2 x 2 = 4


      Diferentemente do que ocorre hoje, no meu tempo de escola pri­mária, que comecei a frequentar na segunda metade da década de 60, lá no interior do interior de Santa Ca­tarina, não se chegava ao segundo ano sem saber ler e escrever. Do segundo ano para o terceiro, outro requisito nos era exigido para a tão an­siada promoção: a tabuada.

      Ah! a tabuada...

      Inculcada monotonamente na memória dos alunos, na forma de uma cantilena que ainda hoje guardo na lembrança, e cobrada oral­mente, sob ameaça de reguadas na mão, a tabuada era o meu terror. Não todas, fe­lizmente — apenas a de multiplicar.

      Desde cedo habituado ao raciocínio e avesso a decorebas, eu sim­­plesmente não conse­guia entender a letra da cantilena. Porque havia, ali, entre dois números conhecidos, um intruso: o x.

      Assim se “ensinava” a multiplicação nos anos 60:

      ►Um veis um: um

      ►Dois veis dois: quatro

      ►Dois veis três: seis

      Etc.

      O xis da questão era a palavra veis, cujo sentido eu não conse­guia atinar. E eu me perguntava, num racionalismo precoce, se não seria uma forma especial do verbo ver. Mas, nesse caso, o que estaria fazendo aí tal verbo? Um está vendo um? Dois está vendo dois?

      Verdadeira incógnita para mim durante muitos anos, o operador da multiplicação só fez sentido quando me dei conta de que a palavrinha que eu não entendia era... vez.

      Massacrada pela pronúncia (veis) e pela concordância (um vez, dois vez), uma sim­ples palavra bloqueou o meu entendimento de uma opera­ção tão simples, útil e ne­ces­sária.

      Ora, vez é substantivo do gênero feminino, como todos sabemos. Nin­guém, em sã consciência, diria “era um vez”, “estive lá dois vez”. Ti­vés­semos, naquele tempo, cantado uma vez um é igual a um, duas vezes um (isto é, um tomado duas vezes) é igual a dois, tudo teria ficado claro des­de o prin­cípio. Mas isso não aconteceu; afinal, era a década de 60, meio século atrás. E o vício já vinha de lon­gas datas.

      E hoje?

      Hoje, no alvorecer do século XXI, constrange-me constatar que o problema per­siste. Muitos professores, ao ensinar a multiplicação, não conse­guem, por preguiça fonética, fugir do “dois veis um”, induzindo o aluno à decoreba, vício que acaba desviando-o do que a Matemática tem de mais bonito: o raciocínio.

      A TEMPO: Venho escutando, ultimamente, um arremedo de correção, que consiste em dizer duas vezes duas. Não tem sentido.