CASUAL OU CAUSAL

CASUAL OU CAUSAL

Por diversas vezes somos criticados quando erramos. Diz o jargão popular que: “errar é humano”, mas podemos acrescentar uma variante para este clichê: “depende do erro”. Um dos maiores escritores brasileiros de antanho, Monteiro Lobato afirmava que: “A luta contra o erro tipográfico tem algo de homérico. Durante a revisão, os erros se escondem , fazem-se invisíveis. Mas, assim que o livro ou artigo saem, tornam-se visibilíssimos, verdadeiros sacis vermelhos a nos botar a língua em todas as páginas. Trata-se de um fenômeno que a ciência não conseguiu decifrar”.

Existe um profissional conhecido como Copy Desk, ele é um homem chave para qualquer empresa jornalística, ou para quem trabalha com mídia escrita. Ele é o profissional responsável pela correção de textos em meios de comunicação escrita. A sua tarefa é detectar e corrigir gralhas e erros gramaticais e lexicais nas peças e outras escritas. Na página 10 do grande jornal o Povo, do qual sou assinante, uma palavra me chamou a atenção e faz parte de uma matéria envolvendo policiais. No quadro E Mais vemos a palavra embriaguês, no entanto a maneira correta é embriaguez.

Temos outras, mas não citaremos por questão de ética. Um jornal da qualidade do Povo não pode dar-se ao luxo em cometer tantas gafes, mas cremos que os deslizes cometidas, são com o intuito de acertar. A mídia que se preza não pode discriminar o colaborador só por de críticas ou comentando alguns erros encontrados no determinado jornal (O Povo). Publicar só elogios é água com açúcar qualquer ser vivente pode beber sem medo.

Caros amigos do jornal o Povo de fortaleza em dizer que determinadas matérias não são publicadas pelo tamanho é ignomínia, visto que o colaborar é uma pessoa simples. Se partir de uma autoridade conhecido é bem provável que o jornal publique página inteira. Pensem nisso!Afinal todos nós erramos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/04/2009
Código do texto: T1568510
Classificação de conteúdo: seguro