"Almas benditas"

Quase cinquenta e seis anos são passados da colação de grau da então normalista YVONNE no tradicional estabelecimento de ensino "Instituto de Educação Dr.Álvaro Guião" em São Carlos, importante cidade do interior paulista conhecida hodiernamente como a "Capital da Tecnologia". Mesmo sendo, oriunda de uma família abastada, a novel professora não hesitou em contrariar expressamente a vontade paterna, alçando voo rumo aos grandiosos caminhos interioranos do Estado bandeirante a fim de lecionar.

Nestas localidades, a iniciante no "sacerdócio do magistério" se deparou com múltiplas e díspares realidades econômicas que muito a ensinaram a entender ao longo de seu existir a complexidade do ser humano em diferentes épocas e arquétipos sociais.

Cumprindo bem e fielmente o seu mister, a mestra Yvonne finalmente chega à Capital do Estado de São Paulo, onde primeiramente presta serviços educacionais na "Casa de Infância do Menino Jesus" situada no Ipiranga, utilizando o método pedagógico de Maria Montessori, com adaptação de Lubienska de Lenval. Posteriormente, vem a efetivar-se como professora especializada exercendo seu lapidar magistério nas classes pré-primárias da "Escola Estadual de Primeiro Grau Buenos Aires",localizada no bairro de Santana (SP).

Neste mesmo tempo,YVONNE vincula-se à prestigiosa "Associação de Voluntárias do Hospital das Clínicas de São Paulo", oportunidade em que pôde travar inúmeros conhecimentos com distintos membros da honrada classe médica.

Dentre os aclamados doutores,destaca-se a alma boa e gentil do pediatra emérito Dr.PAULO EIRÓ GONSALVES,renomado profissional que nos dias de hoje ainda exerce seu labor em seu consultório nesta mesma urbe.Paralelamente, à sua atividade profissional dedica-se à literatura, escrevendo inúmeras obras de conteúdo médico dirigidas ao público em geral.

Não poderia olvidar, outrossim da personalidade ímpar do saudoso Dr. OCTAVIO RIBEIRO RATTO, um dos fundadores da Colenda ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, (hoje UNIFESP) e seu primeiro titular da Cátedra de Pneumologia.

Recordando, acerca das diversas passagens envolvendo tão magnífico ser humano, minha mãe YVONNE não se esquece de rememorar o seguinte fato:após consultar-se, dirigiu-se ela à secretária Elza com o fito de efetuar o correspondente pagamento; sendo na ocasião polidamente interrompida pela gentil senhora. O admirável doutor e catedrático negava-se a receber a contraprestação devida, alegando que nada poderia cobrar de uma COLEGA!

Despindo-se das fúteis vaidades que envenenam os homens em seu cotidiano, o Ínclito Dr. OCTAVIO RIBEIRO RATTO, punha em prática em seu agir o tão propalado primado da IGUALDADE; ideal alentado pela Humanidade desde os seus primórdios,mas infelizmente por muitos ainda ignorado nos dias que correm.

Em um dia previamente designado pelo destino duas límpidas almas se encontraram nas dependências do Tênis Clube Paulista (sito no bairro da Aclimação- SP), associadas que eram de tal agremiação. Maravilhada pela "beleza espanhola" do jornalista RAMON ÁUREO (já de saudosa memória) e principalmente por seu alto nível de intelectualidade, cultura e despreendimento a jovem professora, decide por fim casar-se.

Passados alguns meses do matrimônio minha mãe engravida e malgrado,ter se acutelado devidamente no período gestacional não ingerindo álcool ,nem tampouco fumando, é surpreendida por um parto prematuro.

Eu, então venho ao mundo com apenas oito meses de gestação, pelas hábeis e abençoadas mãos do renomado obstetra Dr. AWAD DAMHA, conterrâneo de mamãe e colega de meu tio Dr.SÉRGIO FERRAZ ROCHA ("in memoriam"), na então ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, atual UNIFESP.

No decorrer dos dias,meus pais constatam minha intolerância ao leite de vaca e ato contínuo comunicam tal fato ao meu tio Sérgio, o qual prontamente passa a dispensar aos meus pais com muito carinho e diligência as instruções e procedimentos medicamentosos pertinentes. Amparados pela serenidade e competência indubitáveis de meu tio SÉRGIO, meus pais puderam então vislumbrar um futuro promissor para mim; ainda que para tal concretização tivessem que se dedicar deveras.

Leal servidor do povo brasileiro, meu tio que à época dos fatos era Major Médico da Aeronáutica,(graças aos seus irrefutáveis méritos granjeou a patente de Coronel Médico) exercendo sua ciência nas mais diversas plagas do território nacional, não poderia, destarte ficar inteiramente responsável por minha assistência médica.

Por esta razão, meus pais houveram por bem procurar os Insignes pediatras Drs. ALBERTO JOSÉ MARTINS RIBEIRO e PEDRO ANTÔNIO ARMELLINI, em seu antigo consultório da Rua José Maria Lisboa, nos Jardins,também na urbe paulistana.

Emergem das minhas lembranças, as veneráveis figuras destes entes singulares, os quais sempre tiveram como linhas mestras no exercício de suas digníssimas profissões, a ética consubstanciada em atos prontos a aliviar o sofrimento físico e psíquico de seus clientes e familiares. É sabido e consabido,que só os detentores de verdadeiras e fulgurantes vocações agem como sempre o fizeram os Drs. ALBERTO JOSÉ MARTINS RIBEIRO e PEDRO ANTÔNIO ARMELLINI,como se fossem realmente mensageiros de esperanças e boas novas trazendo consolo a quem efetivamente necessite.

Como a conduta profissional destes brilhantes médicos foi adequada ao quadro clínico apresentado, eu não apresento qualquer sequela da primitiva alergia à lactose,podendo me alimentar com fartura e grande variedade nutricional.

O passar dos anos seguramente não apagará o brilho inigualável das excelsas virtudes destes seres humanos sábios e generosos, cuja fraternidade, decência e AMOR ao semelhante servirão de paradigma a todos aqueles que em algum momento de suas vidas quiserem ostentar os reais predicados dos " HOMENS DE PROL"!