BRAZILES "LÁITE"

Notei que a minha proposta do “BRAZILES – A REFORMA ORTOGRAFICA DO FUTURO” despertou serto interese, no Recanto das Letras, encuanto que os testos escritos com esa nova ortografia não fazem muito suseso.

Talves seja porke paresa estranha a escrita fora do que estamos acostumados. Confeso que até eu fico incomodado com essa forma diferente de escrever na LINGUA PORTUGEZA. É a forsa dos ábitos ke neutralizam a lójica.

Pus a cabesa para funsionar e pensei em um Braziles mais leve, mantendo a grafia tradisional do erre forte (RR), do LH e do NH, três consoantes que não possuem sinais espesificos, em nosa Lingua Portugeza.

Eliminase o "AGA" (H) em palavras como OMEM, porke não tem som algum, logo não é vogal nem consoante, no Braziles. O "AGA" (H) fica rezervado para o “NH” e o “LH”, e para palavras estranjeiras ke posuem o som "aspirado". Observasão: em Portuges nunca pronunsiãmos sons “aspirados”, a não ser em alguns sotakes que trocam a letra RA por som aspirado, e CARRO vira “CAHO”.

No mais, vale a regra do A-BA-CA-DA, ou seja, cada consoante tem apenas o som que resebe diante do “A”.

O “G” é sempre “GA”, o ”J” é sempre “JA”, “S” é sempre “SA”, o “Z” é sempre “ZA” e o “C” é sempre “CA” e pode ser sempre substituido pelo KA. Asim, CA-KE-KI-CO-CU nunca é CA-SE-SI-CO-CU, ese orror na ora de alfabetizar (alfabatizar?).

Essa regra muda muitas palavras com S, SS, Z, G, J e dezaparesem o Ç e o Q.

A letra “KA” tem o ezato emprego da letra “CA”, e pode ser uzada opcionalmente, em espesial para substituir provizoriamente o “QU” no “QUE” e no “QUI”, até as pesoas se acostumarem a entender “PORKE” cuando estiver escrito “PORCE”, entender "KEIJO" quando estiver escrito "CEIJO".

Vale a regra da eliminação do ifen, como no Espanhol. Compreendame.

Por fim, vale a regra das nove vogais: A-Ã-E-É-I-Ó-O-U-ÃO, e não eziste asento diferencial, ecseto cuando o redator axa absolutamente nesesario, se o testo permite duplo sentido.

Para saber como fica o testo nesa versão do Braziles, leia o conto "A LENDA DOS PASAROS", aki mesmo no “recantodasletras.com.br” http://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/publicacoes/editor.php?acao=ler&idt=3277455&rasc=0