Dorival Caymmi

“...a noite que ele não veio foi de tristeza para mim. Saveiro voltou vazio, triste noite foi pra mim...”

E foi neste sábado que ele se foi. Aos 94 anos Dorival Caymmi, que tanto cantou e emocionou esta terra, para ela, ele voltou.

Foi de uniforme branco e seu chapéu de palha.

Foi só.

No jubileu da Bossa, o ano do ouro, ele se foi

Foi com Deus.

Desde 1999, o mal o rondava. Câncer renal.

Porém foi as 5h58m, a insuficiência nos fez perder mais de que um cantor, mas um grande compositor e pintor. Um bom pintor.

Seu pai funcionário público e músico amador, tocava violão, piano e bandolim. Sua mãe, doméstica. Cantarolava sempre ao som de um fonógrafo e depois a vitrola.

Desde pequeno Dorival conviveu com a música: Primeiro no coro da igrejinha, depois nas grandes rádios das grandes cidades, e neste ínterim, atuou como jornalista e vendedor, compôs sua primeira música “No Sertão” e ganhou quando estava com 22 anos, como compositor, o concurso de músicas de carnaval com o samba “A Bahia também dá”.

Foi no Dragão da Rua Larga que interpretou “O Que é Que a Baiana Tem” (1938). E Com esta canção, levou a Pequena Notável ao exterior.

Seu estilo pessoal e espontâneo de compor sobre os hábitos, costumes e as tradições do povo baiano trouxe até nós a graça e a riqueza da Bossa.

Uma figura importante. Um mito.

Mas,“É doce morrer no mar, nas ondas verdes do mar”.

Nesse mar

O mar que nos ensinastes

O mar da poesia e da beleza

Da música

Do amor

Do nacionalismo

O que faremos com Marina, a morena que se pintou? E Anália? Ela vai só para Maracangalha? E a doce Rosa, a tua Rosa Morena? Ela chorará muito, o que faremos com ela? (...) E a Bahia? Esta terra que deixa gente mole, que quando se canta todo mundo bole? A terra que, segundo Jaques Wagner, já decretou luto de três dias.

Nossa última visita será na Câmara dos Vereadores, Cinelândia, e o enterro neste domingo (17/08) no Cemitério de São João Batista.

Dorival Caymmi,

Nas ondas verdes do mar, este bem se foi afogar.

Fez sua cama de noivo

No colo de Yemanjá.