América Football Club

No centenário da Independência do Brasil, O América Football Club foi o Campeão do Rio de Janeiro. Mas não me lembro de algum cronista citando esta conquista. Nesse ano de 1922 o América F.C. formava com a seguinte equipe base: Barata, Miranda e Gonçalo; Ribas, Osvaldinho e Perez; Chiquinho, Matoso, Brilhante, Gilberto e Justo.

O primeiro título carioca para o América veio em 1913 com Luiz, Marcos e Belfort Duarte; Whitte, Gabriel e Ojeda; Osmam, Aleluia, Mendez, Jonathas e Lincoln.

Em 1916 uma nova conquista, com a equipe base formando com: Ademar, De Paiva e Whitte; Ferreira, Paulino e Paulo Ramos; Oscar, Ojeda, Gabriel, Haroldo e Álvaro.

Já em 1928, contando com grandes craques da Seleção Brasileira, o América foi novamente campeão carioca. A equipe formava com Joel, Penaforte e Hildegardo; Hermógenes, Floriano e Wálter; Gilberto, Miro, Sobral, Mineiro e Celso.

O América foi Campeão de 1931 com Sílvio, Lázaro e Hildegardo; Mário Pinto, Zezinho e Almeida; Telê, Alemão, Adalberto, Mosquera e Carola.

Em 1935 o América montou o melhor time do Rio de Janeiro, e foi campeão com Válter, Cachimbo e Paiva; Mamede, Og Moreira e Possato; Plácido, Vital, Orlandinho, Lindo e Carola.

Em 1922, S. C. Corinthians Paulista, campeão paulista e o América F.C. campeão carioca, no ano do centenário da independência do Brasil, jogaram duas vezes. Ambas pela disputa da Taça Centenário.

Na primeira partida, realizada no campo da Floresta, em São Paulo, com arbitragem de Herculano Cristófaro, do Rio de Janeiro, aconteceu a vitória do Alvinegro paulista por 2 x 0.

Na segunda partida, no Rio de Janeiro, com arbitragem do paulista Bartolomeu Gugani, o Bartô (antigo jogador do C. A. Paulistano), o América venceu por 4 x 2.

As equipes foram as mesmas nos dois jogos:

América F. C. - Ribas, Barata e Perez; Gonçalo, Osvaldo e Hugo; Graccho, Gilberto, Chico, Simas e Brilhante.

S. C. Corinthians Paulista – Mário, Garcia e Del Débbio; Rafael, Amílcar e Gelindo; Perez, Neco, Gambarota, Tatu e Rodrigues.

Nova partida seria marcada para a decisão, porém esse jogo não se realizou, e o América Footbal Club foi convidado para a inauguração do estádio Alfredo Schuring, no Parque São Jorge, no dia 22 de julho de 1928.

A partida terminou empatada por 2 x 2 e as duas equipes formaram com: S. C. Corinthians Paulista – Tufi, Grané e Del Débbio; Nerino, Sebastião e Munhoz; Aparício, Neco, Guimarães, Rato I e De Maria.

América Football Club – Joel, Hildegardo e Lázaro; Hermógenes, Floriano e Valter; Sobral, Osvaldo, Mário Pinto, Mineiro e Celso. O juiz foi o senhor João de Deus, o famoso Candiota.

Em nova oportunidade falaremos mais sobre o América Football Club.

Laércio
Enviado por Laércio em 28/09/2009
Código do texto: T1836650