124 - VIDAS PARALELAS...

124 – VIDAS PARALELAS...

Imitation of Life

Ele se realizou. No campo profissional fez exatamente o que sonhara na sua juventude. Hoje, nos encontros, reuniões, seminários, congressos ele é sem duvida o melhor exemplo daqueles que sonham e partem em busca do saber desprezando todas as situações que poderiam interferir. Necessário muito esforço e dedicação além de uma especial capacidade intelectual. Foi coroado pela sua perseverança... Hoje, ele é um profissional renomado. Na sua profissão é sempre contratado para assessorar e dirigir importantes obras para a infraestrutura deste país e mesmo em outros cujo desenvolvimento passa pela sua área de especialização.

Quando jovem suas aspirações colidiam com as possibilidades de estudos já que nesta cidade... Naquela época, não havia o curso desejado. Seria necessário buscar na capital ou outra cidade com melhor estrutura de ensino superior. Muitos dos seus colegas nerds brincavam com ele dizendo: “você já conseguiu seu ápice tem um ótimo emprego numa empresa de destaque mundial. Agora basta somente desenvolver uma carreira nesta empresa”.

Os colegas entendiam que para filho de operário com os pés vermelhos do vermelho barro da Vila de operários já estar de bom tamanho o que ele conseguira até aquele momento. Muitas vezes esta era a visão compartilhada pelos próprios pais e irmãos. Brincadeiras deixadas de lado esta fala o instigava e como força motriz o levava a buscar sempre mais e não arredar pé de suas intenções. Sonhar, voar alto como o vôo de uma Condor das Américas.

Nos amores juvenis ele sabia que alimentar quaisquer sonhos seria levar sua amada a ter longo tempo de espera. Fazia cálculos para identificar quantos anos ela teria de esperar para que pudessem consolidar projetos futuros. Não raramente a família da namorada, conhecedores que eram dos seus planos, colocava mais uma “pedra no caminho” dos dois e mais tijolos no muro que dividia o amor nascente. “Minha filha, mais vale um tico-tico na mão que uma águia em altos vôos”.

Mas a vida segue insensível e quem sabe aonde quer chegar há de escolher sempre o melhor caminho. E, assim como disse o poeta baiano “se a vida lhe deu régua e compasso traçou, entre o ponto de partida e o horizonte, seu norte”.

Naquela época sua namorada, também tinha sonhos de ser uma profissional da educação e foi em direção à Meca. Continuou seus estudos, realizou seu desejo tornando-se profissional de destaque.

Trabalhou toda uma vida ensinando aos filhos e outros jovens alunos o valor na busca dos sonhos mesmo sabendo o preço a ser pago pela perseverança. Isso ela pode afirmar por ter sentido na pele e no coração o quanto é difícil sufocar uma paixão.

Hoje aposentada vive junto ao marido, filhos e netos, mas vez ou outra se pega imaginando como teria sido se tivesse traçado e seguido sua paralela junto ao seu amor de adolescente, impossível não pensar numa história do seu passado, mesmo se considerando uma pessoa feliz.

Ele também se casou, constituiu uma família e a vida segue com alegrias e quimeras.

Das melhores lições, em vidas paralelas, não há encontros e vidas bem diferentes seguem.

Itabira-MG, janeiro de 2010.

CLAUDIONOR PINHEIRO
Enviado por CLAUDIONOR PINHEIRO em 24/01/2010
Reeditado em 28/12/2010
Código do texto: T2047921