UMA GUERREIRA DE SAPATILHAS DE PONTA.

Seria muito fácil para mim, falar de Eliana Cavalcanti, pois, além de ser minha prima, ela também é minha tia (casou com o Carlinhos, irmão de meu pai); minha madrinha de vela no meu batismo; e madrinha da Adriana, minha filha do meio. Porém, mais fácil ainda, é falar da bailarina, coreógrafa, professora de balé, fundadora da primeira e mais tradicional escola de balé do Estado de Alagoas!

Eliana Maria Moreira Cavalcanti Lins, a Guerreira de Sapatilhas, nascida em Maceió, em tenra idade transferiu-se junto com seus pais para Olinda/PE, e desde cedo dedicou sua vida à Arte da Dança. No mesmo conservatório onde aprendeu a dar os primeiros saltos, por sua dedicação e disciplina, foi convidada a ensinar. Muito jovem , já tinha responsabilidade suficiente para tomar conta de uma turma e exigir de suas alunas no Recife, a mesma disciplina com que encarava a vida profissional!

Também ainda jovem, teve que decidir entre o casamento ou a vida artística no sudeste do país. Optou por se casar e vir morar em Maceió (para a felicidade da cultura e da arte alagoanas), onde fundou a Escola de Ballet Eliana Cavalcanti, que foi a primeira escola de Ballet Clássico em Alagoas.

Neste ano de 2008 a Escola completou 35 anos de excelentes serviços prestados à sociedade alagoana, e Eliana completou 50 anos de inteira dedicação à Arte da Dança!

Estes 50 anos representam uma vida de disciplina, profissionalismo e amor, que amalgamados, resultaram nesta linda história de lutas em prol do engrandecimento da arte no Estado de Alagoas.

Foram muitos prêmios ofertados à bailarina Eliana Cavalcanti; à Escola de Ballet Eliana Cavalcanti; e ao grupo de dança Ballet Íris de Alagoas, criado por Eliana, e que recebeu vários prêmios nacionais.

Nesta quarta-feira 19 de novembro de 2008, Eliana recebeu a Medalha da Ordem da Cruz dos Palmares, uma homenagem mais do que justa prestada pelo Governo do Estado de Alagoas a uma filha dedicada, que fez da sua vida uma bandeira de trabalho sério, um estandarte da Cultura e da Arte!

A homenagem aconteceu nos jardins dos Palácios do Governo do Estado de Alagoas: Palácio Velho (Martírios), Floriano Peixoto, que hoje é um museu; Palácio Novo, ou, de Vidro, Zumbi dos Palmares, atual sede administrativa do Governo.

Parabéns, Eliana! Você, por sua dedicação, disciplina, tenacidade, profissionalismo, e, acima de tudo, capacidade, alcançou o patamar das pessoas de sucesso! És, definitivamente, uma pessoa que FAZ. És verdadeiramente uma GUERREIRA DE ALAGOAS!