JORNAL DIARIO DO POVO..CAMPINAS..URGENTE..ENCONTRADA A 1A.PEROLA NEGRA NO PAIS..URGENTE..




                       Dim Dom!!! Dim Dom!!!
 
                       Ja' vou.......ja' vou indo..............era dona Filo' falando com a campainha, sempre que alquem tocava e ela ia atender ia falando, resmungando. e tinha suas razoes, pois depois que esta casa, que um dia foi um lar, ficou vazia de almas humanas,... de almas penadas e do outro mundo estava cheia,... dava a impressao que ficou maior ainda do que antes, que se esticava para caberem todas aqui dentro.

                      Ouvi dona Filo' voltando, tagarelando e rindo e tinha mais alguem falando e rindo tambem.
 
                       Dona Filo' ja' veio gritando de longe:-
 
                       Seu Zezito? Isabel e Cristina chegaram, tao indo ai pra falar com o senhor, eu to indo pra cozinha...

                       Oi seu Zezito....Ola seu Zezito

                        Isabel e Cristina eram duas das varias netas e netos de dona Filo', filhas da filha dela que faleceu anos atras e ela criou com a ajuda de Serenidade e minha. 
     
                        Excelentes meninas,... meninas?? mania que nos treis, eu, Serenidade e a avo' tinhamos de chamar de meninas!! ja' eram mocas agora, Isabel estava nos seu 20/21 e Cristina 18/19, eram mulheres ja', e lindas.

                        Cristina apenas me saudou e se foi la' com a avo' tagarelar, Isabel entrou, sentou e como sempre ficamos no nosso dois dedos de prosa,... 

                         Como o sr.esta'? tatati tatata,.. e voce Isabel? como foi sua semana na faculdade?,
 
                         Eu adoro conversar com Isabel, temos assunto que nao acaba mais, posso puxar qualquer assunto que ela se interessa, tem opinioes e se nao tem escuta, analisa e se nao sabe as respostas pede minha opiniao e minha ajuda.

                          E por falar em ajuda!!!! hoje Isabel veio aqui para me ajudar a encontrar ''coisas'' nesta baguncadas caixas que estao nos armarios e gavetas desta ''enorme, linda e baguncada biblioteca'' que o sr.tem aqui seu Zezito, palavras de Isabel!!!.

                          Isabel faz a faculdade de jornalismo, nao sabe direito ainda que rumo tomar la' na redacao do jornal onde esta' fazendo o estagio, mas ela logo logo encontra seu rumo

                        . Minha biblioteca, desde que ela era assim oh!!! deste tamaninho, niniquinha de nada, foi seu lugar preferido na casa,a sala e' grande ,espacosa, com mesas e cadeiras, poltronas fundas e macias, e' fresca no verao e quente no inverno, sempre tive por aqui refrescos gelados no verao e cha quente no inverno com petiscos ou bolachinhas que sua avo' mesmo fazia e era la' que ela ia se esconder, ler e sonhar...

                           Por onde comecamos seu Zezito?
 
                           Pelo comeco, e ri...ela nao, fica danada com estas brincadeiras sem graca que faco com ela, com Cristina nao brinco muito nao!!, ela nao gosta e vira as costas e faz beicinho e fica sem falar comigo a danada ,e ai eu e' que tenho que ir la' mimar, ja' Isabel nao, nao ri e nao acha graca mas leva numa boa, como ela mesma diz.

                          Por aquelas caixas ali a direita Isabel, pegue a que esta' marcada no.1- decada de 1950- jornais e recortes - Diario do Povo.

                          Tirou a fita que segurava a tampa e foi colocando em cima da mesa o conteudo...janeiro de l950 e assim em diante, manuseava com cuidados os papeis, colocava de lado e seguia na busca e eu orientando. Nao Isabel, nao e' este nao!!! e assim ficamos um bom tempo nesta procura.
  
                           Acho algo interessante, comeco a ler e recordar e quando olho Isabel esta lendo tambem...sentada no chao e bastante interessada.

                           O que esta' lendo Isabel?

                            Este recorte fala que foi "" eleita '' pela primeira vez no Brasil uma Perola Negra, e que foi aqui em Campinas, veja o titulo " O Brasil ja' tem sua Perola Negra"", e me passou o recorte.
 
