Haikai (folclore)

festival na mata

caprichoso-garantido

boi-bumbá

A festa do Boi-bumbá, ou Festa do Boi, ou ainda Brincadeira do Boi, têm sua origem no Nordeste do Brasil, onde derivou de outra dança típica desta região, o Bumba-meu-Boi. Com as constantes imigrações de Nordestinos para a Região Norte do Brasil, na grande maioria para o Estado do Amazonas, houve também a imigração de manifestações culturais como o Bumba -meu- Boi que logo foi assimilado pela população e ganhou aspecto local.

O Boi-bumbá tem sua história idêntica ao Bumba-meu-boi , é uma espécie de ópera popular, cujo enredo não é muito modificado entre os inúmeros grupos de Boi-Bumbá existentes mas, quase sempre, desenvolve-se em torno da lenda do fazendeiro que tinha um boi de raça, muito bonito, e querido .

As apresentações dos bois em Parintins desenvolvem-se de acordo com um enredo que conta a história do Negro Francisco, funcionário da fazenda e cuja sua mulher, Catarina fica grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O marido então fica desesperado. Com medo de Catarina perder o filho que espera, se o desejo não for atendido, resolve roubar o boi de seu patrão para atender ao desejo da sua mulher.

Então, segundo o enredo, Negro Francisco mata o boi preferido do patrão. O amo descobre e manda os índios caçarem Negro Francisco, que busca um pajé para fazer ressuscitar o boi. O boi renasce e tudo vira uma grande festa. O imaginário indígena e detalhes religiosos dos índios, como pajés e feiticeiros, foram incorporados ao Boi-Bumbá.

**Folclore, mitos e lendas da Amazônia