Homenagem à Dom Estêvão Bettencourt, OSB

(16/09/1919 – 14/04/2008)

Para falar acerca de Dom Estêvão Tavares Bettencourt, OSB, confesso que nos faltam as palavras... Pois falar de um homem santo como foi este, nos impõe uma tarefa de profunda dificuldade.

Creio que sua vida e obra, por si só, dizem tudo a seu respeito. Um homem de serena humildade, profunda cultura, grande espiritualidade, incansável defensor da sã doutrina da Igreja, sempre atento ao Sagrado Magistério, ao qual dedicava total obediência.

Ao longo dos seus 88 anos, passou a vida fazendo o bem, a exemplo de Nosso Senhor, constituindo-se verdadeiramente um alter Christus para aqueles que o conheciam e admiravam-no, e até mesmo para seus anônimos leitores da Pergunte e Responderemos, ou mesmo de seus inúmeros cursos por correspondência da Escola Mater Ecclesiae.

De sua obra, destacamos a grandiosa Revista Pergunte e Responderemos que por sua iniciativa e zelo apostólico, perdurou por nada menos que quarenta e nove anos, perfazendo um total de 555 (quinhentos e cinqüenta e cinco) edições. Obra magnífica, elogiada por alguns como a “Suma Teológica” dos brasileiros (1).

Dessa forma, não há outra homenagem a prestar a este mestre beneditino, que não seja a preservação e difusão da obra de sua vida: a defesa e a propagação da sã doutrina da Igreja, através da Pergunte e Responderemos.

Neste intuito, o Apostolado Veritatis Splendor, homenageia a Dom Estêvão Bettencourt, com a apresentação da Edição On Line da Pergunte e Responderemos (http://pr.veritatis.com.br/), disponibilizando gratuitamente pela internet (2), essa magnífica obra, para que sirva de referencia para quem busca conhecer a doutrina Católica.

“Dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria a Deus” (D. Estêvão Bettencourt, OSB)

In caritate Christi,

Leandro Martins de Jesus

Notas

(1) Comentário do Prof. Carlos Frederico Gurgel do seu texto “Filosofia e testemunho, em homenagem à D. Estêvão, publicado em Pergunte e Responderemos nº 552, p.251).

(2) O Apostolado Veritatis Splendor recebeu autorização de D. Estêvão Bettencort,OSB em 30 de julho de 2003 para a divulgação da Pergunte e Responderemos On line.

L.M.J.

14/04/2009.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 15/04/2009
Código do texto: T1541273
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.