Eliana, é um prazer para nós, manezinhos da ilha, ter uma autora como você, aqui na nossa cidade. Gostaria de desejar boa sorte no novo livro. Não sou muito de ler, mas quando li o seu livro descobri que têm pessoas boas que sabem usar sua inteligência. Espero conhecer você na minha escola dando palestras e explicando mais coisas sobre sua obra. Se não for você que ler este e-mail gostaria que lhe passassem pois é muito bom transmitir coisas boas para que a escritora se anime a continuar no que está fazendo.
J. Ensino Médio

Oi, Eliana Pontes, o pessoal da minha turma gostou de seus livros. Amei suas poesias. Tem uma que eu já sei de cabeça: Um sonho floresceu em todos os canais de televisão. O sonho de um astronauta que teve a força de colocar o mundo em suas mãos. Continue assim!
T.N. — 24/06/03

...Tenho 14 anos e adoro poemas. Dá para ver que suas poesias saem do seu coração. Também faço poemas e vou te mostrar quando você vier para o colégio... Lhe imagino meiga e alegre...
M. — 25/06/03

Eliana, você é um grande exemplo de pessoa, competente, dinâmica, batalhadora, amiga e acima de tudo, muito importante para Deus e para todos nós.
Alunos e professores da Escola Juscelino Kubitschek
F. — 7ª série

Sempre gostamos de poesias, mas essas são especiais pois levam na capa do livro o nome de Florianópolis, nossa cidade. Nossas aulas de poesias são super boas e com uma professora excelente, ficam mais legais.
F. — 7ª série

A poesia, Sofri uma Cirurgia de Emergência, é muito interessante porque fala do momento em que sofremos quando sentimos falta de alguém. As aulas de poesias são mais interessantes, pois de aulas cansativas se transformam em criativas e podemos expressar os nossos sentimentos. Isso sim é aula!
A.F. e J.P. — 7ª série 

Nós gostamos da poesia Florianópolis Mágica porque fala das belezas de Florianópolis... As aulas de poesias são legais porque despertam a sensibilidade de quem as lê.
D, G. e V.— 7ª série     
                                        
A poesia que mais gostamos foi O Amor da Ilha. A parte que mais gostamos foi: o amor não tem armas, tem dotes, pois não fala em violência e sim em coisas boas. É uma das mais bonitas.
A. e L. — 7ª série

O livro de Eliana Pontes é profundo porque faz com que as pessoas que estão lendo pensem na vida e veja como é boa. Eu sei o que o livro quer dizer, ele explica que a vida tem muitas coisas importantes. Aulas com poesias fazem o aluno refletir e pensar melhor sobre tudo.
T.C.P.— 7ª série

O amor mostra todas as vidas que existem na mágica Floripa - Gostamos do livro porque pudemos conhecer melhor a poesia. As aulas com poesia são bem humoradas e despertam as sensibilidades. Agradecemos à autora por ter dedicado seu tempo conosco.
C, G. e M.— 7ª série

Um sonho floreceu... – Gostamos porque fala do sonho de ter o mundo nas mãos. Aulas de poesias são boas porque fazem ir longe sem sequer sair do lugar.
T. e  P.— 7ª séries

Eliana Pontes nasceu em São Paulo e reside em Florianópolis desde 1992. Começou escrever crônicas na adolescência em um livro de ata de 100 páginas, em baixo da escada de sua casa. O tema que escolheu para fazer o livro foi inspirado no amor que sente pela Ilha. Ela tem a missão de doar seus livros para as escolas públicas com o objetivo de incentivar crianças a lerem mais.
P. — T. e F.

Eliana Pontes mostra em sua obra que é apaixonada pela Ilha e pela sua natureza. Ela escreve livros e doa para incentivar a leitura e ajudar os alunos que um dia pretendem ser escritores.
A.F.G.

Pude perceber, através de seu livro que enfrentou muitas batalhas e está vencendo a cada dia. Quero que ela saiba que é muito especial para mim e para Deus... que além de dar a vida lhe deu esse lindo dom!
B.C.S.