                            Nem precisava ler para saber, minha mente foi rapida para este dia, este acontecimento, me lembrei de tudo na hora, como um filme e...

                            Seu Zezito? 'e verdade mesmo?

                            Devolvi o papel a ela...sim Isabel, claro que e' verdade!! este e' um jornal serio, nao iriam inventar uma coisas desta, leia e me pergunte o que quiser saber.
 
                            Voltei a minha leitura.

                            Seu Zezito!!!! que coisa!!! sempre achei que isto que esta' escrito aqui , eleicao da Perola Negra, fosse um assunto atual, de agora, dos anos 2000 mas nao!! mais de 50 anos atras e ja' se falava nisto, ah!! mas tenho que saber, se tenho seu Zezito!!!...me conta, pode ir contando ai..o sr.nao me escapa hoje nao seu Zezito!!
 
                            Era a alma de jornalista curiosa falando e quando este bichinho, a curiosidade, morde, sai de baixo e alem da curiosidade senti que tambem havia o sentido do ''orgulho''...vi lagrimas em seus olhos e sua voz estava um pouco tremula, tremida como falava dona Filo', quando me falou ..'' me conta, pode ir contando ai..""

                            Dona Filo' e' negra, assim como toda sua familia, a mae de Isabel casou com um branco, Isabel e' mulata, o sangue bom e forte do Negro-Africano corre em suas veias, tem orgulho e consciencia deste fato, e' ativista e lutadora dos movimentos negros e em defesa de direitos iguais, se interessa por tudo que for assunto desta natureza, e' mulher, e que melhor assunto para uma mulher do que a eleicao da 1a. Perola Negra? e ainda na cidade que nasceu? era um achado jornalistico, eu sabia o que ela ja' estava matutanto....escrever um artigo sobre isto...trazer a baila..de volta..usar em suas palestras..

                            Danada Isabel!!! te conheco menina!!

                            ""   Isabel, nos todos sabemos como os negros foram introduzidos aqui no Brasil, atraves da escravidao!!!.. Eram cacados como animais la' na mae Africa, colocados nos infames navios e aqui ''jogados'', e' .. e' jogados sim, nao concorda? que termo usar entao? desembarcados com tapetes vermelhos? sim, ta' bom!! muitos sabiam ler e escrever em suas linguas, eram inteligentes, conheciam ciencias, matematicas, tinham suas religioes, mas aqui eram ''escravos'' e apenas isso ''escravos''. 

                             A sociedade ""branca"" no total, todos aqueles que se consideravam ""brancos"", e Isabel aqui faco um parentisis..lembra-se quando voce foi pela primeira vez na escola e te chamaram de '' negrinha?'' voce veio chorando e sua avo' e Serenidade e depois eu, lhe explicamos sobre branco, preto, negro?

                              Lembra-se quando Serenidade colocou folhas de papel colorido na sua frente? 

                               Isabel branco e' cor de papel, de tinta, e bastantes ''coisas'' sao brancas, como esta folha de papel por exemplo...

                               Preto 'e cor do carvao, de tinta e outras ''coisas''..

                               Negro e' raca...nao e' ''coisa''... voce nao 'e ''coisa'' e' gente..e' um ser humano..porisso ser chamada de negrinha deve ser motivo de orgulho, significa que um dia voce vai ser uma mulher negra com muito orgulho e melhor de tudo educada, fina e..linda, ta bom? para de chorar agora e me da' um abraco...isto!!! uuutaaaa!! assim, bem apertado..meu amor, te amo...Serenidade sabia das coisas.

                                 Eu nao!!! ja' queria ir la' escola e dar um ''tabefes'' na boca de quem falou ''negrinha"", claro que nao fui...Serenidade me acalmou, se nao...

                                Ja' dona Filo' foi terrivel, lembra-se Isabel?

                                Zabezinha amanha se ela te xingar de novo, xinga ela de volta...branca aguada, branca azeda..frango de granja e...

                                Dona Filo'!!!! ??? era Serenidade, se'ria como nunca tinha visto antes ,......... pare ja' ja', onde ja' se viu dona Filo'!! nada disso!! 

