Entendendo a Língua Portuguesa -Treinamento 4 - Sintaxe (Aulas 17 a 27)

Olá, querido leitor.

Após longas 11 aulas, estamos preparados para fazer o Treinamento 4.

Saliento que aqui no Recanto eu publico 1 ou 2 exercícios do treinamento completo, que geralmente traz exercícios para 1 semana (Em torno de 20 exercícios por tópico.) Caso haja interesse em fazer os Treinamentos Completos, adicione o msn superborg@hotmail.com e converse comigo pessoalmente.

Vamos lá...

"Treinamento 4" - Estudando as ORAÇÕES

Toda Oração possui um "nome" extenso e, geralmente, causa espanto ou indignação (rsrssr) dos estudantes. Nomear uma Oração é uma tarefa simples, porém trabalhosa.

Observe o nome de uma oração:

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA

Não se assuste. Temos aí um "roteiro" bem detalhado em sequência natural de tudo que aprendemos em nosso CURSO. O nome de uma Oração mostra a "ordem" pela qual devemos estudá-la.

Observe:

ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA INDIRETA

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(A Mensagem) (Tipo de Período) (Classe Gramatical)(Função Sintática)

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(Possui Verbo) (Incompleta) (Essencial) (Completa um Verbo)

Esta é a nossa sequência de análise de um Período qualquer:

Pedro comprou o que pode.

Passo 1 - A Mensagem - Identificar se a mensagem é feita como Orações (apresentando VERBO) ou Frase Nominal (sem VERBO). Ou seja, inicialmente "procuramos" os VERBOS do período.

Pedro "comprou" o que "pode".

(Verbo) (Verbo)

Concluímos que:

1. Temos duas ORAÇÕES, dois fatos, dois verbos.

2. Temos um Período Composto - mais de uma oração.

Passo 2 - Tipo de Período - Caracterizar o Período segundo a RELAÇÃO entre suas orações. Ou seja, devemos identificar uma COORDENAÇÃO (Orações independentes e "completas") ou SUBORDINAÇÃO (Orações dependentes e, pelo menos, uma delas "incompleta".

Oração 1 Oração 2

Pedro comprou / o que pode.

| |

(Oração Incompleta) (Oração Incompleta)

Concluímos que:

1. Trata-se de um "Período Composto por Subordinação".

2. Temos, portanto, uma Oração Principal e uma ORAÇÃO SUBORDINADA. (Atente ao fato de que já sabemos metade do nome da oração: Oração Subordinada ... ...

Passo 3. Identificando a Oração Subordinada:

Usamos 4 características para identificar a Oração Subordinada.

1. A Oração Subordinada é incompleta.

2. A Oração Subordinada pode apresentar um "conectivo": conjunção ou pronome relativo.

3. A Oração Subordinada pode estar numa Forma Nominal: Particípio, Gerúndio ou Infinitivo.

4. A Oração Subordinada sempre apresenta menos "sentido" que a Oração Principal.

Localizamos a Oração Subordinada analisando estas 4 características:

Oração 1 Oração 2

Pedro comprou / o que pode.

| |

(sem conectivo) "(Com conectivo)"

(mais sentido) "(menos sentido)"

(incompleta) "(incompleta)"

(sem forma nominal) (sem forma nominal)

| |

(Oração Principal) (Oração Subordinada)

Passo 4 - Identificar a Classe Gramatical a que pertence a Oração Subordinada.

Observe:

Oração 1 Oração 2

Pedro comprou / o que pode.

Temos duas opções para identificar a Classe Gramatical de uma Oração:

Opção 1. Substituindo toda a Oração Subordinada por um único termo.

(Este método é o mais simples, mas nem sempre conseguimos encontrar a "palavra" certa para fazer a substituição, isso requer certa "intimidade" com as palavras...)

Observe:

Pedro comprou "o que pode."

Pedro comprou "o barco."

Pedro comprou "o trem."

|

(Substantivos)

Portanto, a oração "o que pode" é uma "Oração Subordinada Substantiva".

Opção 2. Identificamos a importância da Oração Subordinada.

