Feliz Dia Internacional da Mulher

Não me canso de lembrar as minhas alunas essa história. Uns apontam 120, outros falam que foram 130 mulheres assassinadas, queimadas vivas em Nova Yorque. Era o dia 8 de março de 1857, dentro de uma fábrica, uma indústria têxtil. Elas tingiam os tecidos para os exploradores enriquecerem-se ainda mais, elas, eram semi escravizadas, trabalhavam de 12 a 16 horas por dia, não tinham direito nem de amamentar seus flhos recém nascidos, não podiam nem mesmo guardar dieta. Assim que davam a luz, iam para a beira da máquina. Tudo isso, para ganhar menos de um terço do salário dos homens. Mesmo contra a vontade dos homens, a mulher conquista o direito de estudar, votar e de ser votada. Agora nos Estados Unidos a mulher ganhou mais uma de suas batalhas: o presidente Barack Obama decretou o fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres. Em média as mulheres ganhavam 20% a menos. Agora ganhará igualzinho aos homens! Parabéns.

No Brasil a mulher ainda ganha 20% a menos que um operário masculino, com excessão de algumas profissões mais elitizadas: promotora, professora, advogada, juiza entre outras. Entretanto, elas ainda ganham menos que o homem, mesmo fazendo a mesma coisa e exercendo a mesma profissão. Mas as mulheres não podem abaixar a guarda nessa luta, não temer a reação do sistema, devem lembra de Rosa Packer, primeira mulher negra a lutar contra o racismo nos EUA, Olga Benário que lutou ao lado de Luiz Carlos Prestes por um Brasil melhor e por isso foi entregue a Hitler de presente só porque era judia e comunista. Quem a entregou foi Getúlio Vargas, Olga morreu numa câmara de gás no campo de concentração nazista. Não esqueçam acima de tudo das mais de 100 mulheres queimada em 1857 para que hoje mulher, vocês estivessem onde estão. E para completar essa homenagem, vai aqui uma reportagem sobre mais uma de suas conquistas. O Congresso aumentou a licença maternidade, e o pai também terá agora 15 dias, ao ivés de cinco para cuidar da nova mamãe. Veja: Congresso aprova licença maternidade de 6 meses.

"A Câmara dos Deputados aprovou ontem um projeto que permite à mulher que tiver um filho gozar 180 dias de licença maternidade, em vez de apenas 120 como antes.

A decisão de dar mais dois meses de licença às novas mães será dos patrões, mas o projeto prevê que eles ganhem incentivos fiscais caso deixem suas funcionárias por 180 dias com os bebês.

Para entrar em vigor, o projeto ainda terá que receber a sanção do presidente da República." (pulsar)

Apesar dessa notícia, as mulheres vão ter que mostrar a sua força de luta, pois se depender daqueles patrões sem consciência, elas não terão os 6 meses de licença. A decisão de aumentar cabem aos patrões. O Congresso sempre deixa os trabalhadores nas mãos dos patrões, e foi isso que aconteceu mais uma vez com as mulheres. Por isso mulheres, lutem! Façam valer os seis meses de licença maternidade.

A licença paternidade também aumentou:

Em 07/08/2008 as 10h14 foi publicada a seguinte noticia: "Senado aprova licença-paternidade maior". Veja:

Publicidade do Agora

"Foi aprovado ontem na Comissão de Assuntos Sociais do Senado o projeto que aumenta de 5 para 15 dias a licença-paternidade -tempo de folga do pai após o nascimento do filho. O texto estende o direito a quem adotar uma criança.

A proposta é da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que também elaborou o projeto que amplia a licença-maternidade de quatro para seis meses e aguarda votação na Câmara.

Segundo o texto, os trabalhadores não terão prejuízo salarial nem poderão ser demitidos durante a folga.

O projeto segue para a Câmara. Se for aprovado, será encaminhado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O direito à folga começa um dia depois do nascimento do bebê. Caso o funcionário esteja em férias, a licença começará a ser contada após esse período.

"O projeto terá grande alcance social e contribuirá para o fortalecimento da família brasileira", disse a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN).

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) é contra a licença-paternidade maior. Argumenta que ela diminuiria o tempo de serviço dos trabalhadores por mais dias e aumentaria os custos das empresas."

Parabens mulheres, agora o pai terá 15 dias para ajudar a cuidar do neném e da mãe durante a diéta. Apesar que 15 dias ainda é pouco, deveria ser 6 meses também, atá a deusa da vida recuperar-se completamente.

Agora, veja o que escrevi para vocês:

Mais que uma companheira:

Uma deusa!

Linda, mesmo quando enraivecida.

Hoje, 8 de março, é teu dia...

Rainha de todos os tempos: parabéns!

A todas as mulheres brasileiras

A mulher mãe, responsável pela vida

A mulher professora, responsável pela formação do cidadão

A mulher cozinheira, que sabe dar sabor a qualquer alimento

E por mais incípida que seja a vida, o dia dia ganha sabor com ela.

A mulher-medicina, que cuida da saúde

A mulher-maquinista e motorista, aeromoça, garçonete

A mulher lavadeira, que entre uma cantiga e outra, bate a roupa na pedra até ficar branca.

A mulher militante, política e bailarina

A mulher-gerente, senadora e protetora

A mulher amante, amada, artista e amadora

A mulher cantora, advogada, juiza e promotora

A mulher-delegada, competente administradora

A mulher que protege o filho, mesmo sendo um mal caráter

A mulher que dá a vida e salva, deixando vir ao mundo o Salvador

A mulher da que na História foi e é o símbolo mágico da vida

A ceramista, tecelã e coletora

Mulher que no passado foi agricultora

Hoje é metalúrgica, policial, e muito mais que simples ajudadora

Ela é mais que uma auxiliar, é mais que um ser que completa

É uma pessoa inteira e não deixa nada a desejar

Mulher que na história da evolução é a mãe de todos os homens

Luzia, Eva, Maria: sei lá que nome se pode atribuir-te

Rosa Paker, Olga Benário, Carlota Joaquina, Chiquinha Gonzaga

São tantas as suas virtudes mulher, que nem sei que nome dar

Talvez Camila, Caroline duas flores da minha vida

Quem sabe eu consiga terminar essa poesia

Por enquanto a deixarei incompleta

Pra que tú mulher, com teu charme e beleza, possa completar para mim os versos que ainda faltam

Hulisses sabia, que depois de uma batalha sempre iria te encontrar

Você tecia suas mortalhas, esperando o seu amado voltar

E quando via que ele não vinha, destecia o tecido, e começava tudo de novo

Até ouvir o ruido do guerreiro anunciando sua chegada

São e salvo ele vinha esperando o teu abraço

Mulher que é mais guerreira

Vencedora aguerrida

Tua história é feita de lutas

De percalsos e desafios

Quando precisou, deu o seu grito

Mesmo sendo reprimida

Lutou contra o maxismo

E agora mulher?

O mundo é todinho seu

Tomou conta do universo e dos nosso corações

Não és mais, apenas, a rainha do lar

És muito mais que isso

És a deusa encantadora

Que torna a vida mais bela

Suavizando as nossas dores

Transmitindo-nos a esperança

Faz a gente continuar.

Mulher-perseverança

Quem poderá te descrever?

És princesa, rainha...

És tudo!

E mesmo no universo masculino

Tua voz é a primeira

Nada se faz sem teu palpite

E na luta por dignidade mulher...

Você é a pioneira.

Notícias relacionadas a licença maternidade e paternidade foram extraidas dos sites:

PULSAR BRASIL - http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=3519

FOLHA OLINE - http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u430666.shtml