Entendendo a Língua Portuguesa - Treinamento 2 - Sintaxe (Aulas 6 a 10)

Sou Ed Borges - Professor e Escritor.

Desenvolvo didáticas personalizadas para o estudo e compreensão de Gramática, Literatura, Matemática e Raciocínio Lógico.

Meus cursos, materiais e programas de estudos podem ser melhor visualizados através dos contatos abaixo:

Whatsapp do Curso Intelectos - 71 982017582

Facebook do Professor: https://www.facebook.com/ed.borges2

Site para baixar materiais e conhecer nossos cursos: 

http://cursointelectos.wixsite.com/logicagramatical

(A partir de 25/09/2018 teremos cursos gratuitos!)

"Treinamento 2"

Execute o treinamento quantas vezes achar necessário, avançando para a Aula 11 apenas quando dominar estes exercícios propostos.

"Exercício 1" - Análise Morfológica - Determine as classes gramaticias de cada palavra na oração!

Exemplo. Dada a oração:

"O grande caçador não encontrou o tesouro."

"Observação": Siga sempre esta sequência!

1. Encontre inicialmente o VERBO:

O grande caçador não "encontrou" o tesouro.

(VERBO)

2. Em seguida, encontre todos os Substantivos:

O grande "caçador" não encontrou o "tesouro".

(Substantivo) (Substantivo)

3. Selecione agora os termos restantes:

"O" "grande" "não" caçador encontrou "o" tesouro.

(?) (?) (?) (?)

4. Faça as "LIGAÇÕES" - Descubra com "qual termo" estas 4 palavras restantes se relacionam:

Primeiramente o termo: "o"

- "O grande"?

ou

- "O caçador"?

"O" se liga a "caçador" (Substantivo) - Ou seja: A palavra "O" pode ser um Adjetivo ou Artigo. Com "O" não modifica o substantivo "caçador", conclui-se que "O" é um artigo.

Ficamos Assim:

"O" "grande" caçador não encontrou "o" tesouro.

(Art) (?) (Subst) (VERBO) (?) (Subst)

Vamos agora para a segunda palavra restante: "grande"

"O grande"?

ou

"grande caçador"?

Obviamente a palavra "grande" dá uma característica ao substantivo "caçador", sendo portanto um Adjetivo, pois se liga a um substantivo e o modifica: não é "qualquer caçador", mas sim um "grande caçador".

Ficamos assim:

"O" "grande" caçador não encontrou "o" tesouro.

(Art) (Adj) (Subst) (?) (VERBO) (?) (Subst)

Agora vamos definir o terceiro termo restante: "não"

- "caçador não"?

- "não encontrou"?

ou

- "Não tesouro"?

Observe que a palavra "não" liga-se ao verbo, determinando que o verbo "não aconteceu", ou seja, é uma circustância do verbo, portanto um Advérbio.

Perceba que o Advérbio é um acessório, não completa o verbo, apenas o acompanha, dando idéia de "negação"!

Ficamos assim:

"O" "grande" caçador não encontrou "o" tesouro.

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (?) (Subst)

Agora concluiremos a Análise Morfológica, determinando o último termo procurado: "o"

- "encontrou o"?

ou

- "o tesouro"?

Observe que o termo "o" se refere ao substantivo "tesouro". Concluímos que se trata de um Artigo.

Ficamos com a oração analisada morfologicamente:

"O" "grande" caçador não encontrou "o" tesouro.

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

O - Artigo que "define" o substantivo "caçador"

Grande - Adjetivo que modifica o substantivo "caçador"

Caçador - Substantivo.

Não - Advérbio de negação que dá uma circunstância ao verbo "encontrou".

Encontrou - Verbo da oração.

O - Artigo que "define" o substantivo tesouro.

Tesouro - Substantivo.

Observação: Por enquanto, deixemos o substantivo sem ligações, pois estamos ligando apenas os termos "acessórios".

Resposta deste exercício:

"O" "grande" caçador não encontrou "o" tesouro.

(Art) (Adj)) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

Repita agora os mesmos passos para cada oração abaixo. Não pule etapas. Siga a sequência. Incorpore este mecanismo. Aos poucos ele se tornará automático e você poderá analisar frases mais complexas em questão de segundos.

