Homenagem ao Poeta Adilson Olar

No dia 05 de Setembro de 2009, a Sociedade de Poetas de Vila Prudente, realizou mais uma roda de poesias, em sua sede no Circulo dos Trabalhadores, e contou com a presença de vários poetas aqui da nossa região. “Até ai nada demais, pois roda de poesias todo mundo faz”. Acontece, porém, que assim que fomos chegando, pois estava marcado para ter início às 15h00min, tivemos uma grande surpresa. Quem estava lá para fazer uma matéria sobre o nosso pessoal. Ela mesma! A própria! A toda poderosa Rede Globo! Eles vieram fazer uma matéria, centralizada, em um dos nossos poetas: O Adilson.

Para quem não conhece o Adilson, ele é um rapaz negro, que trabalha em uma cooperativa de reciclagem ali no Glicério. Ele percorre as ruas do bairro puxando, honestamente, a sua carrocinha em busca de materiais recicláveis. E numa dessas andanças, ele foi abordado pela equipe da Globo, que acabou descobrindo que ele, além de reciclador, é também um poeta de mão cheia. Uma pessoa super humilde, e com pouco estudo, porém de uma sensibilidade poética de cair o queixo de qualquer um. Durante a semana ele arrasta arduamente a sua carrocinha para poder sobreviver dignamente como um cidadão comum nessa nossa Paulicéia desvairada, e nos fins de semana ele não quer nem saber; entra no seu terninho de cambraia, pega a sua pastinha com as suas poesias, e assim como todos nós poetas, faz a sua peregrinação pelos Saraus da cidade. Figura folclórica, humilde, e super simpática, é freqüentador assíduo da Sociedade dos Poetas, Casa Lampião de Gás, Poetas do Parque Piqueri, Sarau da All Print, Chá com poesia do Parque Tietê, Espaço Cultural de Vila Alpina, e mais uma infinidade de Saraus que pipocam por ai.

Quero deixar registrado aqui, através de todos os poetas do Brasil, os nossos parabéns, a esse herói, a esse grande batalhador, que apesar de todas as dificuldades ainda encontra tempo para criar, maravilhosamente, as suas poesias. Parabéns Poeta Adilson Olar.

Obs.: A matéria foi ao ar no dia 08/09/2009, às 23h:30m, no programa "Profissão Reporter", da Rede Globo de Televisão, e está na Internet. É só procurar no Google (Profissão Reporter) e acessar o dia 08/09/2009.