Você fala palavras bonitas de se dar inveja. Muito obrigado pelos livros e pela beleza de seus livros. Você mora aqui desde o ano em que nasci. Então você tem minha vida em suas mãos.
V. — 5ª série

Oi Eliana, tenho treze anos e sou líder da nossa turma. Nós temos aqui na escola uma aluna que escreve poemas bonitos também... Voltando ao assunto eu e todos os alunos ficamos encantados de coração com as suas  poesias. Viva Eliana Pontes!
A. — 6ª série

Tenho 11 anos e completei dia 10/06/03. Do livro Um Coração Aberto em Florianópolis, a poesia que mais gostei foi Amor da Ilha e queria que você me desse um autógrafo AQUI:......................................

A Escritora (título) — Eliana Pontes é uma grande escritora, muito legal e simpática. Falou da importância de ler um livro. Eliana expressa os seres sem vida em seres animados. Ela entrou na sala abrindo seu coração, contando tudo desde o início de sua carreira...
J. — 8ª série

Achava que nunca iria conhecer Eliana mas ela teve a boa vontade de comparecer à escola e nos explicar seus livros. Cada vez vou aprender a gostar mais deles. Sua participação foi ótima; aprendemos, tiramos dúvidas, pena ter sido apenas duas aulas. Quero que sempre escreva.
N. — 8ª série

Uma das coisas importantes que percebi ao conhecer Eliana Pontes pessoalmente é que tem muito carisma... Percebi que tem um conhecimento muito bom sobre poesia. Suas obras são muito boas e fazem a gente gostar cada vez mais de poesias.
V. — 8ª série

Gostei da obra e acho que todos gostaram...Achei a autora um pouco tímida porque ela parecia tão extrovertida em seus poemas. Ela nos mostrou que com poucas palavras se faz um poema. Tudo que ela vê vira uma poesia, desde uma caneta até uma flor. Ela sabe se expressar!
M. — 8ª série

Uma Visita Importante (título) — A vinda da Eliana Pontes à nossa escola foi muito legal. Nós rimos e falamos sério. Ela falou da importância de ler um livro, escrever mais, exercitar nossos conhecimentos. A autora é muito simples. Não são aqueles escritores que se acham o máximo! Seus livros são muito criativos e falam de coisas que acontecem no nosso cotidiano. Seu outro livro fala do amor que sente por Florianópolis. Realmente é uma escritora de primeira: simples, sabe como se expressar e acima de tudo, original e criativa.
G. — 8ª série

Eliana Pontes se mostrou simpática, educada e competente. Sempre é muito bom receber visitas de pessoas assim, tão queridas e dedicadas. Mostrou que cada uma de suas poesias tem um significado legal. Também se mostrou humilde e brincalhona. Tomara que se torne uma das melhores autoras do mundo. Beijos.
E. — 8ª série

Eliana Pontes falou sobre sua convivência em duas cidades diferentes: São Paulo e Florianópolis. Também como foi difícil publicar seus livros. Gostei quando falou que foi mostrar suas poesias para um homem e ele saiu correndo com suas folhas e ela saiu atrás dele, até que esticou a mão e conseguiu recuperá-las. Eliana superou as dificuldades e hoje suas poesias percorrem as escolas. Quando a professora chegou com os livros já comecei me interessar pelo trabalho da grande autora, Eliana Pontes.
A. — 8ª série

A Palestra da Eliana Pontes para a Sala (título) —  Ela apresentou seu trabalho muito bem, respondeu as perguntas com muita calma e clareza. Em Florianópolis sentiu a sensação de liberdade e inspiração para escrever por causa da natureza, praias, etc...Enfim foi uma bela palestra.
J. — 8ª série

Uma grande autora (título) — Numa 2ª feira do dia 14 de julho de 2003, por volta das 10 horas, chegava uma grande autora chamada Eliana Pontes para dar uma palestra sobre seus livros Um Coração Aberto em Florianópolis e Fábulas Reais. No primeiro livro ela quis demonstrar vários períodos de sua vida aqui em Florianópolis. O segundo foi um livro escrito em São Paulo, há muito tempo atrás, mas só teve oportunidade de publicá-lo, aqui. Ela tirou dúvidas e se mostrou muito simpática, competente e alegre. Desejo conhecê-la ainda mais pois é uma grande autora que luta pelo que deseja.                   
M. — 8ª série