Caso você pule etapas por "achar" que já sabe, no futuro você sentirá dificuldades em frases mais complexas. É um aviso! (Rsrsrsrsrsr)

Faça a Análise Morfológica das orações:

A. "O pequenino cão mordeu o próprio dono."

B. "Eles estão muito doentes."

C. "Maria e Ana são irmãs inseparáveis."

D. "Todos precisamos de um grande amigo."

E. "Choveu muito!"

"Respostas do Exercício 1".

A. "O pequenino cão mordeu o próprio dono."

(Art) (Adj) (Subst) (VERBO) (Art) (Adj) (Subst)

B. "Eles estão muito doentes."

(Pron. Subst) (VERBO) (Adv) (Adj)

C. "Maria e Ana são irmãs inseparáveis."

(Subs) (Conj.) (Subs) (VERBO) (Subs) (Adj)

D. "Todos precisamos de um grande amigo."

(Pron. Subst) (Verbo) (prep) (art) (Adj) (Subst)

E. "Choveu muito!"

(VERBO) (Adv)

Exercício 2. Análise Sintática. Descobrir agora o que cada Classe representa dentro da oração, ou seja, vamos descobrir as Funções Sintáticas de cada termo:

Siga o Exemplo:

Temos já a Análise Morfológica:

O grande caçador não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

Siga a sequência:

1. Primeiramente, dividiremos a oração em duas partes, separando Sujeito de Predicado.

Perguntamos ao VERBO: Quem não "encontrou" ???

Como Resposta temos: "O grande caçador"

Ficamos assim:

Sujeito Predicado

O grande caçador / não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

2. Localizamos o(s) Substantivo(s) dentro do Sujeito:

Resposta: "caçador"

Temos então o núcleo do sujeito formado por apenas um substantivo "caçador".

Concluímos que se trata de um Sujeito SIMPLES (um substantivo apenas) e CLARO (está escrito na oração.)

Ficamos assim:

Sujeito Simples e Claro / Predicado

O grande caçador / não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

|

(Núcleo do Suj)

3. Vamos agora estudar o predicado.

Voltemos ao verbo. "encontrou".

Perguntamos: "Encontrou" é um estado ou uma ação?

Claro que temos uma ação! Portanto, temos um predicado VERBAL, em que a palavra mais importante do predicado é o verbo.

Observe:

Há mais sentido em: O Caçador encontrou...

do que em: O Caçador o tesouro...

Perceba que o sujeito se refere mais ao verbo "encontar", portanto temos um Predicado Verbal, cujo núcleo é o próprio verbo.

Pergunte-se também: "encontrou" é um verbo completo?

O caçador encontrou...

Não! Encontrou é um verbo incompleto, portanto é um VERBO TRANSITIVO - que precisa de completmento. (Usaremos isso mais adiante)

Ficamos assim:

Sujeito Simples e Claro / Predicado Verbal

O grande caçador / não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

| |

(Núcleo do Suj) (Núcleo do Pred.)

4. Passamos agora aos substantivos que ainda possam existir.

Nesta oração, temos mais um substantivo além do SUJEITO.

"tesouro"

Lembre-se de que TODO SUBSTANTIVO É ESSENCIAL.

Vamos agora determinar a quem este Substantivo "tesouro" se liga.

- "caçador tesouro"?

-"não tesouro"?

ou

- "encontrou tesouro"?

O Substantivo "tesouro" liga-se portanto ao verbo "encontrou".

Perceba se este substantivo é essencial ou acessório? Claro que essencial.

Pergunte-se: Já que este substantivo é essencial e o verbo precisa de complemento, qual a função deste substantivo?

Claro que é: COMPLETAR O VERBO!

Portanto: O substantivo "tesouro" é um Complemento Verbal. (Que estudaremos melhor nas aulas seguintes.)

Ficamos assim:

Sujeito Simples e Claro / Predicado Verbal

O grande caçador / não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

| | |

(Núcleo do Suj) (Núcleo do Pred.) (Comp. Verb)

5. Agora só nos restam artigos, adjetivos e advérbios. Todos são acessórios, todos são adjuntos.

Artigos e Adjetivos: Adjuntos Adnominais

Advérbios: Adjuntos Adverbiais.

