Fila indiana 

 

 

Volto à mesa do café  da manhã e observo que as migalhas   estão infestadas de insetos graúdos.  Eles tentam juntos carregar um pequeno pedaço . Alguns amontoados nas migalhas. Outros enfileirados para conduzir o alimento. 

O silêncio é  total mas numa observação mais apurada percebo que várias vezes eles esbarram uns nos outros como se estivessem se comunicando. E estão , é  claro ! 

Alguns tentam escalar o cesto de palha sobre a mesa e juntos ajudam um a um a fazer a empreitada. 

Demoro um pouco a perceber que quando aproximo minha mão, eles se dispersam. 

Preciso limpar a mesa, de onde vem tantos ? Talvez  de um buraco na porta, não sei. 

Finalmente a fila se dispersa, as migalhas são abandonadas e fica apenas um que não conseguiu subir no cesto. Foi o último,  ajudou todos a subir e agora está só. 

Eu me detenho por mais  alguns segundos pensando em como são inteligentes tais insetos.

 

uma fileira

de formigas na mesa - 

nos restos de pão 

Ana Pujol
Enviado por Ana Pujol em 19/02/2024
Reeditado em 19/02/2024
Código do texto: T8002267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.