O professsor

Gostaria de iniciar este breve escrito, perguntando a todos;

O que é um professor? Obviamente cada um teria sua própria opinião formada a respeito desta figura tão bela.

A minha resposta não teria semelhança com aquelas que porventura venham a surgir após lerem esta pequena homenagem.

Porque este ser tão desmerecido por muitos, principalmente por aqueles que se encontram na administração pública e porque não no mundo privado onde cabe a imagem deste baluarte da cultura e da formação de um povo. Percebe-se claramente que o professor está a mercê de um sistema onde o discurso e a prática se contradizem escandalosamente.

Todos que se encontram em qualquer lado do poder ou da sociedade brasileira existem e optaram por um encaminhamento profissional, graças a este grande "ser" o professor.

Por mais que haja avanços na tecnologia, e no mundo científico jamais o professor será descartado.O que seria da ciência sem a existência daquele que investiga, busca, coleta, seleciona, aprende, apreende?

Para compreender o mundo deste profissional melhor é ser um deles, pois a cada dia, particularmente consigo encontrar mais adjetivos para qualificá-lo e ao mesmo tempo através do cotidiano encontrar um conceito diferente, porém mais rico do sempre professor, isto porque somos mestres uns dos outros,inclusive de nós mesmos.

A minha gratidão a todos os meus colegas professores e a todos que contribuíram para que eu fosse professor bem como os que me fazem entender o porquê de ser professor, os meus alunos.

Não temos muito o que comemorar, basta olharmos para os números da nossa educação, embora existam os chamados "avanços".Mas, a sensação do dever cumprido e a certeza de que nos faremos presentes na vida de uma sociedade, constituem alguns dos motivos para que continuemos sendo professor.

Um grande dia a todos com um abraço fraterno

Reflexivo
Enviado por Reflexivo em 14/10/2008
Código do texto: T1228385