Concluímos então assim nossa Análise Sintática: (Quase uma dissecação de cadáver... rsrsrsrs)

Sujeito Simples e Claro / Predicado Verbal

O grande caçador / não encontrou o tesouro.

| | | | | | |

(Art) (Adj) (Subst) (Adv) (VERBO) (Art) (Subst)

Sujeito: O grande caçador (Simples e Claro)

Predicado: não encontrou o tesouro. (Predicado Verbal)

"O" - Adjunto Adnominal

"Grande" - Adjunto Adnominal

"Caçador" - Núclo do Sujeito

"Não" - Adjunto Adverbial de Negação

"Encontrou" - Verbo núcleo do Predicado Verbal

"O" - Adjunto Adnominal

"Tesouro" - Complemento Verbal (No caso: Objeto Direto, que estudaremos mais adiante.)

Repita agora os mesmos passos para cada oração abaixo. Não pule etapas. Siga a sequência. Incorpore este mecanismo.

Faça a Análise Sintática das orações:

A. "O pequenino cão mordeu o próprio dono."

B. "Eles estão muito doentes."

C. "Maria e Ana são irmãs inseparáveis."

D. "Todos precisamos de um grande amigo."

E. "Choveu muito!"

"Respostas do Exercício 2".

A. "O pequenino cão mordeu o próprio dono."

Sujeito: O pequenino cão (Simples e Claro)

Predicado: mordeu o próprio dono. (Predicado Verbal)

"O" - Adjunto Adnominal

"pequenino" -Adjunto Adnominal

"cão" -Núcleo do Sujeito

"mordeu" -Núcleo do Predicado Verbal

"o" - Adjutno Adnominal

"próprio" - Adjutno Adnominal

"dono" - Complemento Verbal (Objeto Direto)

B. "Eles estão muito doentes."

Sujeito: Eles (Sujeito Simples e Claro)

Predicado: estão muito doentes. (Predicado Nominal)

"Eles" - Núcleo do Sujeito.

"estão" - Verbo de Ligação (Estado)

"muito" - Adjunto Adverbial de Intensidade

"doentes" -Predicativo (núcleo do Predicado Nominal)

C. "Maria e Ana são irmãs inseparáveis."

Sujeito: Maria e Ana (Composto e Claro)

Predicado: são irmãs inseparáveis. (Predicado Nominal)

"Maria "- Núcleo do Sujeito

"e" - Conjunção não executa função sintática!

"Ana" -Núcleo do Sujeito

"são" - Verbo de ligação (Estado)

"irmãs" - Predicativo (Núcleo do Predicado)

"inseparáveis" -Adjunto Adnominal

D. "Todos precisamos de um grande amigo."

Sujeito:Todos (Simples e Claro)

Predicado: precisamos de um garnde amigo (Predicado Verbal)

"Todos" -Núcleo do Sujeito

"precisamos" - Núcleo do Predicado Verbal

"de" - Preposições não exercem função sintática.

"um" -Adjunto Adnominal

"grande" -Adjutno Adnominal

"amigo" - Complemeno Verbal (Objeto Indireto)

E. "Choveu muito!"

Sujeito: Oração sem Sujeito (Verbo de Fenômeno da Natureza)

Predicado: Choveu muito (Predicado Verbal)

"Choveu" - Núcleo do Predicado Verbal

"muito" - Adjunto Adverbial de Instensidade.

Terminamos aqui o nosso Treinamento 2.

Exercite outras orações. Treine, treine...

Na Aula 11, começaremos a estudar outras funções sintáticas: Os Complementos!

Bons estudos.

Sou Ed Borges - Professor e Escritor.

Desenvolvo didáticas personalizadas para o estudo e compreensão de Gramática, Literatura, Matemática e Raciocínio Lógico.

Meus cursos, materiais e programas de estudos podem ser melhor visualizados através dos contatos abaixo:

Whatsapp do Curso Intelectos - 71 982017582

Facebook do Professor: https://www.facebook.com/ed.borges2

Site para baixar materiais e conhecer nossos cursos: 

http://cursointelectos.wixsite.com/logicagramatical

(A partir de 25/09/2018 teremos cursos gratuitos!)

Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 03/04/2011
Reeditado em 19/09/2018
Código do texto: T2887142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.