Minha amiga Tânia Simões!!!

Conheci a Tânia na UFMT(Universidade federal de Mato Grosso), no curso de História. Iniciamos o ano letivo em 2004, logo de inicio ela ja se destacou como liderança de sala e, daquele momento se tornou um braço direito da turma...Terminamos o primeiro ano, aquela menina mulher ja era uma grande amiga, nossos pensamentos por vezes se opunham, eu religiosa, fiel a doutrina católica e defensora da mesma, tanto que já tinha sido eleita a bancada defensora da Igreja, confesso que neste período a minha inocencia fluia forte e as vezes sinto saudades de mim mesma neste sentido, porque as vezes a vida parece ser melhor, quando nao se questiona muito o seu significado e simplesmente a vive...Mas foram quase cinco anos(passamos por um período de greve), nestes anos muitas coisas mudaram, porque crescemos em todos os sentidos, e de uma certa forma perdi minha inocencia, mas nao a minha Fé e nem deixei de caminhar na Igreja e continuo praticando todos meus compromissos religiosos e sociais, o que mudou foi a forma de compreender e buscar um conhecimento e uma sabedoria num sentido mais profundo, a partir dos meus questionamentos, aprendi a crescer na Fé... Neste sentido eu e Taninha por oras nos divergiamos, nao porque ela nao acreditava em Deus, mas por nao seguir uma doutrina religiosa e no nosso curso, a Igreja sempre foi motivo de confronto histórico...

Tinhamos algo em comum, apesar da diferença pouca de idade, na maioria das vezes, ela desempenhava o papel de mãe de toda turma, assumia os compromissos burocraticos do curso enquanto lider de sala e caminhava com os procedimentos da nossa formatura.

Pela manha, chegava na universidade e la estava ela, tomando um café, sentavamos na mesa com a galera e só depois subíamos a rampa pra adentrarmos a sala de aula!

Sempre com aquele sorriso no rosto e pronta pra ajudar á todos e assim começavamos o nosso dia na facul...

E sempre que dava, almoçavamos juntas no RU(restaurante universitário), no caminho íamos conversando sobre tudo, ai de repente ela falava essa ADRIA(assim que ela me chamava)e ria e ria...

Se passaram os anos e nossa amizade foi solidificando, nossas vidas particulares se misturando, foram tantas as tribulaçoes que compartilhamos juntas, a perda inestimavel de nossas mães, primeiro a minha e depois a dela, fiquei surpresa quando me convidou pra missa de sétimo dia, mas no meu pensamento, pois nao deixei transparecer e em nenhum momento eu questionei sobre isto, ja que ela e eu discordavamos no pensamento sobre religiao e Igreja, apenas procurei entender e na lembrança, a imagem de N.S Aparecida que guardo até hoje, sem nunca ter perguntado nada a ela, quando na realidade poderia ter questionado,rs...mas nao fiz!!! Fé´acredito que é algo pessoal e intransferível e que só cabe ao Criador conhecer sua profundidade...

E foram tantos os assuntos particulares, familia, filho, esposo que se foi e que voltava no caso dela, porque o meu se foi pra sempre com seu falecimento, enfim...o nosso dia a dia nas disciplinas, nos estudos e aprendizados, nas dificuldades no decorrer do curso e a cada dia esta amizade se fortalecia...Ave quando chegava o dia 30 de julho, o aniversario dela, a sala inteira fazia festa e comemoravamos daquele jeito...foram tantas as fotos, os momentos...as viagens do curso infelizmente nao pude participar de nenhuma com ela, por motivo de trabalho, mas ela sempre ia e ajudava na organizaçao, era animada pra tudo, era uma pessoa alegre, feliz e que estava sempre sorrindo, os momentos de lagrimas que presenciei foram poucos, os mais fortes sem sombra de duvida foi a morte da mae e do avô...conversamos sobre nossos problemas pessoais, mas em todos eles, sempre passou segurança e perseverança, encarava a vida de frente...aquela mae conselheira de todos os momentos...

Quando chegamos no quarto ano da facul, nossa ela fez uma diferença enorme na minha vida, veio os projetos, a monografia, as disciplinas finais, enfim aquela correria de final de curso, as preocupaçoes com a colaçao de grau, a festa de formatura...

E o nosso orientador que escolhemos o mesmo, a alegria dela em escrever, pesquisar sobre a BR-163 e que levou seu projeto adiante para o mestrado, as outras pesquisas que desenvolveu com o nosso orientador e com os outros colegas orientandos...

O meu acidente, que acabou acarretando na quebra do braço e deslocamento de clavicula, e a mono pra terminar, ela junto com o meu grande amigo Flavio, assumiu o compromisso de terminar de digitar e colocar nas normas da BNT, imaginem a correria que ela se encontrava tambem pra terminar o tcc dela e ainda foi capaz de me auxiliar...enfim chegou o grande dia da nossa defesa, ela nervosa e eu mais ainda, ela sempre me dizia olha ele olha ele disse que vai me detonar na banca(isto para o professor Barroso, figura ilustre da universidade e amigo), no dia da minha defesa, foi um dia antes da dela, visando que o orientador era o mesmo, ela me deu forças e incentivo de tranquilidade e tudo deu certo...

