" OS ILUMINADOS"


POR ONDE QUER QUE ANDEM, DEIXAM O BRILHO DE SUA LUZ ENVOLVENTE...ESTIMULANTE E SEDUTORA!
SÃO HOMENS ILUMINADOS, COM LUZ PRÓPRIA COMO A DAS ESTRELAS!
EM GERAL, FAZEM PARTE DE CONSTELAÇÕES...!
JOSÉ MARIA PINTO BARCELLOS ERA UM DESSES.

A MEDICINA FOI PARA ELE, NA VERDADE, A SUA PRÓPRIA VIDA.
CERTAMENTE POR ISTO,CONSEGUIU DEIXAR MARCAS INDELÉVEIS NOS CAMINHOS DE TODOS QUE COM ELE,TIIVERAM O PRIVILÉGIO DE CONVIVER...!

FORMADO EM 1955, NA ENTÃO FACULDADE DA PRAIA VERMELHA,ATUAL ESCOLA DE MEDICINA E CIRURGIA. DEDICOU-SE DESDE O INÍCIO  A ANATOMIA PATOLÓGICA, ESPECIALIZADA EM OBSTETRÍCIA E EM GINECOLOGIA.

FOI NESSA MESMA ESCOLA, QUE REALIZOU A SUA CARREIRA UNIVERSITÁRIA E ONDE EM 1977,TORNOU-SE PROFESSOR POR CONCURSO PÚBLICO.

RESPONSÁVEL PELOS CURSOS CURRICULARES DE ANATOMIA E FISIOLOGIA PATOLÓGICAS DA ESCOLA MÉDICA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO, PROFESSOR TITULAR POR CONCURSO DE TÍTULOS DA FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS,PROFESSOR DO CURSO DE MESTRADO DE ANATOMIA PATOLÓGICA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, FORAM ALGUMAS DAS ATIVIDADES DOCENTES, EXERCIDAS POR JOSÉ MARIA BARCELLOS, EM SUA BRILHANTE TRAJETÓRIA PROFISSIONAL.

CONTRIBUIU DE FORMA INESTIMÁVEL NO CAMPO DA OBSTETRÍCIA E DA TOCOGINECOLOGIA, NA CITOPATOLOGIA E NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CARCINOMA, COM A PUBLICAÇÃO DE NUMEROSOS TRABALHOS.

RELEVANTE FOI A SUA PARTICIPAÇÃO NAS SOCIEDADES MÉDICAS,COM MAIOR DESTAQUE NAS SOCIEDADES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA BRASILEIRAS.

NAS SOCIEDADES BRASILEIRA, LATINO AMERICANA E
INTERNACIONAL DE CITOPATOLOGIA, OCUPOU CARGOS
DE DIREÇÃO E PRESIDIU VÁRIOS CONGRESSOS.
MEMBRO TITULAR DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA,
ORGULHOU A CITOPATOLOGIA.

SEU ENVOLVIMENTO NO PREPARO DE PARA MÉDICOS, CULMINOU NA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE CITOPATOLOGIA DA EX -FUNDAÇÃO DAS PIONEIRAS SOCIAIS, CUJA  PROGRAMAÇÃO E METODOLOGIA DE ENSINO, SERVIRAM DE MODÊLO NO BRASIL E NO EXTERIOR.

JOSÉ MARIA BARCELLOS, PERSONALIDADE ENVOLVENTE,,,!
POLEMIZAVA...CONTESTAVA...INDUZIA AO RACIOCÍNIO E ASSIM ESTIMULAVA!
MESTRE INCOMPARÁVEL, FOI SEMPRE O ALUNO DE SEUS AMADOS MESTRES, A QUEM SEGUIDAMENTE ELOGIAVA E SE MOSTRAVA AGRADECIDO ETERNAMENTE!
A FÔRÇA DE SUA AMIZADE JAMAIS FALTAVA! ERA O AMIGO SINCERO E FRATERNO QUE CHEGAVA!

PERDEMOS TODOS NÓS...PERDEU A ANATOMIA PATOLÓGICA E A CITOPATOLOGIA, UM DOS SEUS MAIS NOBRES, LEAIS E MAIS AUTÊNTICOS DEFENSORES!

OBRIGADA QUERIDO MESTRE E INESQUECÍVEL AMIGO!

" SÁBIO É O HOME QUE CONHECE ALGUMA COISA SOBRE TUDO E
TUDO SOBRE ALGUMA COISA.
O MAIS SÁBIO... É AQUELE QUE ESTUDA COMO SE FOSSE VIVER...
ETERNAMENTE E VIVE COMO SE FOSSE MORRER AMANHÃ1""

MARIA HELENA CAMPOS DA PAZ





Mariapaz
Enviado por Mariapaz em 28/02/2009
Reeditado em 26/05/2010
Código do texto: T1461402
Classificação de conteúdo: seguro