606-HOMENAGEM ACADÊMICA À POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Comemoração dos 231 anos de fundação.Primeira Parte.

Divulgação: Primeira Parte

606-HOMENAGEM ACADÊMICA À POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Comemoração dos 231 anos de fundação.Primeira Parte.

PALESTRANTE:

Sílvia (de Lourdes) Araújo Motta

Data:1º de julho de 2006, sábado.

Horário: 8h 30 min

Local:Sede da Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG, ÚNICO SODALÍCIO DE LETRAS representativo de Organização Militar no Brasil. (Rua Diábase 200-Prado-Belo Horizonte-MG-Brasil).

Posso afirmar que a coletânea, inicialmente, despretensiosa de publicação resultou na PESQUISA E CRIAÇÃO LITERÁRIA, com 247 páginas, e que brotou pura como a água de mina, na presença de quem nos ouviu ou poderá ter, água fresca para ser bebida com simplicidade na concha das mãos.

Esta PALESTRA é uma forma de homenagear à POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, NA PESSOA DE MILITARES, do FUNDADOR-INSTALADOR, dos PRESIDENTES-DE-HONRA,ACADÊMICOS-FUNDADORES, ACADÊMICOS EFETIVOS-CURRICULARES, PARCEIROS- ASSESSORES e PARCEIROS-BENEMÉRITOS.

Um destaque especial para o Antropólogo-Folclorólogo-Acadêmico Coronel SAUL ALVES MARTINS, que é MEU PATRONO NA ACADEMIA VIRTUAL BRASILEIRA DE LETRAS!

Outro destaque especial para o Filólogo-Camonólogo-Acadêmico Coronel JOÃO BOSCO DE CASTRO, que me indicou para o quadro desta Academia de Letras.

Destaques especiais para o Superintendente-Geral da Fundação Guimarães Rosa da PMMG, Coronel Álvaro Antônio Nicolau, pelo incontável apoio à ALJGR/PMMG.

Destaques especiais ao Presidente “ad vitam” Coronel Jair Barbosa da Costa e ao Presidente “ad vitam” Coronel Carlos Alberto Carvalhaes.

Destaques especiais a cada um dos integrantes e colaboradores deste sodalício.

Destaque especial ao Clube dos Oficiais da Polícia Militar-COPM, entidade mantenedora de nossa Academia de Letras.

Um feliz acontecimento, uma grata fusão de cérebros e corações, cujo êxito maior é tão somente a satisfação DO MEU CORAÇÃO FARDADO e de minhas MÃOS, sempre à disposição . Em minhas veias correm sangues militares e literários. Em minha poesia, versos fluem na métrica de gratidão e alegria. É o que posso oferecer à Polícia Militar, na comemoração dos seus 231 anos de fundação.

Para que serve uma ACADEMIA?

Na informação a seguir, o Coronel Carlos Alberto Carvalhaes - Presidente “ad vitam” soube muito bem iniciar nossa pesquisa:

UMA “ACADEMIA DE LETRAS EXISTE PARA DESPERTAR INTERESSES LITEROCIENTÍFICOS, ESTIMULAR TALENTOS E ETERNIZAR AS MELHORES REALIZAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ENGAJADAS NA ELEGÂNCIA FRÁSICA, NA RIQUEZA DE CONCEITOS E NA BELEZA LITERÁRIA.”

PARA ISSO, FOI FUNDADA ESTA ACADEMIA.

“COM TRINTA E TRÊS PATRONOS E ONZE MEMBROS FUNDADORES, A POLÍCIA MILITAR, POR INICIATIVA DO CLUBE DOS OFICIAIS, FUNDOU E INSTALA HOJE, (5 de outubro de 1995) SUA ACADEMIA DE LETRAS, QUE LEVA O NOME DE SEU CAPITÃO-MÉDICO E RENOMADO ESCRITOR JOÃO GUIMARÃES ROSA.

