UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO

Um dia, já tem uns dez anos, visitei um homem sábio. Recebeu-me com generosa cortesia e, numa conversa que foi longa, contou e mostrou-me muita coisa sobre sua vida. Fiquei encantado com a sala onde guardava lembranças dos países que visitara. Dissertou sobre suas poesias, falou dos livros que escrevera e, principalmente, frisou a importância da educação, para transformar crianças em verdadeiros e felizes cidadãos.

Tomamos chá com bolachas enquanto a conversa prosseguia gostosa, fazendo-me sentir diante de um pai bondoso, que amorosamente procura repassar seus conhecimentos e experiência de vida. Em dado momento, o tema ecologia entrou em pauta. Então, incentivei-o a falar sobre o assunto, por que conhecia sua vasta experiência. Seus olhos brilharam e disse, com orgulho incontido, o quanto gostava do contato com as crianças, em suas palestras escolares.

Ressaltou a importância do respeito que o ser humano deve ter pela natureza. Frisou que quando uma criança planta uma árvore, nunca esquece. E que esse ato ajuda a formar um caráter amoroso. Por isso, se um dia, ela deixa sua terra natal, onde quer que vá, será sempre uma pessoa querida. Além disso, jamais esquecerá sua terra natal. Falou também, sobre o quanto amava o Brasil e, especialmente, Carlópolis, a Sentinela do Paraná!

Contou que quando fundou a Colônia Japonesa, em 1949, escolheu o nome Teolândia, por que significa “Terra de Deus”. Finalmente, quando elogiei sua bela casa, e o lugar maravilhoso em que se localizava, confessou que quando a represa chegou, com paciência, pesquisou, até encontrar o lugar do por do sol mais belo que já viu, e ali construiu sua morada.

São dezenove horas e quarenta e quatro minutos, do dia 05 de março de 2009. Lembrando-me daquele dia, sinto-me honrado em dedicar um pouco do meu tempo para fazer este pequeno registro, em homenagem a Sunao Ito, o Sábio que com seus 96 anos, muito bem vividos, hoje se despediu de todos nós.

Imigrante, Poeta, Escritor, Cidadão Honorário do Paraná, de Carlópolis e do Rotary Club, Ecologista e, acima de tudo, um exemplo a ser seguido.

Obrigado, Sunao Ito, por ter nos ensinado a amar natureza e o por do sol!

Lázaro Alves

05/03/2009