Entendendo a Língua Portuguesa - Treinamento 3 - Sintaxe (Aulas 11 a 16)

Olá, querido leitor.

Agora é o momento de exercitarmos tudo que aprendemos sobre Funções Sintáticas.

"Treinamento 3"

O objetivo deste treinamento é criar uma "intimidade" com a oração, seus termos e funções. Aqui, apresento a minha sequência de interpretação gramatical de uma frase, sem pretender que seja a "mais correta", mas é a "minha meneira".

Exercício 1 - Buscando Intimidade

Aproprie-se da oração. Não se intimde com ela, manipule-a.

Brinque. Questione-se. Reflita.

Dada a Oração:

Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.

Solicita-se: Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito.

Imediatamente, a grande maioria dos meus alunos fazem uma pausa e olham para o teto (Não entendi até hoje, o que tanto há nos "tetos" das salas de aula!)

Diante de uma "oração" proposta, os alunos tendem a ler a pergunta e procurar, dentro da oração, a sua resposta. Primeiro equívoco.

Alguns alunos partem então para a "memória", buscando, lá dentro, uma resposta para o problema. Segundo equívoco.

Observe atentamente:

Dada a Oração:

Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.

Nosso primeiro passo será analisar a oração. Ainda de maneira superficial. Vamos estudar primeiramente com "quem" estamos lidando.

Vamos lá:

Desde a Antiguidade, o Homem deseja o futuro.

1. Observo a ordem da oração. Está em sua ordem natural?

Sujeito + Verbo + Comlpemento

Não. Não está. O uso da vírgula já é o indício de termos deslocados.

2. Coloco a oração em sua ordem natural:

O Homem deseja o futuro desde a Antiguidade.

3. Agora eu dastaco o Verbo e os Substantivos.

O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".

(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)

(Com um pouco de treino, esta sequência se torna automática e você a fará em poucos segundos.)

4. Agora que fiz um estudo superficial da oração e já conheço o seu conteúdo, vou analisar a pergunta do problema:

Solicita-se: Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito.

Esta etapa é imprescindível, muitas vezes negligenciada. Geralmente se gasta 80% do tempo "resolvendo" o problema e apenas 20% do tempo "entendendo" o que diz o problema. Terceiro e mais grave equívoco!

A etapa de "entender" o problema dele compreender cerca de 60 a 70% do tempo que você usar para resolver a questão.

Fique atento:

Se você souber exatamente o que diz o problema, o tempo para que você o resolva será mínimo.

Voltemos à oração:

O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".

(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)

Estudando o "Problema":

"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."

1." Encontre na oração o termo essencial"

- Pede-se um termo essencial, portanto envolverá um SUBSTANTIVO ou um VERBO.

2. "termo essencial que completa o sentido da ação"

- Este termo "completa" o sentido de algo, portanto é um COMPLEMENTO.

3."o sentido da ação praticada pelo Sujeito."

- A "ação" praticada pelo Sujeito é o VERBO.

4. O problema pede então que se encontre:

Um termo essencial que completa o verbo = um COMPLEMENTO VERBAL. (Objeto Direto ou Objeto Indireto)

Observe como o próprio problema, nos fornece "pistas" para sua solução.

Agora que já "estudamos" e conhecemos o problema, partiremos para a solução.

Observe como será fácil:

O "Homem" "deseja" o "futuro" desde a "Antiguidade".

(Subst) (Verb) (Subst) (Subst)

"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."

Traduzindo: Encontre o Complemento Verbal.

Vamos então nos dirigir ao VERBO:

O Homem "deseja" o futuro desde a Antiguidade.

(Verb)

Quem deseja, deseja "alguma coisa" - Verbo Transitivo Direto.

Deseja o quê? - O futuro.

Portanto, "o futuro" é o OBJETO DIRETO que completa o sentido do verbo "desejar".

Problema:

"Encontre na oração o termo essencial que completa o sentido da ação praticada pelo Sujeito."

Resposta: O futuro. (Objeto Direto)

Vamos exercitar seguindo a mesma sequência.

A. Encontre na oração abaixo os termos que trazem noções de circunstâncias.

" Infelizmente, não poderemos atender hoje o seu pedido."

B. Em qual das orações seguintes temos um Objeto Indireto?

1. Temos muita necessidade de atrativos no parque.

2. Estamos na casa da sogra.

3. Considere-me um louco.

4. Morremos de amor.

C. Qual a Função Sintática exercida pelo único substantivo da oração seguinte?

Choveram canivetes altamente perigosos.

D. Encontre o Adjunto Adverbial da oração seguinte:

"Tanto Pedro quanto seus irmãos nasceram em Brasília.

E. Qual o núcleo, na oração abaixo, do termo que exerce a Função Sintática de Complemento Verbal?

"Ouviram do Ipiranda as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante."

F. Que expressão, dentro da oração seguinte, funciona como Complemento Nominal?

O afeto por um filho é a marca primordial dos pais.

G. Qual a função Sintática do termo "João" na oração:

João, corra aqui agora mesmo!

H. Na oração: "Maria, irmã de Larissa, esteve ontem aqui sozinha" a expressão: " irmã de Larissa" exerce a mesma Função Sintática de qual expressão na oração seguinte?:

"As meninas, ontem à tarde, conheceram o Vitória, time de seus sonhos."

"Respostas - Exercício 1"

Veja quantos pontos você fez.

A - Infelizmente, não, hoje. (2 pontos)

B - Oração 3 (cosidere "a mim") (4 pontos)

C - Sujeito (Canivetes. "choveram" no sentido de "caíram") (4 Pontos)

D - "em Brasília" - Adjunto Adverbial de lugar. (2 Pontos)

E - "brado" - Objeto Direto do Verbo "Ouviram" (Ouviram o quê?) (4 pontos)

F - "por um filho" (8 pontos)

G - Vocativo (2 pontos)

H - "time dos seus sonhos." - Aposto. (4 pontos)

Pontuação: (Se Você fez...)

30 pontos - Continue as aulas seguintes.

de 20 a 28 pontos - Revise os pontos em que você encontrou dificuldade.

menos de 20 pontos - Revise todo o curso. (rsrsrsrsr)

Este sistema de pontuação é o que eu uso pessoalmente como controle do que estudo. Coloquei aqui como mera sugestão.

Sugiro que busquem exercícios e testes convencionais pela internet e procurem utilizar o que aprendemos aqui, principalmente as técnicas de "manejo" das orações.

E "ORAÇÕES" é o assunto da nossa próxima Aula.

Sou Ed Borges - Professor e Escritor.

Desenvolvo didáticas personalizadas para o estudo e compreensão de Gramática, Literatura, Matemática e Raciocínio Lógico.

Meus cursos, materiais e programas de estudos podem ser melhor visualizados através dos contatos abaixo:

Whatsapp do Curso Intelectos - 71 982017582

Facebook do Professor: https://www.facebook.com/ed.borges2

Site para baixar materiais e conhecer nossos cursos: 

http://cursointelectos.wixsite.com/logicagramatical

(A partir de 25/09/2018 teremos cursos gratuitos!)

Bons estudos.

Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 07/04/2011
Reeditado em 19/09/2018
Código do texto: T2895713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.