ADEUS A RUTH CARDOSO

Estamos dando adeus à última primeira dama do Brasil, uma vez que o sucessor de seu marido, embora casado, tem apenas uma companheira que jamais pode ser considerada uma dama, nem pelo próprio marido e seus correligionários, mormente pelo resto dos brasileiros, inclusive os Lulistas da Silva. A única coisa em comum que essas duas mulheres revelaram foi o amor por aquilo que mais gostavam de fazer: Dra. Ruth trabalhar a outra viajar.

Dra. Ruth Correa Leite Cardoso, doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo, nos deixa um legado de realizações impossível de se avaliar, diante de sua grandeza. Tendo trabalhado em instituições como a USP, a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO/UNESCO), a Universidade do Chile, a Maison des Sciences de L’Homme em Paris, Universidade Berkeley na Califórnia e Universidade Columbia em Nova York, é motivo de orgulho para todas mulheres brasileiras perante o mundo, pois pouquíssimas mulheres no Brasil e no mundo agregam tantos valores e exemplos sublimes como esta celebridade que vai embora, fisicamente, mas tendo alcançado a imortalidade na nossa história continuará presente em nosso cotidiano, através das sementes que plantou e exemplos que deixou.

Essa nobre mulher com luz própria sempre foi venerada pelas suas próprias qualidades, independente de ser casada com um presidente da república, aliás esse era um detalhe que pouco importava. Respeitada até pelos adversários de seu marido, jamais foi alvo de qualquer acusação que denegrisse sua honra, jamais recebeu críticas às suas ações e nem deu motivos para os mais criativos algozes da fama esboçarem uma única piada. Gafes? Impossível numa vida modelo para as mais influentes mulheres e homens do mundo. Foi fundadora da ONG Comunitas, cujos programas sociais deram origem ao Bolsa Escola e Bolsa Alimentação, de cunho assistencial e que anos depois se transformaria no Bolsa Família, apelidado de “bolsa vota em nóis”, de cunho eleitoreiro. E até nos últimos dias de sua vida, mesmo debilitada em sua saúde, deu uma lição de “dama” na recepção ao príncipe do Japão.

A nós simples humanos e brasileiros só resta dizer muito obrigado Dra. Ruth Cardoso, por tudo que nos deu e ensinou. Obrigado por ter existido e pelo orgulho que nos proporcionou. Vá em paz !

SP. 25/06/08

Fernando Alberto Couto

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 25/06/2008
Código do texto: T1050644
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.