Lebremo-nos de um conceito que aprendemos na aula 1:

ESSENCIAL X ACESSÓRIO

- Se a Oração Subordinada for ESSENCIAL, ela será SUBSTANTIVA - Termo Essencial.

- Se a Oração Subordinada for ACESSÓRIO, ela só poderá ser ADJETIVA ou ADVERBIAL - Termos Acessórios.

Observe novamente:

Pedro comprou o que pode.

Pedro comprou ...

(Oração Incompleta)

Pedro comprou "o que pode".

|

(Essencial para que a mensagem fique completa.)

Ou seja: Toda vez que a ORAÇÃO PRINCIPAL for INCOMPLETA, a Oração Subordinada será ESSENCIAL, portanto SUBSTANTIVA.

Temos até aqui:

Oração 1 Oração 2

Pedro comprou / o que pode.

| |

(Oração Principal) (Oração Subordinada Substantiva)

Passo 5. Identificar a FUNÇÃO SINTÁTICA que a Oração Subodinada exerce.

1. Toda Oração Subordinada "se liga" a uma palavra da Oração Principal. Devemos verificar esta "ligação".

Observe:

Oração Principal Oração Subordinada

| |

Pedro comprou / o que pode.

- Pedro "o que pode"?

ou

- comprou "o que pode"?

Observe que a oração "o que pode" se liga ao Verbo "comprou".

Temos, portanto:

- Uma oração essencial que se liga a um verbo incompleto, ou seja, a Oração Subordinada "o que comprou" funciona como COMPLEMENTO VERBAL.

- Como o Verbo "comprou" é Transitivo Direto (quem compra, compra alguma coisa.), o seu complemento é chamado de OBEJTO DIRETO.

- A Oração Subordinada Substantiva "o que pode" é portanto OBJETIVA DIRETA.

- Temos, então: "o que pode" = ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.

Simples e trabalhoso. rsrsrsrs

Observe que poderíamos ter substituído a Oração Subordinada Substantiva por um único SUBSTANTIVO:

Pedro comprou "o que pode".

Pedro comprou "o barco".

| |

(Verbo TD) (Objeto Direto)

Vale ressaltar que já sabemos não se tratar de ORAÇÃO REDUZIDA, pois o VERBO não se apresentar numa Forma Nominal: Infinitivo, Gerúndio ou Particípio.

É importante que você siga todos os 5 passos, mesmo que você já saiba o nome completo das orações. Aqui estamos em TREINAMENTO e o nosso objetivo é tornar automática a análise. Treine corretamente e, em breve, você fará em 3 segundos, o que aqui você vai gastar 15 minutos.

"Exercício 1."

Utilizando os 5 passos, divida os períodos em orações e nomei-as:

Assim:

"É fundamental que estudes."

Oração 1 - "é Fundamental" - Oração Principal

Oração 2 - "que estudes" - Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.

"Maria dormiu, Pedro sumiu."

Oração 1 - "Maria dormiu" - Oração Coordenada Assindética.

Oração 2 - "Pedro sumiu - Oração Coordenada Assindética.

Agora é com você. Treine.

1. A Francesinha encontrou aquilo que sempre procurou.

2. Todos dormiram quando anoiteceu repentinamente.

3. Galos cantam, corujas dormem.

4. Ana ama a quem quer.

5. Contamos com isso: que ele nasça perfeito.

6. É absolutamente necessário viver bem.

7. Sem pensar duas vezes, o rapaz fugiu de medo.

8. Preciso de quem me detesta.

9. Os passageiros têm necessidade de quem os auxiliam no embarque.

10. Vivemos, mas estamos fadados à morte.

11. Pedro foi alvejado por quem deveria defendê-lo.

12. Se ela dança, eu danço.

13. Estudei a fim de passar no concurso.

14. O tal aluno, que não estudou, foi reprovado.

15. Gostamos dos garotos que estudam.

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Bons estudos.

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Ed Borges
Enviado por Ed Borges em 14/04/2011
Reeditado em 12/03/2019
Código do texto: T2908527
Classificação de conteúdo: seguro
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