No dia seguinte, eu estava lá, fui a primeira a chegar, quando me viu, sorriu e me abraçou dizendo tinha que ser a ADRIA..respondi; pensa que eu ia perder um dia importantissimo desse, e me sentei numa das primeiras cadeiras e foi tudo tranquilo, aquele nosso medo, acabara e tudo parecia tao simples...

Dois dias depois meu irmao caçula sofreu um acidente gravíssimo, tive que ir pra Rondonopolis cuidar dele e, mais uma vez ela me apoiou e me deu forças, foram meses de luta no hospital e momentos de Fé e o tao sonhado milagre, quando ele saiu da uti e recuperou parte da memoria, foram dias meses e agora ano de recuperaçao, ainda se encontra em tratamento, mas o milagre da vida se faz presente...

No dia da nossa colaçao de Grau, momento tao sonhado e esperado, eu me encontrava no hospital cuidando do meu irmao, vim sem animo, sozinha, sem ninguem da familia, pois tinhamos uma causa maior, todos se encontrava no hospital lutando e rezando pela recuperaçao dele, mas meus irmaos me icentivaram a vim, pois sabiam da importancia que era esta dia para mim. Cheguei em cima da hora, mal me arrumei, vesti a Beca e la estava ela, me abraçou forte e seguimos juntas, ela fez o Juramento! ao termino fomos ao jantar e no dia seguinte tinha o passeio na chacara, mas nao fui, pois retornei pela manha pra rondonópolis, meu irmao iria passar por uma cirurgia...

Enfim se passaram seis meses, eu pude retornar pra casa, meu irmao ja tinha saído do hospital, voltei pra recomeçar do zero, nao tinha mais emprego, nao tinha mais faculdade, pois ja tinhamos terminados, nao tinha praticamente mais nada...mas voltei confiante e perseverante de que tudo iria dar certo, pois meu irmao iria precisar de mim financeiramente e foi nesta certeza que retornei..

Tania continuava na universidade, era o braço direito de nosso orientador, trabalhava com ele e estava se dedicando nos estudos pra passar no mestrado, quando retornei era próximo do aniversario dela...

Chegou o tao sonhado dia, levantei cedo, fui no centro de Cuiaba, comprar um presente pra ela, pensei num presente que marcaria pra sempre nossa amizade, nao poderia ser qualquer coisa, por incrivel que pareça cheguei num dia e no outro consegui emprego, fui exercer a tao sonhada profissao...penso que foi a mao do meu Senhor que me conduziu...

Ja estava desistindo de procurar o presente, quando veio na mente, corri pra livraria e comprei um livro, depois comprei um vinho e pedi pra embrulhar numa embalagem maravilhosa...sai mais cedo do serviço e fui correndo pra universidade, quando cheguei que abri a porta, eles ja estavam cantando o parabens, ela sorriu e disse pronto chegou quem tava faltando, ai brinquei, pensou que eu tinha esquecido né e hoje trouxe um presente especial, dei o embrulho com o vinho, quando abriu, ficou pasma, ate o nosso orientador ficou surpreso. Foi quando ela disse; eu nao acredito, eu esperava isto de qualquer pessoa, menos de voce ADRIA. Respondi, nao te disse que um dia eu iria tomar meu primeiro porre, hoje tenho um bom motivo pra isto, é o niver de minha amiga-mae! ela gostava de tomar umas e outras,rs...mas socialmente, eu sempre implicava, por isto ela ficou surpresa!!!

Mas ai tirei o outro embrulho da bolsa e entreguei a ela, Tania o vinho é pra comemorarmos de fato, mas o verdadeiro presente é este e ja te peço perdao porque voce sabe que defeito todos nós temos, entao...mas é de coraçao, quero que saiba que tem um grande significado pra mim e que a considero muito, ai ela pegou e abriu, era um livro do Pe Fabio de Melo,intitulado AMIGO e na primeira pagina a dedicatória, ela leu, fez um minuto de silencio e me perguntou; foi voce Adria que escreveu isto? ai ri e falei ué taninha pensou o que? tambem sei escrever nao é só voce nao...ela riu e me abraçou forte, voce conseguiu de fato me emocionar e tocar meu coraçao com o que voce escreveu, marcara pode ter certeza e vou guardar com muito carinho...E este de fato foi seu ultimo niver...

Na nossa ultima conversa sobre nossas vidas pessoais, ela me disse; ADRIA eu ja vivi de tudo nesta vida, só me falta uma coisa, escrever meu livro de poesia!!! pois ela tinha acabado de passar no mestrado e a ja iria viajar a trabalho, estava feliz da vida, tava tudo dando certo, caminhando conforme ela sonhara...

