O DIA DO PROFESSOR COMO FERIADO NACIONAL

Viva o 15 de Novembro celebrado no mundo inteiro.

En todos los países se eligen algunos días para rendir homenaje a los docentes.”

Se me perguntarem quem sou, direi com muito orgulho: Professor!

E se insistirem na mesma pergunta, então direi em alto e bom som:

Soy un simplesment soñador enamorado.

Sueño con la ilusion de que um dia me país será um país de Todos.

Soy un soñador enamorado que em lãs palabras de Carlos Drumond Andrade, direi que:

“El tiempo es mi materia, el tiempo presente, los hombres presentes, la vida presente.”

Soy un profesor apenas, nada mais! (Paulino)

Todo professor é um guerreiro, é o conhecimento personificado, é o verbo encarnado e expressão viva da arte do saber. Todas as professoras são ninfas guerreiras e os adjetivos acima se atribuem a essas DIVAS, deusas do conhecimento. O nome próprio que melhor se adéqua a todas as professoras só podeia ser mesmo SOPHIA que significa sabedoria. Todas as professoras são SOPHIAS que definitivamente se entregaram ao PHILOS, para se tornarem deusas da sabedoria. Todos os professores são PHILOS que se entregaram à SOPHIA para nesse casamento entre o AMOR e o SABER, se transformassem em semeadores do conhecimento na seara chamada Brasil. Oh semeadores, saibam que, como este humilde professor que vos escreve, o trabalho de semear é árduo e os calos irão aparecer com o tempo, mas um dia, olharemos para trás e sorrindo diremos: Valeu apena ser professor! Valeu apena ser professora! A profissão do professor é de proferir, professar e profetizar para os seus alunos que, por mais difícil que esteja a conjuntura nacional, é possível mudar a partir da educação, é possível humanizar o humano que se desumanizou com o avanço tecnológico. Proferir sonhos e acreditar neles, ressuscitar identidades amortizadas pela falta de perspectiva daqueles que se encontram nos guetos e à margem do sistema, fazer jorrar água de pedras desacreditadas de si mesmas, como fez Moisés no deserto.

Ser Professor! Como definir esse ser humano magnífico, esse artista, que muitas vezes reúne tantos papéis e é capaz de se multiplicar e se refazer, e quando ninguém mais acredita, lá está essa figura quase mítica tentando curar como um messias a cegueira daqueles que se recusam a enxergar. Às vezes em suas múltiplas personagens incorpora o psicólogo e tenta resgatar a auto-estima do aluno. Outras vezes lá está ele, fazendo o papel de mãe e pai do aluno, aconselhando-o para que não se desvie do caminho. Muitas vezes incompreendido pelos pais e alunos, sociedade e governo, o professor é aquele que carrega nas costas a nação, é como uma mãe que sente todas as dores na hora do parto, mas quando dá à luz, é inundada de uma alegria profunda da qual somos incapazes de descrever. Assim é o professor, quando vê um ex-aluno lá fora que tenha vencido, tem ali a sua melhor avaliação. O pior é que há governos que ainda se julgam competentes o suficiente para atribuir nota ao professor através de uma avaliação cujos critérios são questionáveis e cujos objetivos ainda não estão muito claro para este sofrido profissional. Bom, o texto em espanhol abaixo, foi lido na Conferência Mundial de educação, realizada em março de 1990, em Jomtien, Tailândia, onde se procurou debater o tema “Educação para Todos” deve descrever melhor esse profissional.

“EL DOCENTE IDEAL”

“El docente ideal es aquél que ya no es necesario para su alumno, porque al darle todas las armas, estrategias, técnicas, tecnologías y recursos, y fundamentalmente al infundirle todos los valores humanos, le ha ayudado a volar solo...

El docente ideal es aquél que sabe implementar una correcta transposición didáctica, el que genera aprendizajes significativos, enriquecedoras zonas de desarrollo próximo, y elabora andamiajes apropiados, una participación guiada y redescripciones representacionales pertinentes...

El docente ideal es aquél que sabe que su misión es educar integralmente, y no priorizar los componentes duros de la actividad escolar, como son la organización reglada, normatizada, simultánea y esas peculiares formas discursivas que impiden desarrollar conocimiento.