A PM INCLUI, ASSIM, MAIS UM INEDITISMO EM SUA HISTÓRIA, JÁ MARCADA POR ALGUMAS EXCLUSIVIDADES.

A ACADEMIA RESGATA A MEMÓRA DE VULTOS EXPRESSIVOS QUE SE LIGARAM À CORPORAÇÃO, TAIS COMO JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, CORONEL-MÉDICO DA PMMG, PREFEITO DE BELO HORIZONTE, GOVERNADOR DE MINAS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA; O SENADOR, GUSTAVO CAPANEMA, QUE FOI SEU COMANDANTE-GERAL; BENEDITO VALADARES RIBEIRO, GOVERNADOR DO ESTADO E CAPITÃO COMISSIONADO NOS CONTURBADOS ANOS TRINTA.

ENTRE OS PATRONOS DESFILAM NOMES COMO AUGUSTO DE LIMA JÚNIOR, FRANCISCO DUARTE BADARÓ, ELY MENEGALE, EUCLIDES DA CUNHA, PAULO RENÉ DE ANDRADE, CORONEL DA PM E RENOMADO HISTORIADOR; ANATÓLIO ALVES DE ASSIS, QUE LEGOU À HISTÓRIA DE MINAS APLAUDIDOS LIVROS; OTÁVIO BAPTISTA DINIZ, EDMUNDO LERY SANTOS, MANOEL JOSÉ DE ALMEIDA, CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E OUTROS LUMINARES DA LITERATURA MINEIRA E BRASILEIRA.

OS MEMBROS FUNDADORES SÃO LITERATOS QUE JÁ PRODUZIRAM LIVROS RECONHECIDOS PELA CRÍTICA ESPECIALIZADA, TAIS COMO SAUL ALVES MARTINS, QUE TEM SEU NOME CITADO EM TRÊS ENCICLOPÉDIAS UNIVERSAIS, JOSÉ SATYS RODRIGUES VALLE, QUE COMPLETOU RECENTEMENTE, COM “SUA EXCELÊNCIA O CORONEL”, A SAGA INICIADA COM “SUA EXCELÊNCIA O CABO”.

OUTROS NOMES SÃO OS DE KLINGER SOBREIRA DE ALMEIDA, ANTÔNIO NORBERTO DOS SANTOS, GERALDO TITO SILVEIRA, OSWALDO DE CARVALHO MONTEIRO, JOÃO BOSCO DE CASTRO, JAIR BARBOSA DA COSTA, AFFONSO HELIODORO DOS SANTOS E CARLOS ALBERTO CARVALHAES.

A ACADEMIA APRESENTA RAZÕES DE SOBRA PARA A SUA FUNDAÇÃO. A PMMG TEM SÓLIDA TRADIÇÃO DE CULTURA, BASTANDO CITAR SEU PATRONO NÚMERO UM, O CAPITÃO JOÃO GUIMARÃES ROSA, ALÉM DE ASSIS CHATEAUBRIAND”.

Vale a pena conhecer todo o histórico da criação, idealização, fundação e instalação da ALJGR/PMMG.

(......................._)

Vale a pena conhecer o nosso

COMPROMISSO ACADÊMICO

COMPROMISSO NA ALJGR/PMMG

ACADEMIA DE LETRAS

JOÃO GUIMARÃES ROSA

DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS.

Fundada em 21 de agosto de 1995

e instalada em 5 de outubro de 1995.

Prometo trabalhar pelo engrandecimento da Academia “João Guimarães Rosa”, da Polícia Militar de Minas Gerais, tudo fazer para preservar nossas mais lídimas tradições e a pureza do idioma nacional, exercitar continuamente o trato das Letras em todas as suas formas cultas e estéticas de expressão, respeitar os acordos linguísticos celebrados pela Comunidade Lusófona, obedecer ao Estatuto e às Resoluções, e acatar as decisões tomadas pela Diretoria e pelos Colégios do Sodalício.