É muito importante nós estudantes, assistir uma palestra. Eliana Pontes deu uma boa explicação com muita simpatia. Fizemos um monte de perguntas e ela mostrou que sabe. Deu autógrafo com muito carinho. Gostaria que viesse mais vezes para nos visitar.
W.L. — 8ª série

Acho que a maior parte da sala nunca havia falado com uma escritora. Estávamos ansiosos para conhecê-la. Eu me perguntava, como ela reagiria ao nos conhecer? Como iríamos reagir ao vê-la? Tudo estava tranqüilo quando ela entrou na sala de vídeo. Foi simpática ao abrir seu coração para nós, contando desde o início de sua vida. Achei muito simpática, alegre e divertida. Adoraria ter outra palestra novamente.                              
A. — 8ª série

Palestras são muito boas para os alunos aprenderem melhor e se interessar mais nas aulas. Não fica uma aula muito chata. Também a escritora Eliana Pontes é uma ótima autora e legal! Além de ir às escolas, se importa em saber o que as pessoas acham do seu trabalho. Imagine se todos os escritores fossem iguais a ela, o mundo da literatura e poesia seria um mundo quase perfeito!
M. — 8ª série

Uma Escritora Diferente (título) — Foi a primeira vez que falei com uma escritora. Ficava pensando...como reagiria ao nos ver. Quando ela começou a falar demonstrou simpatia e muita imaginação. Eliana Pontes é uma escritora diferente porque fala com seus leitores! Demonstra o que sente, não só escrevendo mas conversando. Eliana, o livro que autografou guardarei com carinho. Desejo sucesso na sua carreira e que seja feliz!
C. — 8ª série

Eliana Pontes sabe como fazer você prestar atenção no que diz. Se expressa muito bem, escreve com o coração. Se vê que é uma mulher feliz. Meus parabéns por ser uma excelente escritora e muito legal! Além de tudo doou seus livros para nos incentivar a se expressar melhor. Tanto Um Coração Aberto em Florianópolis, quanto Fábulas Reais, são ótimos livros.
Aluno da Escola “Profª Laura Lima”

Foi bem legal a escritora ter vindo aqui na escola. Os escritores são um pouco tímidos porque falam sobre sua vida. Os livros de Eliana Pontes são muito interessantes porque expressam abertamente o que sente por Florianópolis e como era sua inspiração em São Paulo, através da obra Fábulas Reais. Afinal, gostei muito dela.
E. — 8ª série

Ela nos ensinou que quando quisermos algo teremos que correr atrás. Por isso hoje Eliana é uma escritora de primeira qualidade...
S. — 8ª série

...Gostaria que ela passasse para nós os outros livros que vai fazer e que ela viesse mais vezes...
I. — 8 série

... O livro de Eliana Pontes mostra como nossa Ilha é maravilhosa; suas poesias, nossa cultura, nossos pensamentos... Com um pouco de imaginação nos fez conhecer um mundo diferente, fugindo do real. A vinda de Eliana Pontes nos fez aprender como interpretar um livro. Agradeço sua visita e espero que volte novamente.
L. — 8ª série

Ela veio com seu sorriso irradiando felicidade, entrou um tanto envergonhada mas pronta para deixar sua mensagem. Respondeu nossas dúvidas com alegria e energia e falou sobre sua vida pessoal. Eu estava feliz.
M.R. — 8ª série

Um Encontro Fantástico (título) — Eliana Pontes teve grande consideração conosco em vir aqui. Tivemos um encontro interessante, onde ela falou como veio à Florianópolis e como começou escrever suas poesias. Ficamos sabendo um pouco sobre sua história e ela ficou sabendo o que achamos dos livros Um Coração Aberto em Florianópolis e Fábulas Reais. Estamos entusiasmados para ver seu novo livro.
A. — 8ª série

Eliana Pontes
Enviado por Eliana Pontes em 07/07/2009
Reeditado em 11/09/2009
Código do texto: T1687618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.