                                Isabel voce nao vai fazer nada disso que sua avo' esta falando, e deu uma olhada de vies para dona Filo'!!! , a coitada enfiou o rabo no meio das pernas e oh! zap ligeira pra ver o arroz no fogo, hahahahha lembra-se? nao falei nada, nao esbocei nenhuma reacao, mas meu voto foi para dona Filo', estava com ela e nao abria...hahah se Serenidade ficasse sabendo!! ah! mas agora acho que ela sabe nao e' Isabel?
 
                                 Seu Zezito!!!Hummm!! sabe seu Zezito? que aquela menina ate hoje e' minha amiga? sempre nos falamos e outro dia mesmo chamei ela de ""branquela magrela"", porque vive fazendo regime e esta' branca que nem cera, e ela me chamou de ""neguinha assanhada"" e nao ""negrinha assanhada"" porque eu estava de paquera com dois ao mesmo tempo la' na faculdade e neguinha tanto pode ser branca ou negra.. 

                                  Ja' negrinha so' quem e' da raca negra e eu sou e com orgulho....mas seu Zezito depende de quem fala , como fala e do modo como fala iiiiichi... branquela, neguinha , negrinha 'e ofensa sim, e' disciminacao sim..tem negros que dizem branquelos com raiva, com odio, e' disciminacao tambem, existe dos dois lados seu Zezito.

                                   Existe Isabe, sabemos disso, mas voltando ao assunto..a sociedade branca, e a branca pobre era a pior, porque nao eram nada e eram menos do que os escravos , escravos tinham casa e comida e tinha branco pobre que nem isso tinha, os escravos de ''dentro de casa'' aprendiam os modos e a educacao dos ""donos e das sinhas "", muitos aprendiam a ler e escrever, e olhavam com desprezo os brancos ''encardidos'' sem educacao que vagavam e perambulavam pelas ruas.

                                   Quando as escravas saiam com sua '' sinhas donas'' pelas ruas, iam as compras, igrejas ou visitas, iam bem arrumadinhas, limpinhas, cheirosas , sabiam se comportar nos lugares e em publico entao nao faziam nada que pudesse constranger suas ''sinhas'' e o mesmo era com os escravos que levavam seus ''donos'' para cima e para baixo, aprendiam tudo e colocavam em pratica, ouviam tudo e nao falavam nada, sabiam de cada coisa.

                                    Imagina o que os ''donos'' quando saiam aprontavam? iam atras de mulheres, bebiam, e o coitado do escravo ali oh! caladao, leal, servical , mas tinha boas roupas, comida, casa, era escravo mas era melhor do que certos brancos, tinha educacao, sabia se comportar.
                                     
                                     E' seu Zezito..acredito que a raiva, o odio comecou na classe branca baixa, pobre, porque a rica e a das fazendas tinham escravos e podiam fazer deles o que bem quizessem, comprar, vender, usar.. 

                                     Usar como? ue'..bem.. o sr sabe a que me refiro...ah! seu Zezito e' chato falar..ta' bom!! ta'.. ta' sei que sou crescida agora....fazer mulatinhos..pronto falei.. e o povao brancao se ralando..acredito que a disciminacao comecou nao nas fazendas, fazer mulatinhos nas fazendas era lucro, podiam vender, e eram grandes espacos, matas e muita coisa se faziam as escondidas, a olhos grossos, mas nas cidades nao.

                                     Pode imaginar um casal tendo uma escrava negra linda, maravilhosa, dentro de casa?, a mulher gorda, matronona e o maridao ali so' de olho na ''negrona'' e de repente a ''coisa'' aparece carregando uma coisinha mulatinha""? 

                                      Ah!! eu tambem sentiria odio, queria vinganca hahahahah e o mesmo acontecia ao contrario...um casal tendo um empregado ''negrao'' lindao fortao musculosao e outros "" ao"" ..ai que vergonha seu Zezito!!!..se minha vo' me escuta me mata e dona Serenidade entao.....e a dona sinha so' de olho e de repente nasce uma coisinha linda mulatinha? tragedia grega hahahah 

                                      Que danada esta nova Isabel!!! que diferenca da menina que corria por estes corredores com Cristina aos berros e gritos brincando de esconde-esconde...e' cresceu rapido

