SINTESE FILME_GUERRA DE CANUDOS

GUERRA DE CANUDOS (FILME)

Por volta de 1893, Antonio Conselheiro e seus seguidores que o tinham como santo tornou um movimento que era simples em algo grande demais para a república, que se rebelou contra isso. Antonio Conselheiro pregava a palavra de Deus e era contra algumas coisas da sociedade, como impostos e o casamento civil, nos quais alegava ser o “anticristo”.

Havia uma família na Bahia a qual teve alguns pertences tomados pelo governo, porque não prestou impostos. Todos da família questionavam o porquê de pagar por algo que já era deles e não se conformavam em ficar cada vez mais pobres, então surgiu nesse local Antonio Conselheiro e seus seguidores, que há tempos procuravam um lugar para fundarem uma igreja e habitar ao seu redor, longe de impostos e das mãos dos republicanos. Eles queriam liberdade, apenas viver “do seu jeito”.

A família então resolveu abrigar todos aos arredores de sua pequena e pobre propriedade. Eles se juntaram e pregaram a palavra de Deus. A família então, acreditando que o Conselheiro seria a saída para todos os seus problemas e sofrimentos, decidiu ir com a tropa e seguiram juntos, o pai, a mãe, o filho e a filha mais jovem. A filha mais moça chamada Luíza não concordou com a idéia, não gostava de Antonio Conselheiro, porém nada se pode fazer, porque naquela sociedade o pai, “homem da casa”, era quem decidia as coisas e então Luíza fugiu dali.

Depois de um pouco de caminhada chegando a uma região não habitada de Canudos, a tropa se firmou no chão e decidiu construir ali mesmo. O local era Chamado de Belo Monte. Com a ajuda de todos que aos poucos construíram uma igreja e várias casas para morarem, o local se tornou um povoado, que seguia sempre os ensinamentos do Conselheiro e participava todos os dias da “hora da reza”.

Enquanto isso, Luíza chegou a um povoado, onde conheceu uma “mulher da vida”, esta ao lhe fazer perguntas descobriu que tinham algo em comum, a ira por Antonio Conselheiro, e então ela perguntou se Luíza queria ficar. Luíza aceitou o convite, pois não tinha outra opção e tornou-se também uma mulher da vida.

Em Canudos todos estavam vivendo felizes com uns ajudando os outros, porém o governo republicano sentia-se incomodado com tanta liberdade e não aceitava esse fato, então enviou soldados para enfrentá-los e por três vezes foram derrotados. Antes disso Antonio Conselheiro havia dito que ele e seu povo passariam por três fogos e teriam o poder de vencer, porém o quarto fogo iria ficar nas mãos de Deus e isso significava a maior guerra entre eles.

Luíza havia se tornado prostituta, mas não se esquecera de sua família, em especial de sua irmã e queria um dia encontrar todos. Quando ela conheceu um soldado que a pediu para ir morar com ele, ela aceitou, e, sabendo que o mesmo iria lutar na próxima guerra contra Canudos animou-se na esperança de voltar a ver seus entes.

Em Canudos o medo e ao mesmo tempo o desejo de lutar pela liberdade aumentavam, pois era sabido que uma guerra pior estava por vir e dessa vez os soldados do governo estariam em maior número.

Luzia e outras pessoas das famílias dos soldados republicanos que se preparavam para a guerra formaram um comboio de alimentos e seguiram viagem logo atrás dos soldados a fim de não serem atingidas e então poder manter seguro suprimentos para dias indeterminados de luta.

A guerra começou e havia desejo de vitória dos dois lados. No início os homens de Antonio Conselheiro ficaram em vantagem, pois conseguiram destruir o comboio e grande parte de suprimentos foi perdido, deixando os soldados com poucos suprimentos para se manterem fortes e lutar, porém em Canudos a situação aos poucos ficava difícil também e mulheres e crianças se alimentavam pouco para que pudesse deixar mais para os homens que estavam lutando.

Na luta, Luíza perdeu seu esposo enquanto este tentava resgatar algum suprimento e então ela voltou a se prostituir para os soldados em especial a um que lhe deu dinheiro para ficar apenas com ele, mas ela recusou. Em certo momento ela viu seu irmão passar de cavalo em meio à guerra e decidiu que mais tarde iria a Canudos, porém temia ser atingida por seu próprio povo. Antes disso seu irmão morreu pelas mãos dos soldados republicanos. A mãe ao saber, logo perguntou como foi que morreu, pois na última reunião que Antonio Conselheiro havia tido com seu povo, falou de um sonho, no qual um anjo lhe disse que aqueles que morressem pelo “fogo” (arma) obteria a salvação, porém aqueles que morressem pelo “ferro frio” (faca) não conseguiriam se salvar e juntamente com seu esposo foram até a morada dele e perguntaram se seu filho teria se salvado. O pai afirmou que ele morreu dos dois jeitos e então o “santo” o declarou como salvo por Deus.

Luíza, não agüentando mais a vontade de ver sua família, foi até Canudos, mesmo com medo de ser atingida e encontrou sua irmã e sua mãe, que ficaram felizes ao vê-la, porém seu pai a renegou e então ela contou de sua vida e quando ele tentou matá-la Antonio Conselheiro lhe aconselhou a não fazer isso e ela voltou para junto dos soldados.

A guerra se tornava cada vez mais forte para os republicanos, pois apesar de terem perdido muitos soldados um reforço aumentou suas chances de vencer e foi então que muitos cidadãos de Canudos resolveram se entregar, mas a mãe de Luíza, não aceitando isso foi levada a força e morta pelos republicanos. Luíza ao ver uma cena tão triste voltou a Canudos novamente a fim de resgatar sua irmã, mas quando ela chegou lá percebeu que muitas pessoas estavam se atirando ao fogo, pois vendo que não haveria outra solução morreriam e obteriam salvação segundo o que havia dito o Conselheiro, que a essa altura também já havia morrido por causas naturais.

Luíza encontrou sua irmã, que também tentou se atirar no fogo, mas ela não deixou e as duas tentaram fugir daquela guerra, para isso foi preciso que Luíza atirasse no soldado que queria que ela ficasse somente com ele. Se não tivesse matado ele, elas morreriam.

As duas então chegaram a um local fora da área da guerra enquanto que em Canudos restaram apenas seu pai, um menino e outros poucos homens, que logo, logo foram mortos pelos soldados.

Tendo vencido, os republicanos levaram a cabeça de Antonio Conselheiro como troféu enquanto que Luíza e sua irmã a pedido desta rezaram uma ave-maria, na esperança de dias melhores.

Keyla Késsya
Enviado por Keyla Késsya em 23/09/2009
Código do texto: T1827078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.