Ser mãe

Qual a hora certa para ter um filho?

Não importa quão cheia de atividades seja a vida de uma mulher, mas ela lida, consciente ou inconscientemente, a cada mês, com a possibilidade de ser mãe.

Ser (ou não ser) mãe é uma decisão que se renova no mínimo mensalmente, junto com o útero.

E é numa destas voltas do ciclo da vida que você pode se ver exigindo uma resposta definitiva.

O tempo passando e, discretamente, fui preparando o terreno para criar, conceber, engravidar...

E se digo discretamente é porque camuflei os preparativos para esta nova fase até para mim mesma. Comecei tomando uma vitamina, só para manter a saúde. Como se não fosse nada a dosagem caprichada de ácido fólico. E logo estava no meio de uma conversa mais séria com o parceiro sobre ter filhos, papo que começou como brincadeira e se aprofundou em discussão acalorada.

Mas uma vez que o tema entra em pauta, o pior é encarar as suas próprias objeções. Do que você tem medo afinal? E a resposta a esta pergunta veio rápida: de tudo, mas principalmente de mim mesma.

Fui tirando receio por receio, um de cima do outro, desvendando as múltiplas camadas desta grande questão. E lá no fundo encontrei algo assombroso. Foi nesse ponto que encontrei o maior dos meus temores: o de deixar de ser absolutamente sozinha.

A gente sai da casa dos pais, se distancia de amigos, troca de emprego ou profissão, transforma marido em ex, mas filho é para sempre.

Sei por experiência de vários embates o tranco de muita coisa pesada, que enfrentamos ao longo da vida, mas minha coragem se vai quando imagino que meu filho pode ter que passar pelas mesmas provas. Minhas múltiplas cicatrizes passam de medalhas de honra a sinais dos perigos do mundo. É como, já escaldada pela vida, entregar o coração de bom grado para outro ser carregar e ficar assistindo de longe o portador subir na corda bamba pela primeira vez.

Ser mãe é padecer no paraíso...

A recompensa é o sorriso, o abraço e o EU TE AMO...

Infelizmente é impossível evitar que os filhos sofram, cresçam e germinem sementes, contudo a mãe sempre estará ao seu lado: confortando, abraçando, perdoando e amando incondicionalmente e eternamente; este é o elo mais forte da vida ...SER MÃE...

Valéria Oliveira