                                       Tem razao Zabe... nao gostava que eu chamasse assim Zabe!!! quando era menina era eu dizer Zabe??? pronto.. sabia que eu tinha decoberto arte feita, e vinha chumbo, eu dizia:- nao faz mais isso viu Isabel? e era so', nao dizia mais nada, ela nao fazia de novo isto..fazia aquilo e era de novo Zabe??? hahaha

                                        Vamos acabar logo o assunto da Perola? senao sua vo' vem chamar para o almoco e nao acabamos..
 .
                                        Campinas tinha e tem muitos negros , existia uma aceitacao ''velada''em todos os sentidos, um racismo cordial, se aceitava entre ''aspas'' e como uma vez ouvi uma senhora varrendo a calcada e dizendo a vizinha negra 

                                    "" Ah!!! estou limpando se nao fica parecendo calcada de preto "" nem de negro falou ..era de preto mesmo..se esquecendo que a vizinha era negra, a vizinha nao disse nada e nunca comentou e ela viu que eu ouvi, nossos olhares se cruzaram, mas ela tinha educacao e eu nao tinha nada com isso, mas...mas quase fui la tirar satisfacao com a tal ''branca aguada'' 


                                      E outras vezes brancos pensando que estavam elogiando dizendo"" fulano ou fulana e' tao bom, ou tao boa, e' preto ( e nao ''negro'') mas tem a alma branca..como se alma tivesse cor!!! e para nao chamarem de preto, negro passaram a chamar ..''de cor '' aquele senhor de cor...aquela senhora de cor...que cor meu Deus? e muitas vezes fui chamado de ''amigo de preto'' , ''fica andando com esta negrada ai'', fui e sou amigo de ''preto'', ando sim com ''negrada'' sim e dai? a vida e' sua? , os amigos sao seus?...

                                       Entao Isabel, era neste clima que vinha o Brasil, e a comunidade negra aqui em Campinas resolveu comecar a sacudir de vez a poeira, tirar o ranco da discriminacao e unindo entidades, ligas dos "" homens de cor"", viu? a cor de novo.. ate uma corporacao musical com nome interessante "" CORPORACAO MUSICAL CAMPINEIRA DOS HOMENS DE COR'', aderiu ao movimento, 

                                       Ate' a palavra ''dos '' tudo bem , mas ai vem HOMENS E COR..veja Isabel!! cheira a discriminacao nao cheira? mulheres nao entram na banda? e que cor? branca? preta? lembra-se da escola e da sua amiga..das cores? tai Isabel!!! o proprio negro tambem discriminava.

                                        Comecou o rebulico, a coisa pegou fogo, virou labareda e depois incendio...a cidade so' falava no Perola Negra, quando vai ser? onde vai ser? radios, jornais, cidades vizinhas e ate a capital ,Sao Paulo, deu seu ar da graca, foi parar o assunto la' no palacio do governador.

                                          Em Campinas a prefeitura aderiu, jornalistas, entidades sociais todo mundo falando , comentando..agora nao mais Bonequinha Cafe, nao mais Bonequinha de Pixe.... mas Perola Negra, rara, joia valiosa, cobicada...nao mais como produto, cafe', ou massa asfaltica..

                                           Rainha!!!

                                           A escolha dos jurados foi coisa seria...o restaurante de nome ""Lo Schiavo "", O Escravo, bem a proposito nao? fazendo mencao a opera do mesmo nome de Carlos Gomes, e de propriedade de um sr frances,foi o escolhido, o proprietario sabia que a repercusao seria otima e foi, mas alguns campineiros quatrocentoes o recriminaram e ate' nao foram mais la', coisas de Campinas antiga, e so' assim os negros puderam entrar la' pela primeira vez para escolha do juri, cada representante de uma entidade nomearia um juri de gabarito moral e intelectual de peso.

                                           O local escolhido a principio ficou pequeno demais devido a enorme procura por convites, e a nova escolha caiu no Teatro Municipal de Campinas, de propriedade da Prefeitura, portanto '' do publico'', dos brancos, dos pretos..de todo mundo...era so' alugar e pronto. 

                                             Pronto? pronto nada...maior trabalho..maior burocaria..impecilhos mil..

