. Haicai 2565 a 2566 Haiga 

. Kigos: Dia de Halloween e Dia do Saci

. Foto: Vanice Zimerman 

 ***

"Origem

"Saci-Pererê" é uma palavra de origem Tupi. "Saci" vem de sa'si, nome de um pássaro, e "pererê", de pererek, cujo significado é "ir aos pulos, saltitando". Existem diversas versões sobre como surgiu a lenda. Uma das versões diz que o personagem foi criado pelos povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses. Outra versão afirma que o Saci-Pererê é uma mistura de elementos da cultura africana, trazidos pelos escravos, e dos costumes europeus.

Uma terceira versão, hoje amplamente aceita, aponta para uma origem indígena do Saci, que com o tempo e a disseminação da lenda pelo território nacional foi se modificando, abarcando elementos tanto de outras culturas originárias, como também da africana e europeia. Neste sentido, a lenda refletiria a heterogeneidade característica da formação do povo brasileiro.

 

A lenda do Saci, então, teria surgido entre povos originários da região Sul e, a partir do século XIX, espalhou-se para o restante do país. Nessa expansão, teria ganhado outras características, como, por exemplo, o gorro vermelho (influência europeia), a ausência de uma perna e a cor negra (herança africana)." 

 

https://www.significados.com.br/saci-perere/

 

***