IMPORTANTES SÃO, MAS NÃO TÊM CLASSE: PALAVRAS DENOTATIVAS

Costuma-se dividir a Gramática em três partes principais: Fonética, Morfologia e Sintaxe.

O alvo primordial da Morfologia é o estudo das (dez) classes gramaticais: Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Em qualquer texto, podemos isolar cada palavra e dizer qual é a sua classe gramatical.

Mesmo com tantos agrupamentos de palavras, algumas delas não se enquadram nessas dez classes: São as PALAVRAS (OU LOCUÇÕES) DENOTATIVAS, expressão sugerida pelo gramático José Oiticica em 1942. Segundo Celso Cunha, a designação não é precisa, pois “denotar é próprio das unidades lexicais em geral” e ela não é suficientemente generalizadora. No que se refere a essas palavras, a Nomenclatura Gramatical Brasileira, diz: “Certas palavras, por não se poderem enquadrar entre os advérbios, terão classificação à parte. São palavras que denotam exclusão, inclusão, situação, designação, retificação, realce, afetividade, etc.”

A classe a que mais as palavras denotativas se aproximam é o advérbio, mas, por não ser modificador de verbos (nem de adjetivos, nem de outros advérbios, nem de orações), isto é, não darem circunstâncias (de tempo, modo ou lugar, por exemplo) a essas palavras, eles não podem ser consideradas advérbios.

Não ser incluídas em uma das dez classes gramaticais, não significa ser desimportantes nem desnecessárias. São sintaticamente expletivas (não cumprem função sintática), têm morfologia fixa, mas semanticamente, são de grande valor.

É muito notória, entre as palavras denotativas, a função de realce.

Outras, especialmente, indicam partição: Dum conjunto de seres, nalgum ou nalguns é enfatizado no enunciado, conforme veremos.

As palavras denotativas são classificadas conforme a idéia que denotam. Elas podem significar:

1) Adição: ainda, além disso, ainda por cima, ademais, até, dentre outras. Ele bebeu toda a cerveja e ainda queria mais. Ele derrubou a criança e, além disso, chutou-a. Os sujeitos beberam beberam e não pagaram a conta e, ainda por cima, quebraram os copos. Eu até desejaria comprar, mas ele não quis vender. Eles não queriam sair, ademais, estavam sem dinheiro.

2) Afastamento: Embora (não confundir com a conj. concessiva embora): Ela foi EMBORA, embora não quisesse.

3) Afetividade: Ainda bem, felizmente, infelizmente, desgraçadamente, desafortunadamente, etc. : Ainda bem que não fiquei com sequelas do trágico acidente. Desgraçadamente, a bomba explodiu.

4) Aproximação: Quase, lá por, bem, uns, cerca de, por volta de, etc.: Ela quase caiu. Cerca de mil pessoas morreram.

5) Designação: eis: Eis tudo que tinha a dizer.

6)Exclusão: Somente, só, salvo, exclusive, senão, sequer, apenas, apesar, unicamente, exceto, menos, etc.: Não comi sequer uma banana. Quem, senão ele, pode apaziguar os ânimos? Só eu sei o que passo.

7) Explicação: Isto é, por exemplo, a saber, etc. Há muitas palavras denotativas, a saber, de adição, de exclusão, de afastamento, de designação, dentre outras.

8) Inclusão: Até, ainda, além disso, também, de mais a mais, inclusive, etc.: Todos foram, até Luiz. Ele coube no carro também.

9) Limitação: só, somente, unicamente, apenas, etc.: Unicamente Sandra passou. Apenas ela tirou a nota que precisava.

10) Realce: É que, cá, lá, não, mas, é porque, principalmente, sobretudo, etc.(as quatro últimas palavras de realce devem ser isoladas por vírgulas): Ele lá tem suas razões. O que não faria para se eleger. Os idosos e, principalmente, os idosos doentes, devem ser ter prioridade nos atendimentos. A água estagnada e, especialmente, as de esgoto, são fontes de doenças.

11) Retificação: Aliás, isto é, ou melhor, ou antes, etc.: Ela não o namorou, aliás, não o queria.

12) Situação: Então, mas, se, em suma, agora, afinal, etc.: Então ela chegou e o cuspiu. Em suma, nada está correto.

13) Coincidência: Justamente. O tiroteio se iniciou, justamente quando eu passava lá.

14) Precisão. Em ponto. Saiu às 10 em ponto.

15) Restrição. Em parte, em termos, relativamente. Em parte, sou desfavorável ao projeto. Apreciou o evento em termos. A obra foi

relativamente bem feita.

16) Seleção. Principalmente, mormente. Gosto da comida brasileira, principalmente da feijoada. Gosto de leite, mormente in natura.

Gosto das mulheres, sobretudo a lindas.

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 02/08/2012
Reeditado em 08/06/2013
Código do texto: T3810587
Classificação de conteúdo: seguro