PAI,

Paternidade,Amor, Incomensurável.

Neste segundo domingo, 09 de agosto, que é dedicado aos pais, você não está para um abraço, um beijo e uma declaração de amor, como sempre fiz ao longo destes anos de dedicação,amor, de alegrias, de carinho e também de algumas tristeza, como tem acontecido nestes últimos anos desde a morte de minha inesquecível mãe.
Sempre falo que na minha vida não existe espaço para ídolos. Que Cristo, sim, é meu único e verdadeiro ídolo. Por ELE faria e farei qualquer tipo de sacrifício e correria qualquer tipo de risco. Mas você e minha mãe, são a formula mágica da minha existência e jamais poderei negar que o amor que sinto por vocês faz desperta em mim, uma admiração muito especial, uma gratidão enorme e um respeito muito superior que me levam a ter uma espécie de veneração por vocês. Pensando assim, acho que tive dois ídolos em minha vida, uma vez que segui todos os seus ensinementos. Sempre medi as palavras quando me dirigia aos senhores, tinha medo de desrespeitá-los ou de magoá-los. Procurei reconhecer o sacrifício que foi a vida de vocês para criar os nove(9) filhos e mais alguns que apareciam a procura de um lugar para ficar durante o ano letivo. Nossa casa sempre esteve cheia e quando alguém batia à porta, em busca de ajuda a resposta que sempre ouvi foi- “ a panela onde come 11, come 12, 13....etc e nunca negou nada a quem precisava. Você costumava dar aos outros as mesmas coisas que dava aos filhos, para não deixá-los constrangidos e não se sentirem inferiores a nós. Pai, são tantas as coisas que lembro a título de fazer justiça, que você praticava, que os imitei em muitas coisas, inclusive a de dar abrigo, ter sempre uma palavra amiga para todos que vieram a mim, em busca de ajuda.
Jamais esquecerei da vida de sacrifícios que levamos durante a infância em função das inúmeras mudanças, às vezes, até 2 ou 3 vezes durante o ano em função do seu trabalho. Geralmente, morávamos em povoados tão pequenos que você já carregava na mudança nossos banquinhos para levar para a escola, no caso de não haver no local. Recordo do meu primeiro banquinho, da minha carta de abc, do lápis que ganhei de presente para levar para a minha primeira escola na casa de dona Maria Tomázia pois no povoado não havia escola. Lá aprendi as primeiras letras e palavras..O senhor abriu mão de sua vida tranqüila no sítio para nos oferecer educação, uma vida melhor que a sua. E assim, outras criança daqueles municípios foram beneficiadas e puderam sair do analfabetismo.
Quantas vezes, com a intenção de aumentar a renda ou reduzir despesas, o presenciei trabalhar à noite, lutando contra o cansaço, fabricando ou recuperando móveis, fazendo fogos para garantir o dinheiro dos livros e fardamento, no início do ano. No inverno, fabricava tamancos para calçar nossos pés. Em cada mudança para garantir uma alimentação saudavel, transportava uma vaca e uma cabra. Nunca o vi se queixar da luta e nem aborrecido com nenhum dos filhos. Você,todo começo do ano letivo quando já estávamos maiores nos chamava e passava sua ordem –“vai começar as aulas, cada um vai fazer sua matrícula (nos entregava o valor cobrado) e no final do ano quero receber o boletim e vê todos vocês aprovados.”Isto porque naquela época as Escolas Públicas cobravam matrículas( uma taxa, como chamavam). E todos nós o obedecíamos e nunca nenhum filho seu saíra reprovado.
Apesar do sacrifício que foi sua vida, você ainda arranjava tempo para nos pregar a palavra de DEUS. Nos ensinou os mandamentos, explicava as parábolas, passagens bíblicas, e as pregações de Jesus, etc.
O tempo passou, eu cresci,casei e tive filho. Era feliz com minha nova família. Em função do trabalho fui morar distante de vocês. Em 1986, minha vida virou de ponta cabeça, meu casamento acabou e como não consegui entender os motivos que levaram meu marido pedir a separação, adoeci. Os médicos achavam que eu estava com câncer e iriam me manda para São Paulo ou Brasília. Chequei no meu trabalho e falei ao médico que queria voltar para Fortaleza uma vez que câncer não tinha cura e preferia entregar minha filha aos meus pais, no caso de minha morte. Confiava somente neles pra criar e educá-la Tanta mágoa senti mas logo passou ao retornar para minha terra. Descobriram que não estava com câncer e aos poucos a vida foi voltando ao seu normal. Um ano após do meu retorno, passei a aceitar e entender o transtorno acontecido, na minha vida. Minha mãe sofrera um AVC ficando totalmente dependente e veio para minha casa. Descobri que Deus havia providenciado tudo para que eu estivesse no lugar e na hora certa para recebê-la. Em seguida veio você, meu pai, e ganhei, assim, mais dois filhos para cuidar e amar duplamente, como pais e filhos. Foram 20 anos de amor, dedicação, e muito carinho.
