SER OU NÃO SER PROFESSOR _ UTOPIA?

O dia do professor é uma data que deveria ser festejada e por que muitas vezes não o é, será que não tem mais sentido?

Como professora digo que devemos festejar, nós devermos festejar sim, por temos escolhido essa profissão tão preciosa.

Sei que muitos irão dizer que somos desvalorizados, que não somos respeitados pelos órgãos competentes, e não raras vezes, desrespeitados por nossos próprios alunos. E daí, o que fazer, abandonar a escola, deixar nossos alunos sem aula?

Sei que é difícil tomar uma decisão, às vezes, intempestiva e nada fácil, por isso vamos levando o dia a dia, assim, assim, até meio sem rumo, mas...

Professores, meus amigos, colegas, pensemos com o coração, pois nada, nada mesmo é fácil na vida da gente, mas quem sabe essa, seja a nossa missão?

Pode ser, pois já li e escutei muito sobre isso, viemos ou estamos aqui para mudar, então. comecemos por nós, nós precisamos nos aceitar como somos, com defeitos, com qualidades, com deficiências, com reservas...

Se somos assim, como queremos que nossos alunos nos aceitem simplesmente?

É claro que não podemos generalizar, sabe-se o quão é difícil, mas se dedicarmos um olhar mais fraterno, acolhedor, observador aos nossos alunos, quem sabe receberemos mais?

Sempre digo uma coisa e quem me conhece sabe que é assim que faço, precisamos olhar no olho de cada um, os olhos dizem muito, dizem tanto, que não é fácil decifrar o quanto e, isso serve para o aluno, para o professor, para um colega de trabalho, nossos familiares....

Meus queridos amigos e colegas tenhamos realmente um dia de homenagens, mas com satisfação, de dever cumprido, não por obrigação de “estar professor”, digamos sim: “OBRIGADA MEU DEUS PELA MINHA DEDICAÇÃO, ENQUANTO PROFESSOR E EDUCADOR”, só assim seremos realmente felizes, mesmo que muitos não queiram que assim o seja..

PARABÉNS POR ESSE DIA, MUITA PAZ, SAÚDE E FELICIDADE A TODOS NÓS! Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. Paulo Freire

Professora Clair Wilhelms —15/10/2009

Clair Edelweiss
Enviado por Clair Edelweiss em 14/10/2009
Código do texto: T1865794
Classificação de conteúdo: seguro