Os Pioneiros

Muito se fala e se escreve sobre os técnicos da atualidade, mas poucos se lembram dos treinadores de outrora. Nós, nesta despretensiosa crônica vamos falar um pouco de técnicos que ajudaram o futebol brasileiro a ir se tornando o grande campeão do mundo de hoje.

Por exemplo, o S. C. Corinthians Paulista de 1928-29-30, Tri-campeão Paulista, que foi talvez o melhor time corinthiano de todos os tempos, cujo apelido era o “esquadrão de aço”, formava com: Tufi, Grané e Del Débio; Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Neco, Perez, Rato e De Maria, treinado por Vergílio Montarini. Esse time foi a base do Tri-campeonato.

Já no Palestra Itália,o treinador do Tri-campeonato de 1932-33-34 foi Humberto Cabelli que conseguia dar um padrão de jogo perfeito, e o Palestra teve três anos de muitas glórias. O time base do Palestra Itália era formado por: Nascimento, Carnera e Junqueira; Tunga, Goliardo e Tufi; Avelino, Gabardo, Romeu, Lara e Imparato.

Creio que os cronista de hoje pouco ouviram falar de Vergílio Montarini e de Humberto Cabelli, ou mesmo de Armando Del Débio, técnico do Palestra Itália campeão Paulista de 1942 e da Seleção Paulista, Campeã brasileira no mesmo ano. O Palestra de Armando Del Débio formava em 1942 com: Oberdã, Junqueira e Beluomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio Cristóvão Pinho, Romeu, Echevarrieta, Lima e Pipi. Na Seleção Paulista de 1942, a equipe de Armando Del Débio era: Oberdã, Junqueira e Beluomini; Jango, Brandão e Dino; Cláudio Cristóvão Pinho, Servílio, Milani, Lima e Pardal.

Em 1943, o treinador Joreca armou o São Paulo F.C. muito bem e formou uma equipe quase imbatível com King, Piolim e Florindo; Zezé Procópio, Zarzur e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Pardal.

Poucos se lembram de Ventura Cambon, treinador da S.E. Palmeiras no ano de 1943 e campeão paulista pelo Palmeiras em 1944. O Palmeiras formava com: Oberdã, Caieira e Osvaldo; Og Moreira, Dacunto e Gengo; Gonzáles, Lima, Caxambu, Viladonica e Jorginho.

Outros dois treinadores que devemos sempre recordar foram o argentino Jim Lopez, e o italiano Caetano De Domenico. Treinaram times grandes, mas quando eram técnicos de C.A. Ipiranga, S.P.R., C.A. Juventus, Comercial F.C., da capital, formavam bons times que o “trio de ferro” tinha muitas dificuldades para vencê-los.

Caetano De Domenico foi um grande estrategista do futebol. Por exemplo, em 1947, ano em que o Palmeiras, com o técnico Osvaldo Brandão, foi o Campeão Paulista, o C. A. Ipiranga, de Caetano De Domenico foi o quarto colocado com a seguinte equipe base: Osvaldo, Alberto e Sapóleo; Garro, Bernardi e Belmiro; Braz Peixe, Rúbens, Cilas, Bibe e Valter.

Nesse mesmo ano (1947), Jim López havia treinado a A. Portuguesa de Desportos cuja equipe base era: Caxambú, Lorico e Nino; Luizinho, Manuelão e Hélio Leite; Renato, Pinga II, Nininho, Pinga I e Simão. Essa equipe conquistou a terceira colocação nesse campeonato paulista.

Outra curiosidade aconteceu em 1947. O Palmeiras contratou o meia direita Arturzinho, que jogava na Lusa paulistana desde 1939, sempre se destacando por seu futebol objetivo e muito clássico. Arturzinho foi ser campeão pelo Palmeiras, talvez o único título em sua carreira. Ele jogou com Oberdã, Caieira e Turcão; Zezé Procópio, Túlio e Valdemar Fiúme; Lula, Arturzinho, Osvaldinho, Lima e Canhotinho.

Outros técnicos que merecem ser lembrados são Camisola e Beluomini no Guarani F.C., de Campinas, de 1944 e de 1949. Em 1944 o Guarani F.C. foi campeão do interior. O profissionalismo não havia chegado ao interior, mas ser campeão do interior era uma tarefa muito difícil, pois todas as cidades tinham grandes times, sempre bancados por banqueiros ou políticos de grande poder aquisitivo.

O Guarani F.C., de 1944, formava com: René, Nenê e Tiziani; Fricote, Silva e Pavuna; Alemão, Piolim, Zuza, Caio e Machadinho.

Em 1949 o Guarani ascendeu à 1a divisão de profissionais com esta equipe base: Arlindo, Orestes e Grita; Godê, Luiz de Almeida e Alcides; Dorival, Chiquinho, China, Piolim e Zico. O treinador era Beluomini.

Em outra crônica vamos homenagear outros técnicos que não participaram desta e que também foram importantes para o desenvolvimento de nosso futebol.

Laércio
Enviado por Laércio em 21/04/2009
Reeditado em 12/06/2009
Código do texto: T1550986