                                             .''Alugar pra negrada?? ta' louco!!?? vao destruir aquela maravilha, vao acabar com o teatro"" mas nao teve jeito..tiveram que dizer sim...e'do povo e para o povo e foi do povo ate' o dia que um prefeito e alguns amigos dele dizendo que o predio estava condenado derrubaram, destruiram.. interesses economicos de grandes cadeias de lojas que hoje ocupam o espaco.. isto sim...pessoas se amarraram com correntes ao predio..a policia teve que serrar para tira-los de la e no meio deles muitos '' pretos'' contra a demolicao..

                                                O fotografo V8 , um dos grandes de Campinas, negro, documentou tudo, tem fotos disto Isabel, vamos um dia achar e te conto... 

                                                 Viu Isabel? nao foi '' a negrada que destruiu aquela maravilha arquitetonica do seculo XIX onde operas, espetaculos, Bidu Saiao,Edith Piaf e Sarah a grande Sarah e muitos outros atuaram..foram os ''brancos''.

                                                  20 candidatas se inscreveram...todas lindas de viver..no dia oficial da apresentao centenas de ''brancos'' ,''pretos'', gente de todas as cores e racas como a reportagem do jornal do dia seguinte mostrava... gente de todas as cores, que engracado nao? entao somos um arco-iris?....estavam la,' e eu no meio, no meio nao, na frente.. a apresentacao foi nas escadarias do teatro municipal...

                                                   Isabel voce nao conheceu, nem nunca ,acho, viu fotos nao? um dia te mostro..sabe o Teatro de Manaus? do Rio? de Sao Paulo? entao!! o de Campinas nao ficava nada a dever a estes.

                                                   Me lembro que as mulheres comentavam que 3 meses antes as costureiras e alfaiates da cidade nao tinham mais lugares para ninguem,e muitos deles nem aceitavam costurar para negros mas eram tantos os pedidos e vendo $$$ aceitavam, foram se esgotando os estoques de tecidos finos, plumas, lantejoulas, missangas, vidrilhos, das lojas da cidade, os comerciante passaram a apoiar o evento...claro!! era so $$$$ nos olhos deles e eles desconheciam o poder de compra dos negros, mais mercadorias vinham de Sao Paulo, mais comercio , mais riqueza.

                                           Mais uma vez os negros faziam a economia de Campinas subir , como fizeram quando eram escravos e trabalhavam na lida do cafe..O Estado de Sao Paulo era o lider em tudo e Campinas o suporte para esta lideranca..gracas a quem? a um todo, um conjunto e os negros faziam parte deste todo, deste conjunto..

                                            Um clube de elite de Campinas era o proprietario da passarela e do palco que se montava no teatro para estes eventos, realizava la' seu Baile das Debutantes anual e guardava no porao o material e se recusou a ceder e pior tinha contrato de exclusividade, foram tantas as reunioes e somente apos muitos $$$ cederam..ufa!! ate que enfim..tudo pronto e o grande dia chegou, dia nao!! grande noite!!!.

                                               Isabel, assistiu o filme ""feitico da lua"" onde ele leva a namorada  para assistir uma opera? ou entao ja' viu uma entrada de gala de algum teatro? foi assim esta noite da Perola Negra...

                                               Luzes, holofotes, brilho, carros, peles, roupas lindas, a entrada com tapete vermelho, cada candidata que chegava era como um estrela de cinema, o povao, brancao e pretao/negrao la' zuando, urrando, querendo entrar . o povao ficou de fora mas os brancos ''metidos'', como minha mae chamava, nao!!..se meteram la', metidos!!!! primeiro desprezam mas para aparecer e ganhar $$$ se metem, sao metidos por isso, tinha razao minha mae, que Deus a tenha!!!

                                                A 1a.Perola Negra do Brasil, do estado de Sao Paulo e de Campinas foi MARCILIA GAMA, linda, maravilhosa, elegante, graciosa, culta e simpatica ..ficou famosa na cidade e no Brasil, era realmente um JOIA RARA, militante da causa negra e uma verdadeira ''PEROLA NEGRA''... e quem a corou foi o vice-governador do ESTADO DE SAO PAULO , PORFIRIO DA PAZ , nome bem apropriado nao?? branco quatrocentao.viu so"?? 

                                                 Por meses se falou na festa, se comentava em todos os lugares e foi o comeco da luta social, dos direitos iguais e veja, foi tao marcante que estamos ate' hoje, mais de 50 anos depois falando da festa, incrivel nao?

