Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda



Texto

Definição de amizade

AMIGO...

Nem todo mundo tem o dom de fazer amigos...de ser amigo.
Poucos compreendem a real dimensão desta palavra; mas alguns ainda prezam por seu significado.
Muito mais que possuir mil pessoas adicionadas como “amigo” em um site de relacionamentos. Mais que ter uma extensa lista de contatos no MSN, ou desejar “feliz aniversário” porque viu o lembrete do orkut.
Entenda-se por amigo aquele que, mesmo em sua ausência, jamais deixa de ser presente.
Que mesmo sem palavras, nos transmite a mais linda mensagem, no momento oportuno.
Que sem fazer força, consegue aliviar a nossa dor mais profunda...
Que sem a necessidade de explicações, nos entende e nos ajuda...
Que faz de um simples telefonema o momento mais sublime do dia...
Aquele que tem colo...ouvidos...que tem abraço...
A internet me diz que amizade “é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o connhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.”
Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
Amizade é o que há entre nós...
É o que construimos ao longo de nosso auto e mútuo-conhecimento; e isso faz-se expressar nos momentos em que sorrimos juntos, em que choramos juntos, em que vibramos juntos, em que torcemos um pelo outro. Em que com o coração na mão, aflito, aguardávamos juntos o momento de comemorar mais uma vitória!
Alguém, em um blog, definiu amigo como “pessoa do sexo oposto que tem esse ‘não sei o quê’ que elimina toda intenção de querer deitar-se com ela.”
É mesmo difícil definir algo tão complexo e pessoal, que mesmo aquele que sente se acha incapaz de explicar, mas um escritor chamado Marcelo Batalha foi quem conseguiu se aproximar mais daquilo que tenho por amizade, quando ele diz em seu texto que “Amigo é quem te dá um pedacinho do chão,quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se éo sonho que lhe faz falta. Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer com você já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.
É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que o reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto oseu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.
Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor,náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.
Amigo é aquele que o lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que o ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.
Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.
Amigo é aquele que diz a você: "eu o amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem o ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.”
Resumindo tudo isso, a minha definição de amizade é esta: Eu e Você.
Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 07/11/2008
Reeditado em 09/08/2011
Código do texto: T1270977

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (SODRÉ, Marcos C. A.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Marcos Sodré
Armação de Búzios - Rio de Janeiro - Brasil, 31 anos
282 textos (78353 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/14 09:22)