..E O VENTO LEVOU!!!...LEVOU LA' PARA AMERICANA

         AMERICANA....americanos...nome de cidade no interior do estado de  Sao Paulo...onde tem uma praia de sonho..de magia!!!...a praia 'e de agua doce...da represa enorme que tem por la'...e a represa chega ate' Paulinia..outra cidade...no planalto..onde fica a Refinaria de Petroleo do Planalto Paulista..AMERICANA...praia azul!!!..sonhos..sonhos .. em azul e em vermelho..cores da bandeira americana...as das treze listras..das treze colonias...da liberdade!!!

           Liberdade que um dia colonos americanos, fugindo da guerra da secessao americana, a guerra de irmaos contra irmaos para libertarem outros IRMAOS, escravizados, massacrados..vieram em busca, e encontraram na terra fertil de AMERICANA....e la' se estabeleceram.

           E para AMERICANA  vieram os Lee....Smiths...os Terrel...Thatcher..Thomas ..Whitaker... Williamson..Wright...Yancey...e tantos e tantos outros..vieram porque o Imperado D.Pedro II, no vigor de seus 40 anos e como nao era bobo nem nada, viu na guerra americana uma oportunidade de trazer colonos do sul dos Estados Unidos,  que sabiam como plantar, colher e vender algodao...o ouro branco!!!

           Os  Estados Unidos antes da guerra era o maior produtor de algodao do mundo...o sul produzia com o trabalho escravo..vendia para o mundo todo...Lincoln foi eleito presidente, decretou a guerra que durou cinco anos e devastou o sul dos Estados Unidos.. libertou os escravos, mas a que preco!!!!

           E colonos americanos insatisfeitos com a politica do antes, durante e depois da guerra...e ouvindo falar que o Imperador do Brazil...Brazil?...what?...where is it?...Emperor?...e se interessaram,  em 1865 vieram as primeiras delegacoes de uma sociedade de agricultores, voltaram dando o sim...um deles, Dr.James Fadden Gaston, escreveu um livro..."" Hunting a Home in Brasil""... 

          Nao se sabe ao certo mas acredita-se que entre 4 mil a 20 mil colonos americanos vieram para o Brasil nestas primeira levas..alguns foram para o Espirito Santo, mas devido a malaria mudaram-se de la, voltaram ou foram para outros lugares....e alguns foram para Cananeia...nao deu certo, a terra nao era boa para algodao..mudancas, voltas de novo..novas procuras.

          O estado da Carolina do Sul enviou B.Robert Meriwether e Dr.H.A.Shaw ao Rio de Janeiro, fizeram relatorios, contatos e conseguiram estabeler alguns colonos pelo Brasil....outros, como os coroneis do estado do Texas trouxeram suas familias, se estabeleceram em Iguape, ficaram por la' 4 anos..nao deu certo, a solidado, doencas, partiram em busca de novos lugares.

        E lugar bom, fertil foi a regiao onde hoje e' Americana e Santa Barbara D'oeste, sp, ...ganharam terras do imperador por la', cultivaram, semearam, plantaram, cuidaram e ficaram...o ouro branco vingou""!!!

       Industrias texteis foram implantadas...Americana era agora o polo, a atracao das industrias de roupas..A Tecelagem Carioba foi formada, americanos e brasileiros fundaram..italianos tocaram pra frente, ingleses tomaram conta e esta tecelagem foi um marco..o inicio de tudo..carioba significa, pano branco, em tupi.

      O advogado, senador e coronel William Hutchinson Norris foi o primeiro a se estabelecer, trazer familia e arados, troles e trouxeram melancias..a famosa '' cascavel da Georgia''.

      Em 27/8/1875 e' inaugurada a estacao de trem e o Imperador Pedro II e o conde D"Eu, marido da princesa Isabel estiveram na festa...da' para perceber a importancia dos $$$ que corria por la' nao da'?...e com a nova estacao ligava-se, claro, Americana com o porto de Santos...e dai o Rio de Janeiro e o mundo...o ouro branco comecou a sair de Americana e ganhar seu espaco mundial...eta algodao bao soh!!!...docinho!!! valia milhoes de $$$$$.

     Hoje Americana cresceu, mudou, da Villa de Americanos,,,Villa Americana, em homenagem aos imigrantes  ficou sendo so' Americana..a cidade Princesa Tecela~...cujo lema e' '' EX LABORE DULCEDO""..o prazer vem do trabalho..e eu concordo, o tudo mais vem junto..

     Fiz meu pos-graduacao na Faculdade de Americana, por dois anos fui muito feliz por la'....na passado ja' tinha sido, e conto:-
    
      Minha familia, italiana da calabria, calabrezes como a linguica calabreza, cantores, doutores, costureiras...minha mae e tias para sobreviverem iam ate' Americana, de trem..saiam ai pelas"" umas"" horas, como diziam..e andiamo bella..tchau..presto! arrivato subito!!..e sempre de duas em duas, as outras ficavam costurando e sempre levando os '' bambinos'' , eu e primos, 'a tiracolo....e era uma festa..

     Iam comprar tecidos para freguesas e para revenderem..e como vendiam e como rendia... e voltavamos ai pela noitinha, cansados, dormindo no trem na volta...e esperando a proxima quarta..que era o dia de ir 'a Americana...a cidade dos sonhos, da viagem de trem sem pagar nada...meu avo e meu pai trabalhavam na cia.de trem...tinhamos passe, livre...que bao!

      Fui feliz em Americana...muito, tive bons amigos por la'...tive ate' um comeco de febre ''apaixonite'' braba por la'...quer mais?...tem e muito

      Se voce se interessar entra na Wikipedia- Americana SP..vai se deslumbrar sabendo coisa lindas...e por falar em coisas lindas...Rita Lee?
e's tu o' linda vovo Rita Lee uma das descendentes dos primeiros?...sera'??

      Foi batizada Rita Lee Jones, filha de Charles Fenley Jones e de Romilda Padula..cresceu, deu no que deu..Rita Lee e nem poderia dar outra...com aquela voz, aquela irreverencia...Rainha do Brasil, Dos Eua e da Italia?..viva o Brasil...lugar de todas as racas!!!...te amamos...Brasil, americanos, Americana...qui dilicia de Brasil!!!

                     *****************************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 24/01/2010
Código do texto: T2048707