Tem DE fazer ou tem QUE fazer?

Qual é o correto: "tem DE fazer" ou "tem QUE fazer"?

De acordo Mariana Rigonatto, no sítio Brasil Escola, nesse caso cabe a preposição DE, sendo usada a preposição QUE na linguagem coloquial. A palavra QUE teria a função sintática de preposição apenas na linguagem coloquial.

Essa regra tem prevalecido, mas para mim soa muito estranha a forma verbal "tem DE fazer isso", "tem DE comer aquilo", "tem DE ser assim". Parece-me um uso inapropriado da preposição "de" que acabou se tornando uso corrente e aceito gramaticalmente.

Por aluma razão que desconheço, aos meus ouvidos soa melhor quando leio "tem QUE fazer isso", "tem QUE comer aquilo", "tem QUE ser assim".

Enquanto preposição, a partícula DE parece-me ser uma conexão de PERTENCIMENTO, de posse: a camisa DE fulano.

A partícula QUE - verdadeiro coringa gramatical - parece-me ser na maioria das vezes uma conexão de ESCLARECIMENTO, indicadora: "o carro QUE fulano dirige". Qual carro? Aquele QUE fulano dirige.

Tem o quê? O que você disse? Disse que você TEM QUE ESCREVER assim.

Estando correto meu entendimento, o fazer, o comer, o ser, o escrever não é algo que pertence ao dever, ao "ter que", não há sentido nisso, logo não posso dizer "tem de fazer".

A ação, designada por um verbo no tempo infinitivo, ESCLARECE o imperativo "tem", "deve". Deve o quê? Deve fazer. Tem que fazer.

O imperativo "tem" ESCLARECE que a ação (fazer, comer, ser, escrever) é um dever, algo indispensável.

M A Mondini
Enviado por M A Mondini em 05/04/2015
Reeditado em 30/06/2023
Código do texto: T5196330
Classificação de conteúdo: seguro