Migração Japonsesa

A comemoração dos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil é um marco importante, mas não podemos perder o enfoque correto da festa.

Esse é o momento de homenagearmos os pioneiros, imigrantes japoneses que sofreram muito em solo brasileiro. Toda família japonesa possui pelo menos um relato dramático vivenciado pelos seus avós, bisavós, trisavós...

Também são merecedores de homenagens os nisseis que tiveram um desafio diferente: mesclar a cultura japonesa que vivenciavam em casa e vencer num país 'praticamente' estrangeiro, de língua e costumes totalmente diferentes. Sem dúvida, trata-se de uma geração batalhadora (e vencedora).

Porém, não podemos esquecer que o 'sucesso' da Imigração Japonesa no Brasil deveu-se também a acolhida generosa dos brasileiros, que deram chances e oportunidades a todos os 'imigrantes', a seus filhos e aos filhos destes...

Tenho medo de um retrocesso do tipo 'preservar as origens e costumes japoneses no Brasil'. Esse é o enfoque que não pode ser dado ao Centenário, esse enfoque de 'colônia'.

Pelo contrário, a própria sociedade japonesa percebeu a importância da globalização. O Japão, hoje, é um país que busca o intercâmbio em todos os níveis com o resto do mundo. Por que a comunidade nipo-brasileira seria diferente?

Os nikkeis brasileiros devem estar com os olhos voltados para o mundo, antenados com as últimas novidades, preparados para a quebra das fronteiras. O desafio é global!

Isso não significa que preservar a cultura japonesa não seja importante. Porém, preservá-la deve ser um meio para alcançar o mundo, nunca um fim em si próprio.

"autor desconhecido"