El docente ideal es el que sabe que para formar al ciudadano de los años dos mil, se necesita estar altamente capacitado, y procede en consecuencia.”

Parabéns a todos os meus companheiros de luta, professores e professoras. De fato, são esses profissionais se encontram descritos nesse texto quem dá ao aluno, todas as armas e estratégias de como vencer na vida. Mas o professor é muito mais que isso, é muito mais que os juízos que fazem dele. Veja:

“Un profesor es una persona que enseña una determinada ciencia o arte, pero al contrario que maestro no se le reconoce una habilidad extraordinaria en la materia que instruye. Sin embargo deben poseer habilidades pedagógicas para ser agentes efectivos del proceso de aprendizaje. El profesor, por tanto, parte de la base de que es la enseñanza su dedicación y profesión fundamental y que sus habilidades consisten en enseñar la materia de estudio de la mejor manera posible para el alumno. Existen profesores para todos los niveles, escuela primaria, escuela secundaria y universidad.”

Veja que belo: só podia ser mesmo esse profissional um maestro a reger um grande coral. Seu palco é a sala de aula, seu público são os alunos e seu objetivo é levá-los a harmonia absoluta.

Que es un Maestro

“Un maestro, en sentido general, es una persona a la que se le reconoce una habilidad extraordinaria en una determinada, escuela u otro lugar, enseñar y compartir sus conocimientos con otras personas, denominadas discípulos o aprendices.”

“En sentido estricto o más restringido un maestro es una persona graduada en el nivel terciario (dependiendo de los países entre tres y cinco años de estudios superiores generalmente universitarios) que se encarga de la educación formal e institucionalizada de los niños de Educación Infantil, Primaria o Especial en escuelas o colegios. También algunos maestros pueden estar destinados en institutos de educación secundaria en programas de garantía social, educación compensatoria o apoyo a alumnos con necesidades educativas especiales, así como en centros de Educación de Personas Adultas.”

Essas frases em espanhol são para homenagear a todos os professores da Rede Pública Estadual. Parabéns!

Frases del Dia del Maestro, Dia Del Profesor

“Un profesor es el que te enseña, un maestro es del que aprendes”

“Enseñando aprendemos” (Séneca)

“Enseñar es aprender dos veces” (Joseph Joubert)

“Educad a los niños y no será necesario castigar a los hombres” (Pitágoras)

“El secreto de la educación está en el respeto al discípulo” (Ralph W. Emerson)

“Enseñar a quien no tiene curiosidad por aprender es sembrar un campo sin ararlo” (Rchard Whately)

“El principio de la educación es predicar con el ejemplo” (A.R.J. Turgot)

“Un profesor trabaja para la eternidad: nadie puede predecir dónde acabará su influencia” (H.B. Adams)

“Si domas a un caballo con gritos, no esperes que te obedezca cuando le hables” (Dagobert D. Runes)

“La educación consiste en enseñar a los hombres, no lo que deben pensar, sino a pensar” (Calvin Goolidge)

“Si cree usted que la educación es cara, pruebe con la ignorancia” (Derek Bok)

No es mejor maestro el que sabe más, sino el que mejor enseña”. (Vanceli)

“La educación y la cultura son la base del progreso y de la felicidad de los pueblos”. (de autor que ignoro)

A Orígem do Dia do Professor no Brasil e no mundo

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em todo dia 15 de outubro, e há uma razão para isso .

Segundo consta na Enciclopédia livre – Wikpédia - o dia do prfessor tem uma história muito bonita, veja:

“No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

O filme mais lindo para lembrar esse dia é “Ao Mestre com Carinho”, e a música To Sir Wiht Love é uma das músicas mais belas da trilha sonora deste filme e a versão dessa música interpretada pelos Abelhudos ou pela Angélica pode ser usada para ensaiar os alunos e fazer uma bela homenagem a esses verdadeiros revolucionários que faz do giz e dos livros sua arma mais poderosa contra a opressão. Professores, parabéns pelo seu dia!

Fontes

- Profesor. Wikpédia, La enciclopédia libre –HTTP://es.wikipedia.org/wik/Prof

- Día del Maestro. Día del Profesor - www.tusbuscadores.com