Taninha era apaixonada por poesia, um dia estavamos conversando sobre isto, quando fossemos historiadoras, qual seria nosso primeiro livro, ai ela me disse o meu sera de poesia e eu respondi rindo advinha qual sera o meu? ela riu e falou deixe eu pensar, sera de religiao e de auto ajuda,rs...eu ri e concordei,pois era isto mesmo...

Iniciamos o ano de 2009, ela feliz porque iria começar o mestrado, eu feliz porque tava lecionando e meu irmao se recuperando bem, até disse pra ela que este ano eu tambem iria passar no mestrado, pois ja tava voltando minha vida normal e ela me deu aquela força...

Estava de ferias da escola, mas tava dando uma força la no meu antigo trabalho, meu ex chefe tava viajando e pediu pra mim ficar la ate ele voltar...quando no dia 12 de janeiro o nosso amigo e prof. da universidade me manda uma mensagem dizendo que ela tinha sofrido um acidente grave, meu mundo desabou e imediatamente liguei pra ele, ai me confirmou que ela estava na UTI e que era gravissimo o estado de saude dela, as chances de sobreviver eram poucas...

este professor era nosso amigo de todas as horas, almoçavamos juntos os tres diretos e ele nos auxiliava nos estudos...

Foram quatro dias tentando sobreviver, até o diagnostico de sua morte cerebral, mas aquilo pra mim, nao era real, ainda faltava uma coisa e fui la na UTI dizer isto pra ela, faltava o livro de poesia...só depois ela poderia ir, cobrei isto dela num ato de desespero...Taninha voce nao pode ir, ainda nao escreveu seu livro de poesia e voce me disse que ja tinha vivido de tudo, mas enquanto nao escrevesse seu livro de poesia nao poderia ir, entao voce nao pode ir...sai dela confiante de que ela nao iria partir e encontrei com nosso orientador que estava no hospital e comentei isto com ele, ele me disse pra nao falar pra ninguem porque isto era muito triste...e de fato nao disse nada...guardei pra mim e pra ele...

E fiquei pensando nela, na sena do acidente, no onibus que a atropelou, enfim....a gente tenta imaginar, imaginar....

Agora recentemente no dia 30 de julho, ela completaria mais uma primavera, foi um dia triste e ao mesmo tempo alegre, fui á missa rezar por ela e agradecer a Deus pelo tempo de amizade verdadeira que ele nos proporcionou, lembrei do livro que tinha dado a ela ano passado, do que escrevi sobre nossa amizade, lembrei de minha mae, porque taninha faleceu no dia 16 de janeiro, no dia em que completou 4anos de falecimento da minha manzinha, ai pensei, data importante porque a spessoas importantes da minha vida estao juntas, sorrindo e encantando o reino dos céus...

Foi entao que me lembrei do recanto das letras, e por um momento chorei e comecei a entender e imediatamente abri meu email e comecei a ver os emails antigo, pois taninha tinha me enviado seu endereço de escritora do recanto das letras no dia em que ela ganhou um premio pelos seus escritos...e tamanha foi minha surpresa, quando acessei a pagina dela, me lembrei, ela gostava de escrever poesias, fui com tanta certeza, que estava lá...

Foram 99 poesias escrita por Tânia Simões!!! entre tantos outros escritos, mas as mais importantes, eram as´poesias...

A inquietaçao do meu coraçao chegara ao fim...pois taninha tinha cumprido o seu próposito e de fato nao faltou o seu ultimo desejo, escrever o seu livro de poesias...

Amiga Taninha, mae Taninha e escritora TANIA SIMOES, te faço esta singela homenagem e ja te peço desculpas pela demora, pois tava me fortalecendo a partir das minhas fraquezas de sua ausencia!!!! pois sei que muitos lera esta simples, mas verdadeira homenagem que faço a ti!

e sei que muitos acessara sua pagina pra ler suas poesias, portanto seu livro online esta pronto e sera lido por muitos até ser publicado no papel...será uma poetisa famosa...(TANIA SIMOES)

Parabens amiga e esteja sempre com este sorriso lindo,onde voce estiver....encantando todos do reino que um dia todos faremos parte...

Sinto falta de ouvir sua voz me chamando de ADRIA...e hoje te agradeço tambem pois só fui capaz de começar a escrever no recanto das letras, depois que li suas poesias, vê como ainda continua me auxiliando...amiga guardo na minha lembrança todos os momentos, mais o mais forte é ver voce com aquele sorriso e um macacao curto,rs...quando fomos almoçar pela ultima vez no RU, fomos alegres e sorridentes pelo caminho ate chegar la, eu voce e a rô, e voce como sempre me disse; ESTA ADRIA,riu e riu... encontramos glauce e compania, foi muito bom, na saida chupamos picolé...e retornamos a nossos afazeres....sinto saudades....esteja bem!!!!!!sera eterna no meu core....

drica alves
Enviado por drica alves em 17/08/2009
Código do texto: T1759719