Dicas de inglês: aula 13

ALGUNS USOS DA EXPRESSÃO AIN’T

USO NÚMERO 01

A dica de inglês desta semana é sobre a expressão “ain’t”. Essa expressão pertence à fala coloquial, portanto usada no dia-a-dia de pessoas comuns e reais e carne e osso. Como a língua é um sistema que está em constante processo de mutação e adaptação, falar “ain’t” se torna bem mais fácil do que dizer “am not”, “is not ou isn’t” ou “are not ou aren’t”. Quem sabe um dia essa expressão se torna parte do inglês padrão, quem sabe? Essa expressão é uma das provas que ratificam que a gramática normativa não é capaz de segurar a língua falada espontaneamente por pessoas reais e comuns que habitam o mundo social. Não devemos nos esquecer de que toda construção onde aparece o verbo “to be” na forma NEGATIVA PRESENTE pode ser substituída por “ain’t”.

EXEMPLO 01

I am not happy = I ain’t happy

You are not my girl = You ain’t my girl

He is not a student = He ain’t a student

We are not happy = We ain’t happy

They are not students = They ain’t students

USO NÚMERO 02

Podemos também usar a expressão “ain’t” para substituir “have not” ou “has not”. Nesse caso ela aparece usada muitas vezes no tempo verbal Present Perfect Tense na forma negativa.

Exemplo 02

I have not got = I ain’t got

You have not got = You ain’t got

He has not got = He ain’t got

We have not got = We ain’t got

They have not got = They ain’t got

OBS: Você pode encontrar “ain’t” em sentenças que se tornaram expressões fixas, a exemplos: “If it ain’t broke, don’t fix it = não se mexe em time que está ganhando”. O que foi apresentado aqui não esgota os tantos usos dessa expressão. Creio eu que o importante é conhecer o significado básico de “ain’t” para, a partir daí, ampliar seus horizontes linguísticos em inglês por meio de leituras aprofundadas nesse idioma. Lembre-se também de que a línguagem usada em concurso público não é a corriqueira, e sim, a padrão (já que o interesse é selecionar, segregar pessoas). Portanto não é adequado e apropriado, de acordo com o inglês padrão, o uso de ain't em interações discursivas formais.

See you,