21 - ALÉM DAS AULAS, AS LIÇÕES...

21. ALÉM DAS AULAS, AS LIÇÕES...

Um crítico, o Professor Rubens achava: “a grafia do meu nome deveria ser Rubem”.

E logo vinha a explicação. Muito dificilmente ele concordava com o “Rubens” como se fosse no plural de Rubem. Afinal ele era o terceiro e falava sempre: “por que não Rubem III”? Seria mais significativo para a dinastia ou linhagem dos Moreira.

Eu conheci muitos Rubens (fora o professor tinha o Rubens ferroviário, pai do Rubinho Bode-Velho, Rubinho, portanto, Rubens, o Rubens, filho do Sô Chiquinho Bicudo, Seu Rubens Rodrigues, também ferroviário pai do Rogério e do Rubens Filho, Rubens jogador do Brasileirinho, Rubens Cabeção, dentre outros) e não sei se tinham esse tipo de preocupação em torno do seu próprio nome ou do nome próprio apropriado.

Mas o Professor Rubem “o terceiro”, portanto Rubens, de fato e de lei, “muito dado” à reflexão, tinha lá seus motivos.

Sempre um bom papo antes durante ou após as aulas que ministrava, fosse de Inglês ou Técnicas de Comércio, fechava suas aulas com pérolas, olhando bem dentro dos olhos do interlocutor como se dizendo exclusivamente a ele, embora estivesse se dirigindo a todos.

Não tem esse negócio de “na vida o importante é competir”, como dizia o Barão de Coubertin. “Há que se vencer, nem que seja na marra” e, completava “você já nasceu meio deixado de lado pela sorte”; sim porque nascer nesta ou naquela família era questão de sorte.

Se for entrar em uma batalha tenha, no mínimo, as armas apropriadas. A história não faz justiça aos medíocres nem aos mais ou menos. Lembre-se vencer na marra, mas que seja pela educação!

maio/2009

CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 10/09/2009
Código do texto: T1803518