Lendo e Reescrevendo Eliana Pontes — nome do livro escrito pelos alunos da Escola Estadual Básica, Juscelino Kubitschek, no bairro de Barreiros, município de São José, SC, inspirado nas obras Um Coração Aberto em Florianópolis e Fábulas Reais.

Foram várias as homenagens durante todo o dia do evento (13/10/2003). Os alunos pintaram quadros e fizeram colagens sobre os temas dos livros. Ergueram, no pátio da escola, um varal com desenhos em papel sulfite. Apresentaram músicas, danças e discursos. Sentaram no chão do pátio e, um a um, se levantou para recitar uma de minhas poesias. Depois de cada título, alguém se ergueu para colocar sua versão pessoal de minhas mensagem.

No final das visitas em sala de aula, recebi cartões e flores de vários tamanhos. Conduziram-me para a Sala dos Professores e lá estava uma mesa lotada de salgadinhos, doces e sucos, preparados, em casa, pelos próprios alunos -mais uma agradável e saborosa surpresa. Experimentei todos os deliciosos quitutes sugeridos pelos adolescentes! Engordei feliz da vida!

Ao sair da escola, ainda na garagem, fui impedida de passar porque um carro com orelhas de auto-falantes entrou ecoando minha biografia, meu projeto e livros - tudo ao som da música de Gonzaguinha "... Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar, a certeza de ser um eterno aprendiz, eu sei que a vida podia ser bem melhor e será..."

Quando levantei meus olhos para o prédio da escola, as janelas estavam lotadas de mãos e vozes cantarolantes. Fizeram uma roda de professores e alunos ao meu redor e quiseram que eu desfilasse. Fiquei entre lágrimas, resgatando a alegria da adolescência.

Foram agradecimentos que geraram muitas lágrimas, pelas variadas formas de homenagearem, além do longo período que dispuseram para esta finalidade. Aquele era um casamento perfeito entre o escritor e o leitor.  Meu coração aplaudia com todas as forças, senti o próprio Deus festejando o meu ser e fazer. Aquele era o auge de uma luta de amor identificado com "selo de qualidade".

Eliana Pontes
Enviado por Eliana Pontes em 07/07/2009
Reeditado em 17/11/2009
Código do texto: T1687341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.