Tentei retribui um pouco do muito que recebi e ainda, assim, meu pai achava que eu fazia muito. Se preocupava quando eu ficava doente e brincava tentando me animar falando que eu não poderia morrer pois havia me escolhido para morar comigo e se eu morresse não teria quem cuidasse de sua pessoa. E eu respondia, em tom de brincadeira, que ele no fundo estava preocupado somente com ele mesmo. E ele me respondia- é não minha filha é verdade, acho que só tenho você e DEUS por mim. E, assim, acabava me fazendo sorrir.
Pai, a vida une e separa as pessoas que se amam. Mas nada neste mundo é maior que DEUS e nem conseguirá apagar dentro de mim o amor e gratidão que me mantém ligada a você e a minha mãe. Quando minha mãe partiu eu tinha você para SEGURAR MINHA MÂO E ME AJUDAR A ENFRENTAR A FAZE DO LUTO, principalmente. Alegre ou triste eu encontrava forças para levantar e recomeçar tudo, todos os dias. Você se foi e, aqui, fiquei sozinha, com minha tristeza e com a solidão, minha companheira desde sua partida. Muito antes de sua partida eu já me preocupava com minha vida após sua morte. E você me dizia que eu buscasse em DEUS a força necessária.
Pai, sei que fiz muito pouco. Mas fiz o que pude para realizar suas vontades e seus sonhos. No entanto, um deles não foi capaz de atender, que foi levar você para morrer no sitio, sua última vontade. Seu estado exigia assistência médica permanente e lá não tem, até hoje. Não tinha estrutura para vê-lo precisar de atendimento médica e não poder lhe socorrer. Durante este tempo você e mãe só me deram alegrias e me ensinaram o que é ser feliz, em verdade. Aprendi que a vida é uma troca, uma vez que devemos por amor, carinho e gratidão retribuir na velhice de nossos pais, tudo que recebemos e ofeecer o melhor de tudo que temos para aqueles que deram suas vidas por nós, filhos.
Nada que um filho faça por seus pais, pode ser considerado favor. È obrigação de cada um de nós, honrar, respeitar, amar e dedicar um pouco do seu tempo para dar atenção, carinho e ouvidos aos fatos , muitas vezes contados de forma repetidas,como se estivessem sendo contados e ouvidos pela primeira vez. A velhice, como você costumava dizer “é um sacrifício sem tamanho para o ser humano mas ninguém quer morrer novo”. Sobre a morte você dizia que “ela é o tributo do pecado.” Pai, perder você foi uma prova muito dura, a dor é indescritível. Você foi sábio em todos os momentos de sua vida e me tem ajudado muito após sua morte, me consolando, me confortando com suas palavras deixadas em um vídeo, gravado por mim mesma, quando conversava com minha irmã em nossa casa. Nele você revela os motivos de sua escolha em morar comigo, em minha casa. Dentre eles você revela que me escolheu porque eu nunca o magoei durante toda sua vida. Sinceramente, isso massageou meu ego e me deixou feliz, não nego, mas sei que é impossível alguém ser perfeito a esse ponto. Em algum momento eu devo ter praticado alguma coisa, ou falado algo que o tenha magoado e provocado desgostos.O que me leva a lhe pedir perdão e a DEUS.
Como não amar e não me orgulhar de um pai como o senhor. Nada que eu diga, escreva pense e sinta definirá o que é ser filha de um homem ilustre, íntegro, grato, amável, dedicado, capaz, humilde e simples, como foi o senhor. Hoje, só me resta agradecer a DEUS por ter sido feliz e ter tido os mais adoráveis pais e ao senhor por ter cuidado e me amado tanto.
PAI, obrigada por seu amor e carinho.

fama
09-08-09



fama
Enviado por fama em 09/08/2009
Reeditado em 15/09/2009
Código do texto: T1745051
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.