Art. 42, Cap. VIII, do Estatuto da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG.

Fui empossada aos quatro dias de outubro de 2003.

Matrícula 010932:

Clube dos Oficiais da Polícia Militar

de Minas Gerais: Fundado em 21 de abril de 1948.

(..........................................................)

RELAÇÃO NOMINAL DOS MEMBROS (FUNDADOR-INSTALADOR, PRESIDENTE -DE-HONRA, PRESIDENTE-DE-HONRA “AD VITAM”, ACADÊMICOS-FUNDADORES, ACADÊMICOS EFETIVO-CURRICULARES, PARCEIROS ASSESSORES, PARCEIROS BENEMÉRITOS) DA ACADEMIA DE LETRAS “JOÃO GUIMARÃES ROSA”, DA PMMG.

NOMES, CATEGORIAS, CADEIRAS E PATRONOS.

FUNDADOR-INSTALADOR:

Coronel Edgar Soares

ACADÊMICOS-FUNDADORES:

Coronel Affonso Heliodoro dos Santos

Fundador - Cadeira 2

Patrono: Juscelino Kubitschek

(Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – IHGDF)

Coronel Antônio Norberto dos Santos

Fundador Cadeira 10

Patrono: Santos F. Cavalcanti Fazenda Andorinhas –

Coronel Carlos Alberto Carvalhaes

Fundador-Presidente “ad vitam” Cadeira 32

Patrono: Vicente Vono

Ten-Cel Geraldo Tito Silveira

Fundador Cadeira 5

Patrono: Anatólio Alves de Assis

Ten-Cel Jair Barbosa da Costa

Fundador e Presidente “ad vitam” Cadeira 7

Pres. “Ad-Vitam” Patrono: José Lourenço de Oliveira

Ten-Cel João Bosco de Castro

Fundador-Presidente do Conselho Superior, Cadeira 13

Patrono: Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha

Coronel Klinger Sobreira de Almeida

Fundador -Cadeira 12

Parceiro-Benemérito

Patrono: José Geraldo L. Barbosa

Ten-Cel Prof.Oswaldo de Carvalho Monteiro

Fundador Cadeira 31

Patrono: Flávio Neves

Coronel Saul Alves Martins

Fundador Cadeira 30

Patrono: José Vieira Couto de Magalhães

ACADÊMICOS EFETIVO-CURRICULARES:

Coronel Adílson Cerqueira Soares Ef. Curricular Cadeira 15

Patrono: Sinval Batista Santiago

Coronel Alcino Lagares Cortes Costa - Ef. Curricular Cadeira 8 Patrono: Geraldo Walter da Cunha

Soldado e Bacharel Cláudio Cassimiro Dias - Ef. Curricular Cadeira 28

Patrono: Carlos Drummond de Andrade

Sargento Deiwson Ferreira de Magalhães - Ef. Curricular Cadeira 3

Coronel Edgar Eleutério Cardoso Ef. Curricular Cadeira 9

Patrono: Manuel José de Almeida

Ten-Cel Felisbino Cassimiro Ribeiro Ef. Curricular Cadeira 27

Patrono: Djalma Andrade

Coronel Médico Fernando Araújo Ef. Curricular (Pré-Acadêmico)Não empossado.

Tenente-Coronel José Marinho Filho Ef. Curricular Cadeira 6

Patrono: Paulo Renné de Andrade

Coronel Paschoal Silvestre Ef. Curricular Cadeira 11

Patrono: Benedito Valadares Ribeiro

Coronel Médico Paulo Penido Ef.Curricular Cadeira 25

Parceiro-Benemérito

Patrono: Pedro Paulo Penido

Coronel Saint’Clair Luiz do Nascimento Ef.Curricular Cadeira 23-

Patrono: Pedro da Silva Nava

Coronel Eng. Walter Machado Ef.Curricular Cadeira 16

Patrono: Ayres da Matta Machado Filho

CATEGORIA DOS PARCEIROS-ASSESSORES:

