Professora: a paixão pelo ofício.

“Construímos o mundo a partir de laços afetivos.
Esses laços tornam as pessoas e as situações preciosas,
portadoras de valor e infinitamente adoráveis”
                                                  Leonardo Boff



     Desde que me lembro fiz do ofício de ensinar, minha vida. Ensinei e aprendi nas brincadeiras de escolinha, nas histórias que lia ou inventava para minhas irmãs, irmãos e primos. Ensinei e aprendi na convivência com meus colegas de escola, desde a classe multisseriada da escola rural, até nos cursos de pós que já fiz.
     Ensino e aprendo no cotidiano do espaço de trabalho, por opção, público, interagindo com a diversidade dos demais ofícios, com cada um e cada uma - estudante, professor, coordenador pedagógico, diretor, conselheiro escolar, conselheiro de educação - que compartilhou e compartilha comigo ações de formação sob minha responsabilidade, ao longo de anos de profissão.
     Aprendo, muito mais que ensino, com cada ser que interage comigo nesta dimensão - planta, bicho, gente - com a consciência de que cada um, na sua particularidade e inteireza, contribui para meu processo de humanização, para alimentar minha vida de beleza e afeto.
     Hoje, no dia dedicado ao professor e a professora, quero pedir desculpas a quem porventura, no exercício do ofício, precisei ser dura ou indelicada, pois sou humana e, por vaidade ou equívoco, sou passível de cometer erros, ser injusta e incoerente.
     Quero agradecer infinitamente aos parceiros de caminhada, em todos os meus espaços de convivência reais e/ou virtuais. Obrigada pela oportunidade de aprender a ser amiga. Repito aqui o que sempre digo a alguns: OBRIGADA! Sinto-me um ser especial pelo carinho com que me acolhem, me mimam, respeitam meu jeito de ser e estar no mundo. Vocês me fazem melhor, mais gente, mais feliz.
     Obrigada por cada mensagem- poesia para o meu coração! Saibam que cada comentário, recadinho, prece, poema, dizeres de amor, alegria e celebração, guardarei no meu BAÚ de lembranças mais caras. Um abraço de muito, muito carinho!!!!

Abracei o mar na lua cheia, abracei
Abracei o mar....Me molhei no mar
E nada pedi
Só agradeci...Abracei o mar
                    Gerônimo / Vevé Calazans