                                                 Gostou da estoria Isabel ?

                                                 Adorei seu Zezito!! adoro historias e estorias, casos e causos e ninguem melhor do que o sr. para me contar, adoro conversar com o sr, brigadona viu?, levantou , me abracou e uaque?? me lascou um beijo na face, como fazia quando era moleca sapeca e saiu correndo.. voltou com uma coxa de frango frita na mao, comia com gosto , me gesticulava com a coxa de frango e de boca cheia tentava me falar algo que nao entendia.

                                                   Entendi logo, dona Filo' veio logo atras com a concha de tirar feijao na mao, limpando a outra no avental e brava com Isabel mas quem fica bravo muito tempo com esta garota..abracou a avo' e rodou dona Filo' de volta para a cozinha...ai entendi

                                                   Seu Zezito minha vo' ta chamando pra almocar...fui...tinha arroz branco, frango frito, mandioca frita, feijao tropeiro e salada de tomate com cebola, uau..comi ate', e fui tirar a ''sesta'' na rede...Isabel ainda ficou la' na biblioteca reinando,lendo sonhando

                                                   Engracado!!! eu escrevi ''reinando'' esta palavra tanto pode ser ''mexendo, revirando, fazendo bagunca'' como ''governando, dando ordens, sendo rei ou rainha"" ..mas o que Isabel nao sabia era que um dia ela seria a Rainha da minha biblicoteca...
 
                                                    No meu testamento tudo , tudo que a biblioteca contem sera' dela...e' o meu presente maior para ela..sei que se deixar dinheiro ela gasta...dinheiro foi feito para gastar, eu gasto mas nao gosto de gastar, mas gasto, dizem que sou ''pao-duro'', sovina, nao me importo, mas sabedoria nao..sera' so' dela, estara' na cabeca e de la' so sai se ela quiser e quando quer...na luta por uma vida igual para todos...vai Isabel, como a outra Isabel, liberta que seras libertada...VALEU ISABEIS.... 

                                        *************************************************

ps:Eu ia, veja digo ''ia'' dedicar a mae Bene e a todos os negros do mundo este arremedo singelo e simples de conto-homenagem mas nas minhas pesquisas na internet para me ajudar a reavivar minha memoria encontrei Pro-memoria Negra de Campinas , QUEM SOU EU...de Jose Luis de Oliveira ( Zelus) e apesar de estar com minha redacao quase concluida ao ler o texto A Perola Negra de Campinas..mudei muitas coisas que eram fantasias, criacoes de minha cabeca maluca-beleza e''roubei'' alguns dados do referido texto..( Zelus nao chama a policia para mim nao, amigo, eu na verdade nao roubei, peguei emprestado e estou devolvendo tudo no conto-homenagem acima ..obrigado por consentir que eu use..sem sua ordem por escrito mesmo...um abraco...zezito) entao dedico esta obra a "" TODOS NOS, SERES HUMANOS, IGUAIS CRIADOS DO MESMO BARRO, POR DEUS, PARA SER NA TERRA SUA IMAGEM E SEMELHANCA "".... viu Isabel?? criados iguais....imagem e semelhanca.. entao Deus pode ser branco ( de papel?) Preto ( carvao?) ou de todas as cores , ahhhh!! ai sim!! todas as cores Isabel, como o ARCO-IRIS...lembra-se Isabel do dia que falei que Deus era de todas as cores como o arco-iris? e voce entao disse, na sabedoria dos seus 5 aninhos ,... Zizito entao Deus e' bonito!!!
Por que Isabel?
Porque voce falou que o arco-iris e' bonito entao Deus e' bonito
Sim, Isabel Deus e' bonito...bela comparacao meu amor..
o que e' isso Isabel? que uuutaaa gostoso!! por que?
Porque voce tambem e' bonito..
Hahahah esta Isabel tem cada uma!!! sera' que me comparou com Deus ou com o arco-iris...nunca saberei...correu...ta' la' no balanco com Cristina....pra frente .... pra tras.... sao criancas..sempre serao, para mim, Serenidade e dona Filo'...
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 15/08/2009
Reeditado em 08/01/2010
Código do texto: T1756103