carro.

Visualmente seria melhor!

Continuando...

Temos agora:

O meu carro é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Subst.)

Vamos agora estudar a palavra "um":

- "um lindo"

ou "um carro"?

Qual tem mais afinidade? Pergunte-se: um se relaciona com "lindo" (um lindo?) ou "um" se relaciona com "carro" (um carro)?

Concluiremos que a palavra "um" se liga à palavra "carro", que é um substantivo.

Pergunte-se: "um" modifica carro?

Não! Um apenas acompanha! "Carro" é a mesma coisa que "Um carro".

Portanto "um" se liga a substantivo, portanto só poderá ser um "artigo" ou um "adjetivo".

Como a palavra "um" não modifica o substantivo "carro", concluímos que "um" é um artigo: um artigo que deixa o substantivo meio "indefinido"... "um carro".

Temos agora:

O meu carro é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Subst.)

Agora vamos estudar a palavra "lindo".

- "um lindo"?

ou

- "lindo carro"?

Claro, que a palavra "lindo" se relaciona com a palavra "carro", que é um substantivo.

Penso: "Lindo carro" não é qualquer "carro"!

Logo, a palavra "lindo" modifica o substantivo "carro", sendo portanto um "Adjetivo".

Agora temos:

O meu carro é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)

(Com o tempo, esta técnica se tornará bem rápida. Treine bastante.)

Terminamos aqui a análise morfológica da oração.

Encontramos todas as Classes gramaticais presentes.

Passemos agora para a análise sintática.

Observe:

O meu carro é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)

Incicialmente dividiremos a oração em suas duas partes: Sujeito e Predicado.

Como fazer?

Localizemos o verbo: "é"

Perguntemos ao verbo: Quem "é" alguma coisa? - "O meu carro"

Portanto, Sujeito da Oração: O Meu carro

O meu carro - Sujeito "simples" pois apresenta apenas um substantivo "carro" (núcleo do sujeito) e é "claro" pois está escrito na oração!

Dividiremos então assim:

Sujeito Simples e Claro Predicado Nominal

O meu carro / é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)

(de ligação)

Agora vamos ao que interessa, encontrar oa Adjuntos Adnominais!

Sabemos que o Adjunto Adnominal (junto do nome) é um termo que se liga ao substantivo e que é apenas um Adjunto, portanto acessório.

O Adjunto Adnominal pode ser retirado da oração, sem que ela perca o sentido completo, ou seja, os Adjuntos adnominais são termos que se ligam ao substantivo (Artigos ou Adjetivos) e, como acessórios, não são essenciais para o entendimento da mensagem.

Portanto, os termos: "o", "meu", "um" e "lindo", são todos Adjuntos Adnominais. São termos que se ligaram aos sunstantivos da oração para ampliar os sentidos, dar maleabilidade à frase e para falicitar a pronúncia. Claro que literariamente, esses acessórios se tornam de importância vital, pois trazem beleza às orações. Mas estudaremos isso na parte de Semântica.

Aqui estamos atentos à "forma e estrutura" da oração, a sua composição mais primitiva, sem atentar para o que as mensagem querem dizer... (Semântica.)

Continuemos:

Temos então:

Sujeito Simples e Claro Predicado Nominal

O meu carro / é um lindo modelo.

(Art.) (Pron. Adj.) (Subst.) (Verbo) (Art.) (Adj.) (Subst.)

(de ligação/estado)

| | | | | |

(Ad/Ad.) (Ad/Ad.) (Núcleo Suj.) (Ad/Ad.) (Ad/Ad.) (Predicativo)

Legenda: (Ad/Ad.) = Adjunto Adnominal!

Vou repetir a questão do "Acessório x Essencial". É muito importante.

Devemos lembrar: os "adjuntos adnominais" se ligam a um substantivo, mas são acessórios, ou seja, podem ser retirados da frase.

Vamos ver agora um caso em que mais de uma palavra se fundem para exercer a função de "adjunto adnominal".

Adjuntos Adnominais em Locuções

Primeiramente devemos relembrar o que são locuções adjetivas:

"Conjunto de palavras que se unem para formar um adjetivo."

Observe:

Maria tem por Pedro um amor "de mãe".

