Guimarâes Rosa: centenário de nascimento

João Guimarães Rosa,nasceu em 27 de junho de 1908, na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais. Foi um grande escritor , que protagonizou uma revolução na literatura brasileira, chegando a ser indicado para o Prêmio Nobel, em 1967. Com 16 anos Guimarães Rosa ingressou na Faculdade de Medicina, aprendendo a falar francês aos 7 anos e ao longo do ano foi se revelando um poliglota: falava inglês, italiano, alemão e espanhol e ainda se aventurava a falar russo, o esperanto e o grego.
Dizem e é constatado, que João Guimarães Rosa era uma das personalidades mais complexa do universo literário. deu nó na cabeça de muitos teóricos, que tiveram de ensinar como ler Guimarães Rosa. João era considerado o senhor dos mistério, acreditava na força da Lua e respeitava os curandeiros, era católico, porém lia as doutrinas de Allan Kardec, fundador do espiritismo.
Drummond dedicou esses versos para Guimarães Rosa, em 1967, que diz: " Embaixador do reino /que há por trás dos reinos/dos poderes, das supostas fórmulas/de abracadabra, sésamo"
Guimarães Rosa formou-se em medicina em 1930, foi nomeado consul adjunto em Hamburgo em 1937 e em 1958 foi promovido a ministro de primeira classe. Recebeu prêmios como: Machado de Assis, concedido pela ABL e pela coletânea do poema Magma.
Lançou Sagarana em 1946, Grande Sertão:Veredas (1962), Além de muitos e outros excelentes trabalhos.
E em 19 de novembro de 1967, o nosso grande escritor e tabagista inveterado morre em seu apartamento, em Copacabana subitamente, três dias após a posse na Academia Brasileira de Letras deixou durante a sua posse em um emocionado discurso uma célebre frase: "As pessoas não morrem, ficam encantadas"
Naná
Enviado por Naná em 28/06/2008
Reeditado em 30/06/2008
Código do texto: T1055827