Jornalista Ana Lívia Azevedo Castro

Parceira-Assessora

Coronel Antônio Fernando de Alcântara

Parceiro-Assessor

Capitão Eugênio Pascoal da Cunha Valadares

Parceiro-Assessor

Engenheira Jiçara Martins Fernandes dos Santos

Parceira-Assessora

Capitão Músico João Jorge de Almeida Soares

Parceiro-Assessor

Médico Marco Aurélio Baggio

Parceiro-Assessor

Museóloga Maria da Conceição Piló Bittencourt

Parceira-Assessora

Professora Maria de Lourdes Costa Dias Reis

Parceira-Assessora

Escritora Maria Ribeiro Pires

Parceira-Assessora

Advogado-Jornalista Ozório José Araújo do Couto Parceiro-Assessor

Juiz Paulo Tadeu Rodrigues Rosa

Parceiro-Assessor

Bibliotecônoma Rita Lúcia de Almeida

Parceira-Assessora

Professora Sílvia de Lourdes Araújo Motta Parceira-Assessora

Sargenta Zilmar Santos Corrêa

Parceira-Assessora

PRESIDENTE- DE -HONRA:

Comandante-Geral da PMMG,

Coronel Hélio dos Santos Júnior.

PARCEIROS-BENEMÉRITOS :

Coronel Álvaro Antônio Nicolau

PRESIDENTE-DE-HONRA “Ad Vitam” e

Parceiro Benemérito,

Superintendente-Geral da Fundação Guimarães Rosa.

Coronel Aécio Flávio Silveira Coutinho

Parceiro-Benemérito

Coronel Antônio Ferreira

Parceiro-Benemérito

Coronel Ari de Abreu

Parceiro-Benemérito

Majora Dulcinéia Maria Barros Tristão

Parceira-Benemérita

Coronel Eduardo Ferreira Paratella

Parceiro-Benemérito

Coronel Ellos Pires de Carvalho

Parceiro-Benemérito

Coronel Helvécio Gomes

Parceiro-Benemérito

Ten-Cel -Gilson Ferreira Campos

Parceiro-Benemérito

Coronel Jairo Maio Borges

Parceiro-Benemérito

Coronel João Bosco da Costa Paz

Parceiro-Benemérito

Major Mús. João Bosco de Oliveira Rocha

Parceiro-Benemérito

Coronel José Júlio da Cunha

Parceiro-Benemérito

Ten-Coronel Jovino César Cardoso

Parceiro-Benemérito

Ten-Cel Márcio Antônio Macedo Assunção

Parceiro-Benemérito

Major Marcos Antônio Santos

Parceiro-Benemérito

Coronel Paulo Afonso de Miranda

Parceiro-Benemérito

Coronel Ricard Franco Gontijo

Parceiro-Benemérito

Coronel Zéder Gonçalves do Patrocínio

Parceiro-Benemérito

---***---

MEMBROS FALECIDOS DESDE A INSTALAÇÃO DO AREÓPAGO:

Coronel Ary Braz Lopes (Fundador-Instalador e Primeiro Presidente da Academia de Letras “João Guimarães Rosa).

Falecido em 8/11/95 e sepultado em Belo Horizonte (MG).

Coronel Georgino Jorge de Souza Ef. Curricular Cadeira 4

Falecido em 27/02/2004 e sepultado em Montes Claros (MG).

Coronel José Satys Rodrigues Valle

Fundador Cadeira 1

Patrono: JOÃO GUIMARÃES ROSA

Falecido em 30/11/2003 e sepultado em Belo Horizonte.

---***---

HOMENAGEM Á POLÍCIA MILITAR

Por Silvia (de Lourdes) Araújo Motta.

Ler continuação : Segunda Parte

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 02/07/2006
Reeditado em 25/02/2024
Código do texto: T186020
Classificação de conteúdo: seguro