Localizamos o substantivo "amor":

Maria tem por Pedro um "amor" de mãe.

Note que a expressão: “de mãe” se liga ao substantivo “amor”. Dando a este amor uma qualidade: Não é mais "qualquer amor", é "amor de mãe", ou seja, a expressão "de mãe" modifica o substantivo " amor".

Temos, portanto:

"preposição" + "substantivo"

(de) (mãe)

que se unem formando a locução adjetiva: "de mãe".

Como a locução "de mãe" se liga a um substantivo "amor", logo ela será uma Locução Adjetiva, com mesmo valor de um adjetivo.

Observem que a Locução Adjetiva representa um Adjetivo

"de mãe" = "materno"

"amor de mãe" "amor materno"

Observe:

Maria tem por Pedro um amor "de mãe".

Maria tem por Pedro um amor materno ou maternal.

Resumindo:

"Locução" é a fusão de duas palavras.

A Locução é Adjetiva quando possui o valor de Adjetivo, ou seja, quando "modifica" um substantivo.

Apresentam a seguinte estrutura:

(preposição + substantivo)

As Locuções Adjetivas, como Ajetivo que é, funcionam na oração como Adjuntos Adnominais.

Alguns exemplos de locuções adjetivas:

Amor 'de pai' = amor paterno

Carne 'de porco' = carne suína

Café 'da manhã' = café matinal

Algumas Locuções Adjetivas possuem um adjetivo correspondente, podendo ser substituído por este. (Vale a pena fazer uma pesquisa!)

Arsenal de guerra - (Loc. adjetiva) - Arsenal bélico (Adjetivo)

Veneno de serpente - (Loc. adjetiva) - Veneno ofídico (Adjetivo)

Algumas Locuções não apresentam um Adjetivo correspondente.

Ela tem por ele um carinho "de tia".

Não possuímos um Adjetivo "tial"...

Mas devemos atentar que a expressão "de tia":

1. É um acessório: pode ser retirado da oração:

Ela tem por ele um carinho.

2. Se liga a um substantivo: "carinho de tia" - "de tia" se liga a "carinho"

3. Modifica o substantivo "carinho" : não é "qualquer carinho", é um "carinho de tia".

Devemos sempre ter em mãos várias ferramentas, vários ângulos de análise, para compreendermos a estrutura de uma oração. Aos poucos, tudo isso se torna automático e você olhará para a Oração e verá tudo isso em fração de segundos. Importante é treinar, treinar, treinar.

Recapitulando:

1. Adjuntos adnominais são palavras que se juntam ao nome (substantivo).

2. Adjuntos adnominais são termos acessórios, podem ser retirados da frase, sem contudo que ela perca o sentido.

3. Funcionam como Adjuntos Adnominais: Artigos e Adjetivos (Locuções adjetivas, pronomes adjetivos ou numerais adjetivos)

"Observemos um dúvida recorrente:"

Quando chamar um termo de "Adjetivo" ou de "Adjunto Adnominal"?

Usamos os termos: Substantivos, Artigos, Adjetivos, Verbos, Pronomes, Numerais, Conjunções, Preposições ou Interjeições para designar CLASSES GRAMATICAIS - Estudo da Morfologia, portanto.

Usamos os termos: Sujeito, Predicativo,Adjunto Adnominal, Adjunto Adverbial, Aposto, Vocativo, Agente da Passiva, Complemento Nominal e Complemento Verbal (Objetos Direto e Indireto) para designar FUNÇÕES SINTÁTICAS - ou seja, as funções que cada Classe Gramatical exerce dentro da Oração. Portanto, estudo da Sintaxe.

Fique atento:

A Morfologia estuda as Classes de Palavras (artigo, adjetivo...)

A Sintaxe estuda as funções destas classes dentro de uma oração (Adjunto adverbial, complemento verbal, aposto... etc...)

Revise as Aulas 1 e 2.

Concluímos aqui o estudo sobre "Adjuntos Adnominais".

Uma sugestão: Para que o curso tenha efeito, exercite bastante esta aula, antes de passar à aula seguinte!

Na Aula 9, estudaremos os Adjuntos Adverbiais.

Aula já publicada:

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2885525

Bons estudos.

Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 02/04/2011
Reeditado em 19/09/2018
Código do texto: T2885478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.