PORTUGAL,MEU AVÔZINHO

UMA TERRA ILUSTRE ANIVERSARIA HOJE.10 DE JUNHO,DIA DE PORTUGAL.BRASILEIRA POR NASCIMENTO E PORTUGUESA POR CORAÇÃO,QUERO PARTICIPAR DA FESTA.SE ESTIVESSE LÁ,NA TERRINHA,CERTAMENTE ESTARIA EM GUIMARÃES,BERÇO DA NACIONALIDADE,RECORDANDO AFONSO HENRIQUES,A BATALHA DE ALJUBARROTA,CANTANDO CANTIGAS DÁMOR OU CANTIGAS DÁMIGO,NOS VETUSTOS  SALÕES DO CASTELO,ESPERANDO,QUEM SABE,POR MILAGRE,CRUZAR COM D.AFONSO INDO ÁS CAVALARIÇAS,PARA ESPAIRECER UM POUCO,ENTRE OS QUERIDOS ANIMAIS,DAS INTRIGAS DA CÔRTE.UMA PALAVRA EU TENHO  NA PONTA DA LÍNGUA QUANDO AVISTO GUIMARÃES:REVERENCIA.!UMA INTERROGAÇÃO NO OLHAR,UMA ÂNSIA DE SABER,QUEM FORAM REALMENTE ESSAS PESSOAS,POR QUÊ NASCEU ESSE HOMEM,POR QUÊ LUTOU,POR QUÊ MORREU!?SE EU MORASSE NO MINHO,CERTAMENTE SERIA CHAMADA DE CAÇARELHA,QUE LÁ É PESSOA TAGARELA,QUE T UDO QUER SABER E NÃO GUARDA SEGREDO.

O CASTELO VISTO DE FORA PARECE MAIOR.HÁ PEDRAS DO TEMPO DE D.FERNANDO E MADEIRA MANDADA ARMAR PELA CONDESSA MUMADONA,MAS,HÁ TAMBÉM RESTAURAÇÕES RECENTES;MAS,NÃO TEM JEITO,EU MERGULHO,DE CABEÇA NO RIO DA HISTORIA.QUERO SABER,IMAGINAR,QUAIS FORAM OS ANTEPASSADOS DESSE POVO HEROICO,MARITIMO,VIAJEIRO,ESSE POVO QUE ESTÁ BEM EM QUALQUER LUGAR,MAS,NÃO ESQUECE SUA GENTE,SUA PÁTRIA,ESSE JARDIM Á BEIRA-MAR PLANTADO;ESSE POVO QUE INVENTOU O FADO,A SAUDADE ,O CALDO VERDE,ESSES GIGANTES QUE CONSTRUIRAM OS JERÔNIMOS,ESSES NAVEGADORES IMORTAIS QUE ALARGARAM O MUNDO,FAZENDO DELE,SEU QUINTAL.

A HISTORIA AINDA SE FAZ PRESENTE EM GUIMARÃES;O PASSADO ESTÁ LÁ,NAS MESMAS PEDRAS BRUTAS QUE SENTIRAM OS PÉS DE D, AFONSO E POR ONDE PASSOU TAMBÉM OS ANTONIOS,OS MANUEIS,OS ÁLVAROS,OS JOSÉ MARIAS,TODA A RAÇA PORTUGUESA,RIJA E FORTE,FIBRA DE CONQUISTADORES.O VENTO,O CÉU,O SOLO,O SOL É O MESMO;E EU,TÃO PEQUENININHA DIANTE DE TANTA MAGNITUDE,SINTO UMA ALEGRIA IMENSA DE ESTAR AQUI.LOUVANDO O QUE DEVE SER LOUVADO,AMANDO DE PAIXÃO ESTA TERRA E ESTE POVO,MEUS ANCESTRAIS,FEITOS DE LÁGRIMAS,SANGUE E SAUDADES.

PORTUGAL,JARDIM DA EUROPA,PARABÉNS!!!!

,

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 10/06/2008
Código do texto: T1027961
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.